terça-feira, dezembro 11, 2007

2o domingo de dezembro - natal

Oi pessoal

Foi muito legal esse domingo! Fomos eu, Beth, Solange, Mayumi, Zizi, Girafa, Fernanda e Élbio para ficar com as crianças e Sara, Rose e Martins para ficar com os adolescentes.

Ao todo foram 26 crianças e 10 adolescentes.

Bem, começamos com o louvor, dirigido pela Solange, cantando a música "Cante... cante" , do CD dos Os Ovellhas.A Solange contou a 2ª parte da história de Natal, que fala sobre a ida de José e Maria até Belém, do nascimento de Jesus, do anjo anunciando aos pastores o nascimento do Salvador e da busca dos pastores até encontrar Jesus, enrolado em panos, numa manjedoura, conforme descrito pelo anjo. A Solange introduziu o versículo chave, no meio da história: " É que hoje, vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" Lucas 2:11.

Cantamos a música "Grande", que fala exatamente o que foi contado na história, " Jesus deixou toda a sua glória / Veio ao mundo como homem prá nos salvar..."E a Solange terminou com uma linda oração.Temos mais uma contadora de histórias! Gente, as crianças gostaram muito, prestaram bastante atenção e participaram. Foi muito legal, So! Deus te deu mais esse dom...

Bem, depois, dividimos em classes e a Beth e a Mayumi ficaram com os pequeninos e nós ficamos com o restante da turma e as crianças pintaram um lindo cartão de Natal, preparado pelo Élbio.

Tomamos o lanche (cachorro quente, refrigerante e sorvete) e entregamos os presentes (bolas, bonecas, carrinhos, bolsinhas cheio de bugigangas, etc). Foi muito legal, as crianças estavam super felizes! Tiramos muitas fotos!

Depois a Solange, Beth e Mayumi podem contar mais!

Obrigada Élbio, Girafa, Fernanda, Zizi e Sara pela ajuda, tanto com as crianças, quanto no lanche!

Abração à todos!

Lídia

quinta-feira, dezembro 06, 2007

1o domingo de dezembro

Pessoal,

Resumo do primeiro domingo de dezembro/2007:

No primeiro domingo, tivemos a presença de +/- 30 crianças mais apresença da Cathy, Doris, Ronaldo, Gabriel, Niltinho, Midori, pastorÉlbio, Sara e Jow. O Niltinho conduziu o louvor cantando 2 cânticosque já esqueci (memória ruim né?).

Depois disso, passamos para amemorização do versículo de Mateus 1:21.

Depois do versículo, passamospara a parte da história, contamos a primeira parte da história donascimento de Jesus, passado pelo pastor Élbio, que fala sobre avisita do anjo Gabriel a Maria, a visita da Maria a Isabel, a dúvidade José e o sonho de José. O objetivo principal da história foi mostrar que Deus tinha prometido um Salvador dos pecados da humanidadee que isso se concretizou com o nascimento de Jesus. Mostrei tambémque Deus tem um plano especial para vida de cada um, assim como tinhaum propósito na vida de José e Maria, escolhidos para serem os paisterrenos de Jesus.

Uma criança teve dúvida com relação a divindade deJesus e o pastor Élbio esclareceu dizendo que desde pequeno Jesussabia que era Deus, citando o ocorrido no templo quando Jesus tinha 12anos de idade.

A história em si era curta mas o conteúdo não, pois além de mencionar da promessa, falei também da Trindade, comentei queJesus era o Filho desta Trindade. No final fiz um apelo dizendo queJesus veio ao mundo, viveu entre nós, morreu e ressucitou e foi opreço pago pelos pecados da humanidade, incluindo de cada um queestava lá em São Remo.

Depois da história, passamos para a partegostosa, começamos a brincar com as crianças, eu levei bola e entãofizemos chutes a gol, o pastor Élbio ficou pulando corda e assimpassamos uns 30 minutos só bricando, foi bem legal. Depois dasbrincadeiras, passamos para o tempo de lanche, a Midori fez um bolo ea Doris fez uma torta, aliás sentimos a falta da Lídia, não só pelobolo mas também pela alegria dela.Ufa, acho que foi isso, se alguém lembrar de algo, por favor o faça.

Alguém pode publicar isso?
Até mais pessoal,

Massa.

quarta-feira, novembro 28, 2007

4o domingo de novembro

Pessoal

Boa tarde,

Começamos (Eu e Dago) a aula, brincando de cabra cega.
Falei para crianças que Deus não faz a escolha de olhos vendados, que Ele vê.

Seguimos o livro utilizado - Reis e Rainhas:
- Levei a revista Veja que tinha a figura do D. Pedro II e que ele foi
um Imperador do Brasil, rasgaram a revista porque todos queriam ver!!!
- Utilizamos o material que tem na sala São Remo na Igreja Saude:
Profeta e Rei feitos com sacos de papel - achei muito bom porque
as crianças visualizam melhor
- Profeta Samuel era eu e o Rei Saul o Dago (alto e forte)
- Falamos que Saul não queria ser rei e se escondeu no meio do povo,
porém como ele era alto, porte de guerreiro, Samuel o localizou.
- Entregamos a coroa feita de papel dourado para cada criança e não
queriam tirar!!. Só o Felipe não o quis.
- Entreguei dois desenhos: O povo de Israel pedindo um rei e Samuel
coroando Saul para elas pintarem.
- Encerramento : Dago pediu para que uma delas orassem para
conclusão da classe.

As crianças pequenas são dispersas, precisamos chamar a atenção delas,
porém uma me chamou atenção pela agressividade, como jogar
as cadeiras para o canto da parede, bater em outras crianças, entendo
que elas por muitas dificuldades, peço à vocês orarem para as crianças
de São Remo e também extenda para as crianças carentes do mundo
todo.

Quando falei com ele, se acalmou, mas recomeçou de novo.

Dago: Obrigada pela enorme ajuda e as crianças respeitam muito você!!

Beth : Obrigada por me ajudar na confecção das coroas!!!

Dirceu : Obrigada pela carona

E para todos, obrigada Deus por conhecer vocês que se dedicam a
cuidar do próximo, lição que Ele deixou!!!

Sds

Celia

quarta-feira, novembro 21, 2007

2o domingo de novembro

Galera,

Desculpe a longa demora para falar sobre a nossa lição...

Fizemos a lição sobre Davi e Jônatas. Pelo jeito, foi a primeira vez que ouviram. Ao contar a história, focamos a cumplicidade entre os dois amigos.

Começamos lembrando que o segundo maior mandamento é amar ao próximo, e que desta vez a lição seria um pouco diferente das outras, porque não falaríamos tanto sobre o amor a Deus, mas sim sobre o que acontece entre pessoas.

Encenamos a história com a ajuda deles. Demos bastante foco na maneira que Davi e Jônatas criaram um código que só eles entenderiam. A frase que Jônatas grita ficou marcante: “A FLECHA ESTÁ PARA LÁ!”

Na atividade, criamos um código (usamos a fonte “Wingdings” do Word), e eles teriam que decifrar o versículo da semana. (“Há amigo que é mais chegado do que um irmão.” Provérbios 18:24.) A idéia era eles terem um amigo com quem eles criariam um novo código e trocariam mensagens e orariam um pelo outro, mas isso não deu certo porque viram no material que havia espaço para criar um código junto com um amigo, e começaram a escolher com quem queriam ficar ou não queriam ficar. Tínhamos planejado uma pequena brincadeira para misturar as crianças e deixarem-nas cair aleatoriamente uma com a outra, mas não queriam fazer desse jeito, e, enfim, deu em pizza. Ficamos só com o versículo.

Minha sugestão à equipe seguinte: ainda tem bastante espaço para explorar os juramentos que Davi e Jônatas fazem um ao outro neste capítulo. Há algo muito bonito que acontece em relacionamentos íntimos onde pessoas podem fazer promessas de honra. Os mais velhos mostraram um pouco de inquietação no início da aula, pensando que já conheciam a história que contaríamos, então tem que ter um enfoque bem diferente se for para fazer a revisão. Já criamos um suspense sobre o que aconteceu quando Davi fugiu. Ainda dá para aumentar esse suspense.

Um abraço,

Sean

sexta-feira, novembro 09, 2007

1o domingo de novembro

Oi pessoal!!!

Desculpem a demora para mandar o relatório.
Bem, ficamos eu e o Ronaldo com os pequeninos. estavam presentes:Jenifer, Gustavo, Guilherme e sua irmã .........
Relembramos da história de Josue e a cidade de Jerico, depois falei de Debora: uma mulher muito corajosa e de como ela ouvia a voz de Deus eobedecia, o Guilhertme disse que ja tinha ouvido ( será que contei a história errada?
Bem, eles participaram bastante,oramos juntos e o Gustavo pediu para agradecer pela sua escola, casa ,etc
Como atividade, pintamos e cortamos o jogo da memória com as figuras da história, mas infelizmente não deu tempo de brincarmos, eles gostam de pintar,eles levaram o jogo para casa e expliquei como se jogava.
Acho que foi isso!!!! Uma boa semana à todos !

Obs: Peço oração pela mãe do Ronaldo, ela se chama Luzia, está internada com diagnostico incerto ainda.

Dorys

quarta-feira, novembro 07, 2007

1o domingo de novembro

Oi pessoal!

Vou compartilhar como foi esse domingo. Fomos eu, o Massa, Midori,Dórys, Ronaldo, Cathy (para dar aula de teclado), o Gabriel (filho da Dórys e Ronaldo) e o Jow (filho do Massa e da Midori).

O Jow e o Gabriel jogaram bola com os meninos, antes de começar e foi muito legal esse entrosamento. Ao todo, foram 23 crianças, sendo 19 juniores e 4 pequeninos.

Cantamos 3 músicas: O amor do nosso Deus, Conheci um grande amigo e mais uma que fala sobre o amizade, já que íamos falar sobre a amizade de Davi e Jônatas.

O Massa contou a história da lição 6 - Davi em perigo!E, para ilustrar a história, usamos as figuras do livro Kamishibai que estão na salinha de São Remo da Saúde.O Jow escreveu no flip chart os sentimentos que Saul sentia em relação à Davi, que as crianças iam falando: Inveja, raiva, ódio, ciúmes,etc.E, usando 2 copos, uma com água limpa e outro com água com tinta preta, demonstrou como o nosso coração pode ficar impuro e cheio de pecados. Cada palavra do flip chart, que as crianças iam falando, o Jow colocava uma colher da água suja no copo com água limpa e este, ia ficando cada vez mais sujo. O Massa explicou que, com esses sentimentos ruins - inveja, ódio, ciúmes, raiva, o nosso coração vai ficando cheio de pecados e que, ao pedirmos perdão à Deus, o nosso coração voltava a ficar limpo e mostrou um terceiro copo, com água limpa!

Foi muito legal! No final o Jow fez uma oração linda!

Aconteceu uma coisa chata também. A Aline escreveu no quadro branco com canetinha e apesar da Midori pedir para ela não escrever, ela continuou e quando a Midori pediu para ela pegar uma pano e apagar, ela disse que não ia apagar e foi embora.

O pr. Élbio pediu para chamá-la de volta para ela apagar, mas algumas crianças acabaram apagando (só sai com álcool). Não sabemos se ela voltou depois...

Sentimos falta do Érick, parece que ele está suspenso por 2 domingos.Massa e Midori, sei que voces estão na maior correria por causa da viagem mas, fiquem à vontade para complementar ou corrigir...

Um abração e boa semana!

Lídia

1o domingo de novembro

Oi pessoal!

Vou compartilhar como foi esse domingo. Fomos eu, o Massa, Midori,Dórys, Ronaldo, Cathy (para dar aula de teclado), o Gabriel (filho da Dórys e Ronaldo) e o Jow (filho do Massa e da Midori).

O Jow e o Gabriel jogaram bola com os meninos, antes de começar e foi muito legal esse entrosamento.

Ao todo, foram 23 crianças, sendo 19 juniores e 4 pequeninos.Cantamos 3 músicas: O amor do nosso Deus, Conheci um grande amigo e mais uma que fala sobre o amizade, já que íamos falar sobre a amizade de Davi e Jônatas.

O Massa contou a história da lição 6 - Davi em perigo!
E, para ilustrar a história, usamos as figuras do livro Kamishibai que estão na salinha de São Remo da Saúde.
O Jow escreveu no flip chart os sentimentos que Saul sentia em relação à Davi, que as crianças iam falando: Inveja, raiva, ódio, ciúmes,etc. E, usando 2 copos, uma com água limpa e outro com água com tinta preta, demonstrou como o nosso coração pode ficar impuro e cheio de pecados. Cada palavra do flip chart, que as crianças iam falando, o Jow colocava uma colher da água suja no copo com água limpa e este, ia ficando cada vez mais sujo.
O Massa explicou que, com esses sentimentos ruins - inveja, ódio, ciúmes, raiva, o nosso coração vai ficando cheio de pecados e que, ao pedirmos perdão à Deus, o nosso coração voltava a ficar limpo e mostrou um terceiro copo, com água limpa!
Foi muito legal! No final o Jow fez uma oração linda!

Aconteceu uma coisa chata também. A Aline escreveu no quadro branco com canetinha e apesar da Midori pedir para ela não escrever, ela continuou e quando a Midori pediu para ela pegar uma pano e apagar, ela disse que não ia apagar e foi embora. O pr. Élbio pediu para chamá-la de volta para ela apagar, mas algumas crianças acabaram apagando (só sai com álcool). Não sabemos se ela voltou depois...

Sentimos falta do Érick, parece que ele está suspenso por 2 domingos.

Massa e Midori, sei que voces estão na maior correria por causa da viagem mas, fiquem à vontade para complementar ou corrigir...

Um abração e boa semana!

Lídia


terça-feira, outubro 30, 2007

4o domingo de outubro

Data: 28/10/07 – 4º domingo

Participantes: Alessandra, Vitor, Celia, Dago, Aya, Chaki, Nilton, Son

O Dago deu o louvor, as crianças cantaram e dançaram. Foi muito animado!!!

Cantaram : Grande e Largo, Aleluia, Se eu fosse elefante, Cante, cante (não sei se o nome da música e esta no CD), etc...

Eu e o Dago ficamos com os menores: Beatriz, Bianca, Jenifer, Debora, Maria Eduarda, Camile, Fernanda, Guilherme e Gustavo.

Contei a história de Gideão, homem simples que tinha medo dos midianitas e que recebeu uma grande missão transmitida pelo anjo. E que foi um guerreiro estrategista em nome de Deus e Gideão. Porém as crianças se dispersaram porque eu tenho a voz muito baixa e acho que falei difícil com elas, prometo melhorar.

Na parte da quebra dos vasos, tocha e trombeta, o Dago se deitou e demonstrou como Gideão derrotou os midiamitas. Foi muito legal!!!

Falamos para as crianças, orarem para Deus, dando força e coragem para enfrentar os medos. E elas pediram para louvar para os pais, tios e irmãos pela saúde, emprego e alimento.

Como atividade : Fizemos uma tocha : papel sulfite cortado em retângulos pequenos e papel de seda vermelho.

E pedimos para que elas repetissem: Para Deus tudo é possível!!!

Dago : Muito obrigada!! Você é um abençoado de Deus e que disposição!!!

Se faltou alguma coisar, favor acrescentarem!!

Abraços

Celia

segunda-feira, outubro 22, 2007

3o domingo de outubro

Olá pra todos!

Vou compartilhar brevemente como foi este domingo. Estavam na equipe, a tia Beth, Mayumi, Nogi, Minorinho e eu. Como sempre o Nogi ficou com o Albert e o Liniker ensinando violão.

Lá embaixo, começamos com o louvor e as crianças estavam bem agitadas. O início as coisas estavam bem tumultuadas. Mesmo assim conseguimos ter o momento de louvor dirigido pelo Minorinho. Em seguida, dividimos as classes.

O Minorinho e eu ficamos com os maiores enqto a tia Beth e a Mayumi subiram com os menores. Como o Sean comentou, nós reforçamos a lição 5 - Davi x Golias.

O Minorinho recapitulou brevemente a história e depois focou na questão da armadura de Deus (Ef. 6). As crianças estavam um pouquinho agitadas, mas elas são incríveis, pois quando chequei se elas lembravam o que o Minorinho falou deu pra ver que tinham pegado.

A atividade foi "construir" uma armadura no Minorinho. Com papelão fiz, grosseiramente, uma armadura (capacete, couraça, cinturão, botas, espada e escudo) e elas vestiram o Minorinho com esta armadura. Infelizmente estava sem minha máquina para registar a cena! rsrsrs

Por fim, tivemos o lanche e fomos embora.

Como sempre, Minorinho, Élbio e tia Beth fiquem a vontade para completar o que falei!

Um forte abraço e ótima semana a todos!

Denis

PS: Élbio, só tem uma questão que gostaria de conferir: agora as crianças podem chegar e entrar em qq hora ou existe um horário limite para que elas possam entrar e participar da EBD?

quarta-feira, outubro 17, 2007

2o domingo de outubro

Fala!

Tivemos um convidado especial este domingo, que se diz personagem de vídeo-game – e, se tivesse um belo bigode italiano, poderia até passar por ele: o Mário (marido da Ana).

A turma estava bastante agitada, um pouco talvez em função das cornetas que ganharam.

Demos continuidade às lições com a unidade 5, de Davi e Golias. Começamos mostrando como havia uma estratégia antiga, onde o exercito invasor questionava o poder do deus daquele povo, mostrando que ele era simplesmente uma superstição. Para isso, usamos a imagem de um pé de coelho, e convidamos as crianças a imaginar como algumas pessoas dependem muito de seu pé de coelho, a ponto de se sentirem inseguros e se perderem quando não perdem o talismã. Apontamos que Golias tentava fazer a mesma coisa, questionando o poder do deus dos isrealitas – sem saber com quem ele estava mexendo. Desenhamos os dois morros onde os filisteus e os isrealitas se posicionaram, e desenhamos os pequenos homens (e um “grande” homem) em cima destes morros. Com isso, contamos a história do confronto de Davi com Golias, como os homens de Israel ficaram com medo diante do gigante, e como Davi foi tomado por uma profunda revolta ao ouvir alguém dizer aquelas coisas contra o Deus vivo.

Bom, a história todo mundo conhece.

Depois mostramos outro desenho dos morros, agora sem os dois exércitos. Mostramos que, mesmo depois que os exércitos se passam, os morros continuam lá. Fizemos uma ponte com o versículo chave (que o grupo desta semana pode reforçar): Salmo 121:1 e 2, “Eu olho as montanhas, de onde virá o socorro? Meu socorro é Deus, que fez os céus e a terra.”

Enquanto contamos a história, Eric interrompia, dizendo que ele sabia o que iria acontecer, e falando todas as “maravilhosas” coisas que são as respostas certas em escola dominical. O próprio grupo reclamou, mandando-o ficar quieto. Um dos maiores disse, “puxa, eu também conheço a história, nem por isso eu fico falando!” Eric gostou pouco destes comentários, mas acho muito importante esse tipo de limite. Não adianta ele falar todas as coisas certas, e ser cheio de orgulho e fazer pouco caso do resto.

Durante a atividade manual, as crianças gritavam para a gente dar os diferentes objetos que precisavam, “láááápis!”, “apontadoooooor!”, “borrraaaachaaaa!”. Estimulamos estas crianças a se levantarem e pedirem com frases completas estas coisas emprestadas. Elas conseguem, é só não dar o objeto quando gritam.

Havia um menino novo (Ana, você se lembra do nome dele?) que é maior do que boa parte deles. Ele tem um jeito meio carinhoso, meio agressivo de brincar com os menores. Em alguns momentos, chegava a exagerar na agressividade. Antes de começar a aula, eu o tirei para brincar, e comecei a girá-lo, meio sem ele ter escolha (brincadeira de menino). Ele caiu no chão, e logo começou a chorar. Lembrava aqueles jogadores de futebol que se jogam no chão para tentar fazer o adversário levar cartão amarelo. Foi um choro praticamente sem lágrima, uma birra que ele não tem nem idade, nem tamanho, para fazer. Quando ele voltou a medir força com os menores, chamei-o de lado, questionando a coerência: ele não queria que eu brincasse daquele jeito com ele, mas ele fazia pior com os menores. Depois disso, parecia que ele diminuiu a agressividade. O que quero ressaltar é que ele, de maneira igual à Verônica (ou Valéria? de cabelinho curto) é dengoso até demais, e precisa que os adultos lhe dêem atenção mas impondo limites ao contato físico, senão ele não vai aprender a se portar conforme seu tamanho e sua idade.

É isso aí. Bom domingo para o pessoal que está para ir!

Abraços,

Sean

segunda-feira, outubro 15, 2007

2o domingo de outubro

Olá

Estivemos Helen e eu na classe dos menores que contou com a presençade 5 crianças: Beatriz, Bianca, Debora, Gustavo e Carlos. Os meninos estavam um pouco agitados, provocando um ao outro, dentro do normal.

A Helen trouxe o estudo do muro de Jerico e o versículo Mateus 16:26"...para Deus tudo é possível" Fizemos o trabalho de pintura ecolagem da trombeta, que todos participaram.

Tivemos o lanchinho enviado pela ED Saúde, que foi muito apreciado. Muito Obrigada!

Ana

segunda-feira, outubro 08, 2007

1o domingo de outubro - dia das crianças

Oi gente!
Devo dizer que fui pego de calça curta nesse domingo!
Nem esperava nada disso não, mas eu gostei sim.
A ultima musica que cantamos foi aquela assim" ao cantar, ao orar, Deus nos da satisfação".
Nossa, fazia tempo que eu não dirigia um louvor com as crianças.Muuuuuito tempo.Elas estão tão grandes...
Deu pra conversar um pouco com o Albert e o Liniker, ver como estavam tambem.
Lidia, as lembrancinhas estavam muito caprichadas! Muito bonito.
abs pessoal.
Nilton

1o domingo de outubro - dia das crianças

Oi pessoal!

Vou contar como foi a comemoração do dia das crianças. Depois o Massa, Midori e Dórys podem contar mais um pouco.
Fomos eu, Massa, Midori, Dórys, Ronaldo, Nilton e Cathy (para dar aula de teclado) e contamos com a ajuda do Pr. Élbio e da Sara.
Tinham umas 27 crianças e acho que uns 12 adolescentes.

Começamos com o louvor, com o Massa tocando violão e o Nilton dirigindo. Cantamos as músicas "Elefante", "Deus está aqui " e mais uma que esqueci o nome. Foi muito bom!

Depois teve a apresentação do Kings Kid's... Que lindo! Ficamos super emocionados... ver esses adolescentes tão comprometidos com Deus, a Amandinha dançando feliz da vida! (quando comecei a ir em São Remo, o Fernando carregava a Amanda no colo por causa do problema nas pernas).
Gente, eles tem que fazer uma apresentação lá na Saúde!
Deus tem feito maravilhas lá em São Remo. Nossos pedidos de oração estão sendo respondidos. O que antes era um sonho, está se tornando realidade!

Depois passamos um filme dos Vegetais - "A balada do pequeno Joe", que conta a historia de José e seu manto colorido na figura do Pequeno Joe (vivido por Larry o pepino) e seus 12 irmãos ervilhas. Nessa aventura, a fé e a coragem do pequeno Joe são testadas a cada momento, nos ensinando a mantermos a fé diante das dificuldades, e assim vencermos no final.
As crianças assistiram ao filme, comendo pipoca e tomando refrigerante e ... incrível - no maior silêncio!
Élbio, sugiro passarmos filminhos mais vezes... foi muito tranquilo e as crianças gostaram muito!

Por último, entregamos as sacolinhas com as lembrancinhas que o pessoal que trabalha comigo, fizeram com o maior carinho. Tinha um caderninho, feito de papel rascunho com uma capinha colorida linda, lápis de cor (para os maiores) ou giz de cera (para os menores) e um porta lápis feito de latinha de molho de tomate pintada e recheada de doces. O Nilton (Reação) explicou para as crianças, a importância de não desperdiçarmos papel e da reciclagem. Foi muito legal!

Obrigada Nilton pela ajuda no louvor e na explicação da reciclagem e Sara por ter feito as pipocas com tanto carinho!

Boa semana à todos!

Lídia

sábado, setembro 29, 2007

4o domingo de setembro

Olá pessoal,

Um pouco atrasado mas vai aqui um breve resumo do que foi passado no domingo passado.

Contamos com a presença do pr Élbio, Chack, Aya, Dagô e eu.Tinhamos em torno de 20 crianças, talvez um pouco mais.

Com a liderança do Dagô, cantamos 4 canções, na qual as crianças participaram ativamente. Vai aqui o muito obrigado por ele ter liderado, pois já tem bem mais experiência que nós nesse aspecto!Depois dividimos nas classes, Élbio e Dagô (que substituiu a Celinha - teve problemas pessoais de última hora) com os pequenos. A lição passada para elas (pequenos) foi o reencontro de José com os seus familiares (irmãos e pai), enfatizando assim o valor da família para Deus.

Para os maiores, dividimos em 2 turmas, ficando eu com uma turma menor, e a Aya e o Chack com cerca de 9 crianças. Revisamos a aula anterior (lição 4), da escolha de Davi por Samuel. Foi feita uma breve recapitulação para ver se eles lembravam da lição (até que foram bem) e em seguida escreveram/desenharam no papel alguma situação em que eles viram atitudes que agradavam o coração de Deus (como Davi costuma fazer). Foi um pouco difícil mantê-los atentos durante a revisão, mas durante a atividade prática (pra variar) ficaram um pouco mais concentrados.

No final tivemos um tempinho para o lanche e pudemos brincar um pouco mais com elas.

É isso.Desculpas novamente pelo atraso!
Grande abraço a todos,
Dirceu.

quinta-feira, setembro 20, 2007

3o domingo de setembro

Oi pessoal

Vou compartilhar também como foi o 3º domingo. Depois a Kinha pode complementar.
Estávamos em 7 : Ana e Beth (crianças), eu, Kinha, Claudinha e Pr. Élbio (juniores) e a Sara (adolescentes).

Chegamos umas 15:40 + ou -, preparamos os materiais e a Kinha lembrou de orarmos. Esse momento de oração foi muito bom, pois fez a diferença... As crianças estavam comportadas e acho que no final deu tudo certo, apesar de estarmos meio inseguras e atrapalhadas com a lição. (Valeu Kinha, vamos lembrar de orar no nosso domingo também!)

Ao todo, tinham umas 21 crianças, sendo 15 juniores e 6 pequeninos.

Começamos dando os avisos, lembrando dos cartões e de quando o professor levantar a mão, eles tem que levantar também e fazer silêncio.
No louvor cantamos 3 músicas com CD: O amor do nosso Deus (Diante do Trono), Faço o melhor e Com Jesus aprendi (Os ovelhas).

Seguindo a sugestão do livrinho, levamos uma caixa embrulhada com papel de presente, bem bonita, com uma pedra dentro e um saco de pão todo amassado e feio com pirulitos e Bis dentro. Pedimos para as crianças escolherem qual dos dois embrulhos elas gostariam de ganhar. A maioria escolheu a caixa. Acho que só 2 crianças escolheram o saco. E deixamos em suspense para abrirmos no final da EBD.

Separamos as crianças e os menorzinhos foram para a classe com a a Ana e Beth.

Demos o versículo da lição 4 para elas decorarem"...O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior; porém o Senhor, o coração". 1 Samuel 16:7

E introduzimos a história de Davi - lição 4 - A escolha do novo rei.
Contamos sobre a ida de Samuel até a casa de Jessé para ungir com azeite o novo rei. E de como Samuel se impressionou com a aparência do irmão de Davi e Deus disse - não se impressione com a aparência, nem com a altura desse homem. Eu o rejeito porque eu não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração", e foi assim com os 7 filhos, até aparecer Davi, um garoto ruivo, não muito alto, forte e bonito. Ele tocava harpa e louvava à Deus, tinha um coração muito bom. E Deus disse - É esse, pode ungi-lo.
E falamos também de como Davi ajudou Saul. Nos momentos em que Saul sentia tristeza, Davi tocava harpa para alegrá-lo.
Davi ficou no palácio, pois Deus estava preparando-o para ser o futuro rei.

Demos então a atividade para a aplicação da lição. Pedimos para elas desenharem dentro de um coração as atitudes que agradam à Deus, pois como na história de Davi, para Deus não importa a aparência e sim o coração. Foi muito legal, elas fizeram uns desenhos lindos e escreveram coisas mais lindas ainda!

Por fim, antes do lanche, abrimos os embrulhos e quando abrimos a caixa e as crianças viram a pedra, foi decepção geral! E aí quando perguntamos quem tinha escolhido a caixa, todas falaram que tinham escolhido o saco de pão amassado. Mas o pr. Élbio lembrou bem das crianças que tinham escolhido o saco feio e amassado. Rimos muito!
Demos os doces para todos na saída.

Tem uns pedidos de oração:
Adauto - para o pai Benedito parar de fumar e vir para a igreja
Netinho - para obedecer a mãe e tirar notas boas na escola
Marquinhos - para o pai Minel parar de beber
Vitória - para a mãe Ivanilda que está doente ficar boa
Amanda - pediu melhora pela sua perna

Obs.: Para a história, usamos o material que encontramos lá na salinha de São Remo, ao lado da livraria na Imel Saúde. Usamos umas figuras grandes lindas - KAMISHIBAI e vi que tem a hist> ória de Davi e Golias e Davi e Jônatas (lição 5 e lição 6 e 7).

Obrigada Claudinha e Beth que prontamente se ofereceram para nos ajudar e Pr. Élbio que sempre está presente, nos ajudando e fazendo a diferença com a sua disposição e alegria.

Um abração e bom fim de semana à todos

Lídia

quarta-feira, setembro 19, 2007

3o domingo de setembro

OLÁ

ESTIVEMOS NA COMUNIDADE DO SÃO REMO: LIDIA, CLAUDINHA, KINHA, BETH E EU (ANA), ALÉM DE, É CLARO, O PASTOR ELBIO E SUA ESPOSA SARA.

COMO A LIDIA TEM JEITO COM AS CRIANÇAS. FIQUEI IMPRESSIONADA! NO PRINCIPIO ESTAVA PENSANDO EM COMO SERIA O LOUVOR SEM OS INSTRUMENTOS, MAS A LIDIA TIROU DE LETRA! COLOCAVA AS MÚSICAS NO CD PLAYER E TIVEMOS, ENTÃO UM ACOMPANHAMENTO INSTRUMENTAL E VOCAL. FOI MUITO BOM.

NA CLASSE DOS PEQUENOS, TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM A BETH. COMO ELA CONSEGUE CATIVAR AS CRIANÇAS, COM O SEU CUIDADO EM PEQUENAS COISAS COMO ENSINANDO AS CORES OU COMO SEGURAR O LÁPIS, MESMO NAS HORAS DE CONFLITO. O OBJETIVO DA LIÇÃO ERA MOSTRAR ÀS CRIANÇAS QUE MESMO A ADVERSIDADE (SOB NOSSO PONTO DE VISTA), QUE NO CASO, ERA COM jOSÉ, SENDO VENDIDO, SENDO ESCRAVO, SENDO PRESO, TUDO FAZIA PARTE DO PLANO DE DEUS PARA COM O POVO DE ISRAEL EM TRAZER O SEU PAI E SEUS IRMÃOS PARA O EGITO. PARECE QUE DESDE CEDO, COM A MINISTRA MARINA, JÁ ESTÁVAMOS SENDO MINISTRADOS SOBRE AS ADVERSIDADES QUE DEUS USA PARA O REALIZAR O SEU GRANDE PLANO!

TIVEMOS A PRESENÇA DE: DEBORA, BIANCA, BEATRIZ, GUSTAVO E VILCKER. UM PEDIDO DE ORAÇÃO: PELO IRMÃO DA DÉBORA, QUE PARECE QUE ESTÁ INTERNADO, NÃO ENTENDI MUITO BEM, MAS PARECE QUE ESTÁ NO HOSPITAL.

segunda-feira, setembro 10, 2007

2o domingo de setembro

Fala pessoal,

Vou compartilhar como foi o segundo domingo. Neste dia, estávamos em 7: Beth e Mayumi (crianças), Cris e eu (juniores) e Alê, Nilton e Victor (adolescentes).


Chegamos, preparamos os materiais e começamos com o louvor. Após o louvor, tivemos a história. Usamos uma história do livro Pão Diário (o resumo da história coloquei abaixo). Usamos LEGO para contar a história e percebemos que foi um jeito legal e que atraiu a atenção das crianças.

Após a história, tivemos uma pequena dinâmica que também já serviu como uma pequena aplicação baseada na história contada.

Depois, tivemos a atividade manual. Eles fizeram um prédio de papel. Por fim, tivemos o lanche.

Pessoalmente, eu achei bem complicado controlar as crianças neste domingo. De modo geral, elas estavam bem dispersas e agitadas (mais do que o normal). Em diversos momentos (louvor, história, dinâmica, etc) tivemos que interromper a atividade para chamar a atenção. Por conta disso, não consegui conversar de forma mais pessoal com nenhuma crianças.

Havia 4 crianças novas. A Angélica anotou os nomes na lista.

Fato legal: pedi para o Erick mostrar alguma coisa que ele aprendeu nas aulas de caratê. Ele fez um katá direitinho! Foi muito legal!!!

Um forte abraço,

Denis

OBS1: Cris, tia Beth e Mayumi, fiquem a vontade para complementar o que disse, ok?

OBS2: A história se trata de um palestrante que foi pra NY. Ele se hospedou no último quarto de um hotel e de sua janela conseguia ver boa parte da cidade, as ruas, o movimento, etc.
Num dado momento, ele um acidente numa das ruas. Ao mesmo tempo, observou diversos carros que entravam na rua onde houve o acidente na tentativa de encontrar um atalho que os levassem ao seu destino mais rapidamente. Porém, estes carros não previam que se dariam com o acidente e o que era pra ser um corta-caminho levaria muito mais tempo.
Neste momento, o palestrante fez uma comparação entre esta situação e a gente em relação a Deus. Deus seria o palestrante que vê tudo e sabe de tudo e nós os carros que vamos seguindo nosso caminho sem conseguir prever o futuro. Desta forma, como é bom poder descansar nEle e também obedecê-lO sabendo que Ele está no controle, vê tudo e quer o nosso bem.

segunda-feira, agosto 27, 2007

4o domingo de agosto

Pessoal,

Bom dia e bom início de semana!!!

Participantes : Dirceu, Marisol (estava indo pela primeira vez e amiga
da Alessandra) que ficaram com as crianças e
Alessandra, Newton e Vitor (filho da Dna Isaura) com
os adolescentes.

Peço oração pela recuperação do Edson (Son) que contraiu hepatite
durante a viagem a São Gabriel e viagem para o Chack e Aya que estão
em São Gabriel !!!

Sobre o quarto domingo : 26/08/07

Baseado na lenda abaixo que recebi de uma amiga, tivemos a idéia
de fazer uma sopa no São Remo.A Alessandra pediu-me para consultar
com o Pastor Elbio qual seria a melhor aplicação biblica para a lenda
abaixo, que sugeriu - divisão dos pães, que consideramos maravilhoso.

"A Lenda da Sopa de Pedra Uma lenda muito antiga nos fala de um monge que partiu em peregrinação. Cansado e faminto após ter andado por muitos dias, ele chegou a uma aldeia pequena e muito pobre, onde decidiu descansar à beira da estrada. O monge, então, acendeu uma fogueira e colocou sobre ela um pote que sempre levava consigo. Depois, foi até o poço da aldeia e de lá retirou água para encher o pote. Quando a água começou a ferver, colocou uma pedra dentro do pote, sentou-se no chão e ficou tranqüilamente observando o fogo. Os habitantes da aldeia se aproximaram, intrigados com a curiosa atitude do forasteiro. Estaria ele fazendo sopa apenas com água e uma pedra? Depois de olhá-lo por algum tempo, os aldeões resolveram puxar conversa. O monge mostrou-se muito sereno e amigável. Começou a falar sobre suas andanças, sobre os lugares que conhecera, os países que visitara, as lições que aprendera no caminho. Em pouco tempo, uma pequena multidão havia se formado ao seu redor. Finalmente, um garoto resolveu fazer ao monge a pergunta que todos queriam fazer: - Por que o senhor está cozinhando uma pedra? – inquiriu o jovem, com certa timidez. - Porque essa é minha refeição. Estou fazendo uma sopa de pedra. - Mas só com água e uma pedra? Vai ficar sem gosto... Espere aí, eu ainda tenho um pouco de repolho que sobrou de ontem. Vou buscar para colocar na sopa – disse uma velha senhora. - E eu tenho algumas cenouras. Vai deixar a sopa mais colorida – disse uma mulher. - Acho que tenho uma ou duas batatas... Vou buscar já – falou um homem. - Um pouco de sal com certeza não vai fazer mal – acrescentou outro aldeão. E assim, um a um, todos os habitantes da aldeia se lembraram de algo que poderiam oferecer para adicionar à sopa, que ficou muito saborosa e nutritiva. O monge, então, os convidou para compartilhar sua refeição. Todos comeram, riram e contaram histórias, pensando que há muito tempo não tinham uma refeição como aquela. Ao cair da noite, os aldeões voltaram para suas casas e o monge continuou sua jornada. Mas aquelas pessoas jamais o esqueceram. De tempos em tempos, reuniam-se em torno de uma fogueira para fazer uma boa sopa de pedra e relembrar as histórias do monge. E os habitantes das cidades ao redor se espantavam ao ver como aquela pequena aldeia havia se tornado próspera, e perguntavam-se qual seria o segredo de seus moradores, que eram vistos rindo e comendo em torno de uma fogueira, mesmo nas épocas de escassez."

Compramos batata, mandioca, cenoura, chuchu, carne, cebola, sal, caldo
de galinha, salsinha, cebolinha, macarrão em forma de argola.

As crianças ajudaram a descalcar as batatas, cenouras, chuchu e
colocaram no vasilhame para serem lavados. E aproveitavam para
comer ainda crus as batatas, cenouras e chuchus e uma delas
disse para mim que come carne crua com pouco de tempero.

A Taina, Aline e Guigui ajudaram a finalizar cortando os legumes
e colocando no panelão e os outros desceram para o louvor, porém
as crianças estavam muitos dispersas e o pastor orientou as crianças a retornarem para casa, que acabaram não comendo a sopa.

A Goreti terminou de fazer a sopa temperando e ficando para o jantar
dos adultos e crianças que participam do culto das 18:00hs.

O Pastor Elbio chamou nos para estar orando para as crianças
e que nos orientassem o melhor caminho para ajudá-las.


Abraços

Celia

Beth: Como no próximo domingo é o batismo e se você quiser dar aula
das lições 14 e 15 para ficar dentro do cronograma, posso leva-la
no próximo domingo o material da lição 14 já prontos para
serem aproveitados, qq coisa estarei lhe ligando, ok!!!
no 3º domingo

quinta-feira, agosto 23, 2007

3o domingo de agosto

Fala pessoal!

Vou compartilhar como foi o trabalho com os juniores neste 3o domingo. A Cris, a Kinha, o pr. Élbio e eu estávamos com eles. Após o menores subirem, nós fizemos uma rápida dinâmica com eles sobre o tema da mentira.

Depois fizemos um teatro bem simples também abordando o tema da mentira. Após o teatro relembramos a história contada no domingo anterior e fizemos a ponte entre a dinâmica, o teatro e a história de Saul.

Então, dividimos o pessoal nas mesas e (tentamos) ter um momento para orarmos pedindo desculpas por nossas mentiras. Depois pedimos a eles que desenhassem numa folha de papel algum episódio onde a mentira esteve presente, mas que, se houvesse arrependimento, Deus perdoaria.

Este foi o primeiro domingo com a idéia de não ter lanche. Então não tivemos lanche e ficamos brincando com eles no final. Foi muito bom!!!

Um super abraço,

Denis

terça-feira, agosto 21, 2007

3o domingo de agosto

Olá,
Deixe-me compartilhar como foi a classe dos menores.A Solange
participou comigo nesta classe. Prosseguimos com a história de José,
dando ênfase à obediência, contando que Deus estava com ele mesmo
quando foi jogado ao poço ou quando foi vendido como escravo.
Surpreendentemente, as crianças se comportaram muito bem, apesar de
estarem presentes 12 crianças. Só na hora que estávamos fazendo os
trabalhos de pintura e colagem, tivemos alguns desentendimentos, mas
nada comparável ao que já havíamos presenciado. Foi muito bom, acho
que as crianças já decoraram o versículo na ponta da lingua. Só falta
colocarem em prática. Vamos orar por eles.
Ana

domingo, agosto 19, 2007

2o domingo de agosto

Olá,

Deixe-me compartilhar o domingo dos menores.Eu e Hellen ficamos com 8 crianças. Não sei se elas se acostumaram conosco ou se foi o número de crianças, mas elas foram bem comportadas. Não se esconderam debaixo da mesa ou tentaram escapar.
Continuamos a ensinar sobre obediência, trazendo como foco neste domingo, José obedecendo a seu pai, indo encontrar com seus irmãos.
As crianças presentes foram: Naeli, Maria Eduardo, Bruno, Carlos, Beatriz, Renato, Bianca e Norali.
Um grande abraço a todos
Ana

quinta-feira, agosto 16, 2007

2o domingo de agosto

Olás!

Desta vez vou ser bem mais curto do que da outra vez, uma vez que não houve muita ocorrência.

Trabalhamos o reinado de Saul. Achei que o material focou demasiadamente um pequeno detalhe do texto (a construção de uma estátua em homenagem a Saul), e deixou de enfatizar os sacrifícios devocionais que Saul fez, talvez pela complicação cultural que necessariamente se tem que enfrentar.

Contei para eles como o Saul, como Samuel havia avisado, levou o povo a fazerem guerra. Enfatizei bastante que, primeiro, ele fez um sacrifício sem esperar pelo líder religioso, e assim deixou de obedecer a Deus. Depois contei como ele deixou de fazer tudo anátema, reservando os melhores animais para fazer sacrifícios. Com isso, enfatizei bastante o versículo: “É melhor a obediência do que sacrifícios.”

Por “coincidência”, Tainá e Erik estavam muito malcriados. E aí, adiantava o Erik ter todas as respostas na ponta da língua e Tainá levantar a mão para responder cada pergunta? Não estavam obedecendo.

A idéia original era fazerem desenhos de devoção religiosa e desenhos de obediência a Deus, mas uma das meninas levantou a questão de que, afinal, era dia dos pais. Então a atividade virou a confecção de cartões para seus pais. Lembrei a eles que uma maneira de obedecer a Deus é honrando nosso pai e mãe (e Wellington lembrou muito bem que isso deve acontecer “para que sejam longos seus dias na terra”). Uma das meninas (Elbio sabe seu nome) disse que seu pai já é falecido. Caiu uma ficha para mim que, para honrarmos nossos pais, eles não precisam estar vivos. Então contei para eles que, depois que Abraão faleceu, as pessoas quiseram apagar sua memória e enterraram todos os poços que ele havia construído. A tarefa do Isaac, então, para honrar a seu pai, foi abrir todos estes poços e preservar os marcos que seu pai havia deixado.

Enfim, foi mais ou menos por aí.

Abraços a todos,
Sean

quinta-feira, agosto 09, 2007

1o domingo de agosto

Oi pessoal

Realmente foi um domingo muito legal...as crianças gostaram muito!

Fomos eu, Massa, Midori, Dórys, Ronaldo, Gabriel e a Cathy para ensinar teclado.

Fizemos todas as atividades com as 2 classes juntas (crianças e juniores), foi uma farra só!
No louvor cantamos as músicas do CD Os ovelhas - " Eu aprendi " (nova) e " Faço o melhor " (essao Massa e a Midori já tinham ensinado) e uma outra música que tinha a letra na cartolina, que esqueci o nome.

as crianças cantaram e dançaram muito! Queriam cantar 2, 3 vezes! Vou deixar o CD dos Ovelhas lá em São Remo. (Cantamos as músicas desse CD na EBF das crianças e elas gostaram muito!).

O Massa contou a história missionária de Jorginho, jogador de futebol. Hoje ele é assistente do Dunga. E deu um versículo, escrito numa bola, para elas decorarem. As crianças gostaram muito! Depois elas jogaram futebol, sob a coordenação do Pr. Élbio. Foi muito bom!
Depois tomamos o lanchinho e fomos embora.
Bem acho que foi isso! Depois o Massa e a Midori podem falar mais sobre a história missionária.
Boa semana à todos!

Lídia

1o domingo de agosto

Pessoal,

No primeiro domingo de agosto, contamos a história do Jorginho,ex-jogador de futebol e atual auxiliar técnico do Dunga (seleção brasileirade futebol).

Começamos com a parte do louvor, dirigida pela Lídia, ondecantamos alguns cânticos do 'Os Ovelhas', acho que foram 'Cante, Cante,Cante ao Senhor para sempre...' e outra foi 'Eu nonheço a palavra, euconheço...' e um antigo cântico 'Deus está aqui, tão certo como o ar que eurespiro...'. A Tainá estava bastante agitada e isso acabou atrapalhando umpouco o louvor, depois do louvor, decoramos o versículo "Se alguém está emCristo nova criatura é, as coisas antigas se passaram e eis que se fizeramnovas".

Depois do versículo, foi contada a história do Jorginho, eu conteisobre a infância pobre dele, no Rio de Janeiro, falei das primeirasconquistas dele no futebol e a trajetória dele desde de jogador do Américado Rio de janeiro até Flamengo, Bayer de Munique, e por fim no time japonês,e por fim, o mais importante, a tranformação da vida dele vendo que foibastante influenciado pela transformação da vida do irmão dele, que eraalcólatra e de repente se converteu para Cristo e largou a bebida. Temalguns detalhes que estou enviando para a Lídia, via e-mail, e vou pedirpara ela encaminhar ao grupo do Yahoo ok? assim fica mais fácil entenderlendo o próprio testemunho do Jorginho.

Depois da história, eu fiz um apelo de salvação, deixando que elesprocurassem algum professor caso tenha decidido aceitar a Cristo. Acho queesta opção não foi boa, pois depois que acabamos, começamos a jogar bola eaí foi aquela correria, mas mesmo assim foi bem legal, fizemos a parede deazulejo como gol e o ralo que tem meio do gramado sintético de marca dopenalti, assim brincamos de cobrança de penalti por uns 30 minutos atéfazermos o lanche, o lanche aliás que não teve bolo mas somente bolachas, oengraçado que as crianças não ligaram muito para isso pois elas estavam maispreocupadas em jogar bola do que outra coisa.

Eu acho que é isso, se alguém tiver mais alguma coisa a acrescentar,por favor fique a vontade.

Um abraço a todos e boa semana.

Massa

1o domingo de agosto

Este domingo foi muito legal!!! No louvor, a Lídia ensinou uma nova música para as crianças, elas dançaram muito. O Massa contou uma história missionária,Jorginho o jogador de futebol, foi muito bacana.Depois ele pode contar melhor. Juntamos todas as crianças e depois como atividade, deixamos eles jogarem futebol, outras brincaram no escorregador e outras ficaram desenhando na mesa, elas adoraram!!
Das crianças menores compareceram: Debora, Carlos Henrique, Bruno, Noralli, Renata e Maria Eduarda.
Pessoal do 2º domingo,a próxima lição a ser dada para os pequeninos será a lição 11, ok !
Um grande abraço à todos: Dorys

quarta-feira, julho 18, 2007

2o domingo de julho

Helen,
desculpas pela hiper demora também da minha parte... Eu tinha começado a escrever, e não salvei, então pensei que tinha mandado, desculpa..., e só fui ver hoje..., mas como a Cris falou, ficamos eu e a Kaori que foi ajudar com os pequenos.

Demos a lição 8. Enfatizamos a obediência e as promessas de Deus. Falamos de viajar, e pintamos o desenho, tudo como está no livrinho. Lanchamos na classe em separado.
Foram somente 5 crianças, mas foi muito agitado. Bestriz e Bianca estavam muito comportadas, Bruno , mais ou menos, mas o Renato e o Kelvin (muito falante) estavam conversando muito, e falando muito...atrapalharam um pouco. Mas no fim, ou melhor na hora do lanche, pudemos ter um momento de conversa mais tranquila, comendo todos juntos, dando graças juntos... sem gritar e sem provocação.

Não deu para perguntar sobre os pedidos de oração, mas sei que o Bruno estava feliz porque saiu com o pai e veio com a roupa nova que usou... as meninas, na saída, estavam felizes falando baixinho alguma coisa engraçada para a mãe, Bibi, que estava lá...

Bom, é isso... Novamente, desculpas pela demora, a Kaori está aqui me ajudando com a memória dela...

um grande abraço
beth

terça-feira, julho 17, 2007

3o domingo de julho

Galera,

Esta semana, contamos a unidade 2 de "No Tempo Dos Reis". A Helen vai ter que contar o que ela fez na sala dela.

Reforçamos bastante o que Samuel alertou sobre o que os reis fazem: recolhem dinheiro para si, mandam filhos para guerra, são soberbos, reinam em seu próprio nome e não no nome de Deus, etc. Mostramos como Deus escolheu Saul, como Deus apontou através de várias coincidências que Saul seria o rei, e confirmou o reinado dele. Começamos a mostrar que Saul fez o que todo rei faz: abusa do poder. Mas não entramos muito no mérito, já que isso é assunto para semana que vem.

Quanto a assuntos de comportamento, tenho algumas coisas para apontar:

- Graças a Deus, os meninos se comportaram muito bem! Pedimos isso em oração antes de começar, e também oramos junto com as crianças.

- Quando entraram no espaço para a escola dominical, Luana começou a gritar e falar alto. Falei logo em seguida para ela falar baixo, e se controlar. Se não tivesse feito isso, ela teria levado o grupo a se exaltar muito. Acho bom os grupos seguintes ajudarem a Luana a se controlar e a "brincar com moderação".

- Duas crianças no grupo parecem estar bem carentes de exemplos que os mostrem como ser homem e mulher, e o grupo precisa acolher os dois de maneira especial.

o O Leandro (grande, meio quieto, sorriso meigo, forte), parece estar observando os homens e medindo forças com eles, procurando contato físico saudável. Ele está procurando um exemplo fora de seu lar. (Não acho que é o caso de questionar se o lar tem exemplo bom ou não. Pode ser que seja saudável, mas que ele busca se inserir em um círculo maior do que sua família.) Portanto, homens, sugiro dar uma atenção especial para Leandro, dando exemplo que ele pode imitar em questões de respeito, iniciativa, cavaleirismo, força, e assim por diante.

o A Verônica (pequena, morena, cabelo curto, uma mulher em miniatura). Ela me lembra os clipes antigos da Madonna e Cindy Laurper, tipo Girls Just Want to Have Fun. Ela tem um jeito que, apesar de ser criança, não é comportamento infantil em relação aos homens. Isso pode levá-la a situações muito complicados com homens que não tenham escrúpulos. Ela está imitando o comportamento que ela acha ser feminino, e por isso precisa que as mulheres do grupo se coloquem como exemplos de mulher para ela. Os homens precisam mostrar para ela que ela é uma dama, e tratá-la com o respeito que tem com uma mulher, e não só como criança. É claro que, na verdade, ela é uma criança, e tem todo direito de pular e gritar e subir na gente, mas ela tem essa dualidade que ela precisa aprender a canalizar da melhor maneira. Os homens podem agir como cavaleiros, respeitando-a como dama. Mas quem realmente vai ajudá-la a firmar uma identidade saudável como mulher são as mulheres - o que não é tão intuitivo, já que ela procura os homens.

Acho que é só isso. Kinha, Marcelo, vocês querem acrescentar alguma coisa?

Um abraço,

Sean

segunda-feira, julho 16, 2007

2º domingo de julho

Pedidos/agradecimento de oração:

- Ingrid: pediu para que o pai "vá bem no serviço" e que a mãe arranje um emprego
agradeceu pela vida, família e pela madrasta boa
- Aline: pediu para que a mãe pare de fumar e beber e que arranje um emprego
agradeceu a Deus pelo pastor, que ajudou a mãe
- Weverton: pediu para que a mãe arranje um emprego e pague as dívidas
pediu para que o pai pare de beber e procure uma igreja
agradeceu porque Deus usou os seus amigos para trazê-lo na igreja e pelos livramentos
(parece que um carro quase o atingiu)
- Jeliel: pediu para que a mãe pare de beber e volte bem do RJ
agradeceu pela vida e "pelo seu amor"
- Lanai: pediu para que ela possa ir para o interior (ver o avô) e que a madrasta encontre serviço
agradeceu pelo bisavô, que está bem de saúde

sábado, julho 14, 2007

2o domingo de julho

Oi pessoal

Desculpem a demora para compartilhar como foi o 2º Domingo. Realmente tinha me esquecido disso! Pessoal do 3º Domingo, mil desculpas!! Acho que neste Domingo vcs podem contar a 2ª lição do novo livrinho, ok?

Equipe do 2º Domingo: tia Beth e Kaori (c/ as crianças); eu, pr. Elbio e Mayumi (c/ os juniores)

No louvor cantamos todas as músicas que estavam no Flip Chart.
Com os juniores, relembramos a lição dada no 1º domingo e depois dividimos eles em duas classes. Então, pedimos para que eles fizessem qualquer objeto em argila e depois nos contassem qual a utilidade do que fizeram. O objetivo desta atividade era enfocar que, assim como cada um sabia exatamente para quê servia a escultura que fez em argila, Deus, melhor do que ninguém, sabe o que é melhor para nós porque Ele é o nosso Criador (vínculo com a lição de Samuel: o povo queria um rei, mas Deus é que sabia o que era melhor para eles). E, a forma de sabermos seus propósitos para cada um de nós é por meio da Bíblia, indo à igreja e orando.

Todos os juniores sabiam dessas coisas na teoria, mas falaram que não aplicavam isso em suas vidas. Falamos então sobre pedir perdão por não fazer o que agrada a Deus e tentar mudar.

Por isso, antes do lanchinho, 3 deles oraram e pediram desculpas a Deus pelos nossos pecados e ajuda para fazer o que agrada a Ele nesta semana. O mais legal é que depois disso, 3 juniores que estavam dando muito trabalho no dia mudaram radicalmente de comportamento e até começaram a limpar tudo sem que pedíssemos ajuda.

No fim, entregamos saquinhos de doces que a tia Beth tinha preparado.

Bom, acho que é isso aí. Depois passo os pedidos de oração e agradecimentos (teve uns muito legais!!). Desculpa de novo para a equipe do 3º domingo!!

Abraços,
Cris

quarta-feira, julho 04, 2007

1o domingo de julho

Pessoal,

Eu acho que estou começando a me acostumar com a gritaria e a violência da criançada lá de São Remo. Como a Lídia comentou, houve uma briga em que precisou utilizar o cartão amarelo, a Isaura e o Vitor podem ter ficado assustados, mas para mim, foi mais uma briga, isso é ruim pois isto indica que eu estou começando a ficar acostumado com tudo isso, pois eu me lembro que nas primeiras vezes em que fui até lá eu também fiquei bastante assustado com a violência deles.

Na divisão das classes, como a Lídia comentou, eu fiquei com as crianças maiores (10-12) com o Pr. Élbio. As 'crianças' ficaram bravas quando eu os chamei de crianças, eles comentaram que são 'pré-adolescentes'... Eu tive que dar uns berros para eles ficarem quietos para começarmos a classe, eles ficaram assustados com o berro mas funcionou, eles sentaram rapidinhos, acho que preciso rever o procedimento...

Na classe fizemos uma revisão da história de Samuel (primeira lição) e pude perceber que o 'Nem' e a Tainá assimilaram tudo, em seguida fizemos a lista de pedidos de oração e para minha alegria, tivemos um motivo de agradecimento que foi o emprego do pai do Jonh Leno. Ao final, depois da oração, o Pr Élbio fez um comentário que eu achei bem legal e vale a pena divulgar a todos, ele cobrou das crianças se elas tem orado em casa pelos pedidos e se tem falado aos pais que estão orando por eles, comentou que os pais precisam saber que eles estão preocupados com eles e que estão orando por eles e que isso faz toda diferença.

Abaixo, a lista de pedidos de oração:
- Jonh Leno: mãe pare de fumar (fuma 2 maços por dia) e agradecer pelo pai que arrumou emprego.
- Amanda: cure a dor no joelho.
- Ingryd: Mãe e madastra arranjem emprego e a tia pare de beber. Ajudar na reforma que está sendo feito na casa.
- Stephanie: Patroa da mãe pare de beber.
- Aline: a mãe arranje emprego (desempregada desde janeiro).
- Fabrício: os pais parem de beber.
- Taislaine: os pais parem de beber e curar o resfriado dela.
- Tainá: Avó pare de beber e fumar e que dê certo a visita da mãe, ela está vindo na sexta-feira. A tia-avó fique curada de catapora e que ela (Tainá) melhore do resfriado.

Acho que é isso, uma boa semana a todos.

Massa.

1o domingo de julho

Oi pessoal

Domingo foi muito bom! Vou contar um pouco, depois o Massa e a Midori complementam.

Fomos eu, Massa, Dórys, Ronaldo, Gabriel e o Nilton para ficar com os adolescentes e a Kathy para dar aula de teclado e contamos com a preciosa ajuda do Pr. Élbio. Foram também para conhecer o trabalho lá em São Remo, o Vitor e a Isaura (mãe e filho). O Vitor ficou junto com o Nilton com os adolescentes e a Isaura com as crianças.

Logo no início teve uma briga entre o Bruno e acho que era o Douglas. Eu não vi, mas o Vitor disse que ficou assustado com o nível da briga. Falei então para eles pedirem desculpas um para o outro e se abraçarem, mas o Bruno não quiz o abraço, mas aceitou e pediu desculpas.

Bom, para acalmar os ânimos, comecei dando os recados dos cartões amarelo e vermelho e por mais que seja repetitivo, vale sempre estar lembrando (e ameaçando ...). Esqueci de falar do gesto de levantar o braço quando queremos silêncio. Isso também é muito importante.

Começamos então o louvor com 3 músicas que o Massa preparou que não lembro os nomes (Massa, help me...).

Separamos em grupos e as crianças menores subiram com a Dorys, com o Ronaldo e com o Gabriel.
Depois demos o versículo da 1ª lição do livro dos Reis, montada numa coroa dourada, tipo quebra cabeça, feito pela Midori.
Depois que as crianças decoraram o versículo, fizemos uma brincadeira para elas montarem o versículo até contarmos até 15. Todos queriam participar mas como não tínhamos tempo, só duas crianças montaram os versículos.

O Massa contou a história da lição 1 do livro dos Reis, com uns bonequinhos feito com papel espelho pela Midori, muito lindos! Usamos o flanelógrafo para grudar os bonequinhos. Falou sobre Samuel (de novo, pois já tínhamos dado em Juízes), mas deu ênfase sobre o pedido do provo de um rei para governá-los.

Separamos em 2 classes: eu fiquei com as crianças de 7/9 junto com a Isaura e o Massa e o pr. Élbio ficaram com as crianças de 10/12 anos. Na minha classe, recapitulei a história e depois levantamos os pedidos de oração. As crianças queriam desenhar> mas, por falha minha, não levamos a lição do caderno de atividades.

Pedidos de oração:
Lanai - pediu para orarmos para que o pai consiga construir logo a casa deles
Netinho - para o pai parar de xingar e bater na mãe
Érica - para a mãe arranjar emprego
Érick - mãe parar de fumar e que o dinheiro que ela tem para receber chegue logo e para ele conseguir a bolsa família na escola
Raquel - para o tio Antonio parar de fumar e o tio Marcelo sair da cadeia
Beatriz - para o avô para de beber, para o pai parar de fumar e parar de bater na mãe e para o irmão Fabrício parar de bater nos outros
Douglas - pai e mãe parar de fumar, para o pai parar de beber e para a mãe arranjar emprego
Adauto - para o pai parar de beber
Amanda - para a mãe Helena parar de beber, de fumar e arranjar um trabalho e para eles mudarem de casa

Bem, acho que foi isso!
Um abraço e boa semana à todos!
Lídia

sábado, junho 30, 2007

4o domingo de junho

Pessoal,

Desculpe-me também e segue o relatório das crianças menores:

4º domingo – 24/06/07

Fizemos um mini teatro do livro de Max Lucado – Você é especial – sobre autoconfiança.

Participantes: Narrador : Dirceu
Eli: Chaki
Lucia : Aya
Marcinelo : Celia
Figurantes e Equipe de Apoio : Nilton e os jovens

Faltou o Son para dar mais ênfase na peça, mas como ele estava com amidalite não pode participar e esperamos que ele já esteja recuperado e viajando para São Gabriel – no Amazonas. Vamos estar orando por ele.

Primeiros louvamos e depois foi apresentação da peça que levou uns quinze minutinhos, foi encenado no pátio dos brinquedos, pena que algumas crianças distraíram com as pipas no ar, porém algumas crianças ficaram interessadas. No final, a Lanai falou que Eli é Deus, super legal, né!!!

Louvor que lembrei: Se eu fosse um elefante, Andando com Cristo...

Fiquei contente em fazer o Marcinelo (no próximo espero estar melhor), pois treinamos no dia e vocês sabem esquecemos de algumas falas. Parece que na peça encenada na Igreja só tinha o narrador, mas quisemos que os personagens falassem durante a peça para as crianças sentirem os personagens.

A Raquel e a Maria Eduarda falaram me que daria somente estrelinhas para mim, mas depois analisaram, mas você também merece bolinhas cinzas por não atenção a elas.

Perguntei para elas : vocês merecem estrelinhas ou bolinhas cinzas?. A Raquel me respondeu mereço cinza porque outro dia ela apanhou da mãe por ter feito uma coisa errada e perguntei se ela a mereceu disse que sim e que procuraria melhorar na próxima.

No próximo 4º domingo estou pretendendo fazer um bolo junto com atividade do livro – Obediência, orem por mim!!!

Após a peça as classes foram dividas, fiquei com os menores junto com o pastor Elbio que me deu um valioso apoio sobre a conclusão da peça. Fizemos algumas perguntas da peça, se elas gostaram, a Débora disse que não, mas a Vivian disse que gostou. O Vitor deu muito trabalho e foi obrigado a sair da sala.

Quanto a atividade demos um papel sulfite em branco e pedi para que as crianças desenhassem uma bolinha cinza e uma estrelinha e depois colassem gliter prata e dourado, porém tivemos dificuldades, pois elas pediam os modelos para desenhar. Acho que deveria ter trazido já desenhado por elas ainda serem pequenas- falha minha!!!

Oramos para o lanchinho, comemos na sala para não misturar com as crianças mais velhas.
O Bruno continua danadinho, sempre pega um bolo a mais.

Pastor Elbio, estarei orando pelos seus estudos na faculdade l!!!

Crianças : Vitor, Beatriz, Vivian, Bruno, Mikael, Debora, irmão da Vivian, etc.

Abraços

Celia
PS
Salmos 25:4 e 6 : Mostra-me, Senhor, os teus caminhos ensina-me tuas veredas,guia-me com a tua verdade e ensina-me pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.

sexta-feira, junho 29, 2007

4o domingo de junho

Olá pessoal,

Nesse último domingo (24/06) apresentamos juntos às crianças de São Remo o teatrinho baseado no livreto 'Você é muito especial'.Participaram todas as crianças (menores e maiores), e contamos com o apoio do Nilton e dos adolescentes para compormos a equipe.

A pequena peça foi apresentada de forma breve, contando com uma boa dose de improviso.Uma pena que as crianças bagunçaram um tanto durante a peça, boa parte disso devido ao fato de realizarmos ela na parte aberta, bem na hora que tinha um monte de pipas no céu... :-(

Alternamos 3 canções entre o início da peça e no final.Após a peça fizemos algumas perguntas para elas a fim de recapitular o teatro e ver se elas entenderam a mensagem.Em seguida, separamos todas as crianças, de modo que cada 'tio' ficou com um grupo de cerca de 6 crianças.

No meu grupo perguntei se elas tinham gostado da peça e todas disseram que sim (ufa!).Comentei mais um pouco da peça, peguei em seguida os pedidos de oração e no final oramos juntos.Depois foi só a hora do lanche, que por sinal eles sempre gostam. :-)

Peço desculpas pela demora em passar as informações a todos.

Abraços,
Dirceu

quinta-feira, junho 21, 2007

3o domingo de junho

Resumo das atividades do 3º domingo:
Equipe: Sean, Helen, Kinha, Nogi, tia Ana e Marcelo.

Crianças – bastante.

Bom, iniciamos as 16.15h com momentos de louvor com as musicas: A alegria, elefante, ao cantar-ao brincar (não sei o nome desta musica) e leia a bíblia (tbem não sei o nome desta).

Fim do livro sobre os juizes e Fizemos um concurso bíblico como sugestão do Elbio. A turma dividida em duas equipes para responder as perguntas que bolamos sobre o livro de juizes. Bom, parece que a historia foi bem assimilada pelas crianças (pelo menos para os mais assíduos). A atividade já previa algumas gritarias e, por isso as crianças estavam BEM agitadas. Tivemos de berrar em alguns momentos e desobediência de algumas crianças que formam brincar no escorregador transformando a atividade bem desgastante para nós da equipe. Decidi que as crianças ficariam sem o lanche (ditador), porém esqueci de informar o motivo às crianças que ficaram inconformadas com a minha decisão......

Com a mensagem do domingo aprendi na pele que não há crescimento sem frustração. Pensei que a minha experiência durante todos esses anos eu já sabia quase tudo sobre criança, mas Deus tem mostrado que cada vez mais devo depender totalmente e somente Dele. Estou meditando bastante sobre o ocorrido e peço a equipe esteja orando por mim.
No amor de Cristo,
Marcelo.

3o domingo de junho

Olá,

A aula na classe dos pequenos começou com oração. Oramos pelas famílias dos alunos. Os pedidos de todos eles foram pelas famílias.

A aula foi sobre o dilúvio, enfatizando que Deus salvou Noé e sua família e que: É Melhor Obedecer.

Utilizamos as figuras coloridas da revista, recortadas em cartolina. Também utilizamos uma bacia e um barquinho, enchendo a mesma com ãgua para simular o dilúvio. No final, falamos sobre o culto que Noé prestou, agradecendo a Deus e sobre o sinal de Deus, o Arco no céu. Depois eles coloriram o trabalho manual com guache e pra finalizar, a Ana levou um delicioso bolo de cenoura com chocolate! Foi um tempo muito bom.

Um abraço,
Helen

quarta-feira, junho 13, 2007

2o domingo de junho

Olá,

O domingo foi bem tranqüilo com as crianças maiores. Estavam presentes: Leandro, Fabrício, Taislaine, Aline, Netinho ( Diógenes ), Erick, Adauto, Raquel, Ingrid, Amanda, Lanai, John Lenon e Douglas. ( 13 crianças )

Após o momento de louvor, dividimos as classes. A Zizi e eu ficamos com a classe dos maiores. Na verdade, a aula foi um pouco improvisada. Brinquei de “forca” com eles ( usando a palavra obediência ) e “O Mestre mandou”. Não contei nenhuma história bíblica. Somente reforcei a importância da obediência ( seguindo a lição de Rute ).

Depois, eles desenharam situações em que obedeceram as suas mães. Alguns se desenharam arrumando a casa, outros indo à padaria, outros indo buscar algo na casa da tia, etc.

No geral, tentei seguir um programa de aula que já estava montado pela Cris.

Enquanto eles desenhavam, eu fui conversando e anotando os pedidos de oração:
- Raquel: pediu pelo seu tio Carlos que operou e pelo seu tio Marcelo que está preso
- Ingrid: pediu para Deus proteger seu pai quando vai ao trabalhopara a sua mãe, Simone, continuar trabalhandopara seu irmão, Wilcker, melhorar de saúdepara a sua madastra, Leuzeni, conseguir um emprego
- Amanda:pediu oração para a sua mãe, Helena, parar de beber e de fumarpara a sua mãe conseguir um emprego
- Lanai:pediu oração para que a sua mãe, Simone, venha busca-la para morar com ela.
- John Lenon e Douglas:pediu para que seu pai, Domingos, pare de fumar e de beberpediu oração para que sua mãe, Valdenice, pare de fumar
- Netinho ( Diógenes )pediu oração para que o seu pai pare de chamar a sua mãe de inútil, preguiçosa e porca
- Erickpediu oração para que a sua mãe, Laurenice, pare de fumar e comece a dar mais atenção a ele
- Adautoagradece a Deus por estar vivo, apesar do atropelamento( na terça feira da semana passada, ao atravessar a rua para ir a escola, foi atropelado por uma moto que passou no farol vermelho. Felizmente, não aconteceu nada de mais sério, apesar da batida forte. Somente está com um machucado no joelho e no rosto ) agradece que o pai está vivo, apesar de ter se afogado no começo do ano.
- Leandro:pediu oração para que seu pai, Minéo, pare de beberpara que a mãe arranje emprego
- Fabrício e Taislaine:pediu oração para que a mãe pare de fumar e o pai pare de beber
- Aline:pediu oração para que o seu tio pare de brigar e bater na sua tia.
Abraços a todos.
elbio

2o domingo de junho

Bem, acho que vou aproveitar e escrever sobre o domingo.
No louvor cantamos algumas músicas dos cartazes, acho que eu não sei o nome delas...
Bom, na classe de 3 a 6 tivemos a presença de 13 crianças: Bruno, Bianca, Beatriz, David, Miriam, Norali, Vitor, Greicilene, Maria Eduarda, Vilker, Euderson, Gustavo e mais um menino.

Contamos com a presença das adols: Mayumi, conosco e da Sara e da Zizi, na classe dos maiores com o Pr. Elbio. Elas queriam ver como era e ajudaram bastante mesmo. (Acho que elas gostaram bastante... e as crianças tb.)
Fizemos uma atividade começando com o sorteio de nomes de bichos e, para cada um foi dado um desenho com o animal sorteado para ser pintado com giz de cera, colar os olhos do animal e prender o desenho na camiseta.
Depois brincamos de escolher um amiguinho para entrar na arca de Noé( um pequeno círculo feito com cadeiras).
A Solange teve uma ótima idéia: na hora de entrar na arca, cada um tinha que fazer o barulho do seu bicho, foi muito bom!
Nós cantamos uma música que faz gestos de animais(idéia do Bruno) que eles aprenderam faz um tempo.

Pedidos de oração:
Bruno-mãe, Patrícia voltar a morar juntos.
Cássia, tia do Gustavo-mãe, Socorro parar de beber.
Maria Eduarda- mãe, Zilmar ficar boa
Beatriz- pai, Minel parar de beber.
David e Miriam- pai, Grober e a mãe, Mirabel

Acho que a Solange pode estar colocando o que ela viu e ouviu também.
Bom, uma boa semana e um abração prá todos!
Beth

quinta-feira, junho 07, 2007

1o domingo de junho

Oi pessoal !! Como estão todos?

Bem , vou passar o relatório desse domingo. O louvor foi bem legal, aprendemos músicas novas, as crianças adoraram.
Depois dividimos em classes, eu e o Ronaldo ficamos com os menores, estavam presentes: Débora, Vítor, Renato, Beatriz, Bianca, Maria Eduarda e seu primo, Gabriel, Carlos Henrique,Noralli, Davi e sua irmãzinha, Mírian. Como sequencia, dei a 4ª lição do livrinho " Obedecendo a Deus", Lá vem os bichos.... Relembrei o começo da história de Noé, de como ele obedeceu e falei dos animais que ele colocou na arca. Frisei sobre a obediência em relação à Deus e que temos que ter paciência, confiar em Deus. Falei sobre a importãncia dos animais e de como temos que cuidar deles. Como atividade levei uma folha com 6 erros com o desenho da arca de noé, eles não conseguiram fazer, estava muito difícil.
Na hora da oração não havia nenhum pedido em especial, no geral, eles se comportaram muito bem e participaram bastante.
Bom, acho que é isso!

Um grande abraço
Dorys

terça-feira, junho 05, 2007

Pedidos de oração

Como é bom ver a Igreja cheia!

Fomos eu, o Massa, a Midori, a Dórys, Ronaldo, Nilton, Kathy (para dar a 1ª aula de teclado), Pr. Élbio e a Sara.
Ao todo foram umas 29 crianças, sendo 18 juniores e 11 pequeninos.
Começaram umas 5 crianças novas - Crislaine (10), Tais (10), Davi (5) Miriam (4) e mais um menino (?), que não lembro o nome. O Davi e a Miriam são irmãozinhos, são muitos fofos!
A Sara falou que vieram muitos adolescentes novos também!

Começamos com o louvor e cantamos 3 músicas, uma das músicas era do CD da Turma do Printy e como a Tainá disse, o Massa estava animado mesmo!
Depois demos um versículo para as crianças decorarem - " Eis como será abençoado o homem que
teme ao SENHOR!" - Salmo 128:4, como introdução para a história de Rute.

Separamos em classes, os pequeninos ficaram com a Dórys e o Ronaldo, e 7-9 ficaram comigo e com o pastor Élbio e 10-12 ficaram com o Massa e a Midori. Resolvemos fazer essa divisão como fazíamos antes, para podermos conter um pouco mais a bagunça e ter um espaço para conversar e orar.
Na medida do possível, acho que foi bom! Na nossa turminha, ficaram 11 crianças e contamos a história de Rute, cap. 14 que conta sobre o acordo que Boaz faz com o parente e sobre a importância de Rute, que resoveu seguir à Deus e foi abençoada! Casou-se com Boaz e teve um filho, Obede. E contamos que Obede foi avô do rei Davi, até chegar em Maria, mãe de Jesus. As crianças ficaram muito interessadas quando souberam que Jesus era da família de Rute.

Depois fizemos a atividade do caderno e por fim oramos. São os seguintes pedidos de oração:
Netinho - para o pai não xingar a mãe
Adauto - agradecer pela vida do pai que quase se afogou e para ele parar de beber
Érica - para que o pai pague a pensão para a mãe
Marquinhos - para o pai parar de beber
Jamile - para o pai sair da cadeia
Raquel - para o tio sair da cadeia e para a mãe ficar boa pois está doente
Lanai - para a madrasta encontrar um serviço

Estive pensando nesses pedidos de oração e o que tem por tras daquelas carinhas (muito preocupadas). Imagino que quando o pai xinga a mãe, ou volta bêbado para casa, deve ser num clima de brigas e choros e as crianças com medo, sentindo-se inseguras. Com o pai na cadeia ou não pagando a pensão, com o desemprego, imagino a falta de dinheiro, de comida, de esperança. Enfim, deve ser muito difícil para elas. Então, eu queria estar pedindo para que nessa semana, estejamos orando por cada um desses pedidos, pois ao contrário do que à vezes pensamos, esses pedidos, não são em vão. É uma coisa que está preocupando muito esses coraçõezinhos.

A Ingrid e a Amanda não vieram pois tinham ido num aniversário. Vimos elas passando em frente da igreja, todas arrumadas, bem bonitinhas, para irem na festa. O Pr. Élbio perguntou para a Lanai, irmã da Ingrid, por que ela não tinha ido à festa e ela disse que preferiu muito mais vir à igreja do que ir no aniversário. Achei muito lindo! Como aprendo com essas crianças!

Bem gente, acho que foi isso.
Boa semana à todos,

Um abraço,
Lídia

1o domingo de junho

Como é bom ver a Igreja cheia!

Fomos eu, o Massa, a Midori, a Dórys, Ronaldo, Nilton, Kathy (para dar a 1ª aula de teclado), Pr. Élbio e a Sara.
Ao todo foram umas 29 crianças, sendo 18 juniores e 11 pequeninos.
Começaram umas 5 crianças novas - Crislaine (10), Tais (10), Davi (5) Miriam (4) e mais um menino (?), que não lembro o nome. O Davi e a Miriam são irmãozinhos, são muitos fofos!
A Sara falou que vieram muitos adolescentes novos também!

Começamos com o louvor e cantamos 3 músicas, uma das músicas era do CD da Turma do Printy e como a Tainá disse, o Massa estava animado mesmo!
Depois demos um versículo para as crianças decorarem - " Eis como será abençoado o homem que
teme ao SENHOR!" - Salmo 128:4, como introdução para a história de Rute.

Separamos em classes, os pequeninos ficaram com a Dórys e o Ronaldo, e 7-9 ficaram comigo e com o pastor Élbio e 10-12 ficaram com o Massa e a Midori. Resolvemos fazer essa divisão como fazíamos antes, para podermos conter um pouco mais a bagunça e ter um espaço para conversar e orar.
Na medida do possível, acho que foi bom! Na nossa turminha, ficaram 11 crianças e contamos a história de Rute, cap. 14 que conta sobre o acordo que Boaz faz com o parente e sobre a importância de Rute, que resoveu seguir à Deus e foi abençoada! Casou-se com Boaz e teve um filho, Obede. E contamos que Obede foi avô do rei Davi, até chegar em Maria, mãe de Jesus. As crianças ficaram muito interessadas quando souberam que Jesus era da família de Rute.

Depois fizemos a atividade do caderno e por fim oramos. São os seguintes pedidos de oração:
Netinho - para o pai não xingar a mãe
Adauto - agradecer pela vida do pai que quase se afogou e para ele parar de beber
Érica - para que o pai pague a pensão para a mãe
Marquinhos - para o pai parar de beber
Jamile - para o pai sair da cadeia
Raquel - para o tio sair da cadeia e para a mãe ficar boa pois está doente
Lanai - para a madrasta encontrar um serviço

Estive pensando nesses pedidos de oração e o que tem por tras daquelas carinhas (muito preocupadas). Imagino que quando o pai xinga a mãe, ou volta bêbado para casa, deve ser num clima de brigas e choros e as crianças com medo, sentindo-se inseguras. Com o pai na cadeia ou não pagando a pensão, com o desemprego, imagino a falta de dinheiro, de comida, de esperança. Enfim, deve ser muito difícil para elas. Então, eu queria estar pedindo para que nessa semana, estejamos orando por cada um desses pedidos, pois ao contrário do que à vezes pensamos, esses pedidos, não são em vão. É uma coisa que está preocupando muito esses coraçõezinhos.

A Ingrid e a Amanda não vieram pois tinham ido num aniversário. Vimos elas passando em frente da igreja, todas arrumadas, bem bonitinhas, para irem na festa. O Pr. Élbio perguntou para a Lanai, irmã da Ingrid, por que ela não tinha ido à festa e ela disse que preferiu muito mais vir à igreja do que ir no aniversário. Achei muito lindo! Como aprendo com essas crianças!

Bem gente, acho que foi isso.
Boa semana à todos,

Um abraço,
Lídia

segunda-feira, junho 04, 2007

1o domingo de junho

Pessoal,

Neste final de semana passamos a última parte da história de Rute, Noemi e Boaz. As crianças não aguentavam mais ouvir falar de Boaz, pois esta história se arrastou por várias semanas e liçoes, acho que elas tem razão. Começamos a ED com uma música nova do CD ‘Os ovelhas’ (isso mesmo, ‘Os’) com gestos e dança, apesar de ter dado um ‘branco’ na hora, pegamos o CD e aí ficou fácil cantar, dançamos bastante e a Tainá até comentou assim ‘você está animado hein!’. Cantamos mais 2 músicas: ‘Andando com Cristo’ e uma outra de um outro CD que esqueci o nome, fizemos a brincadeira do varal para decorar o versículo do dia, Salmos 128:4. Após o louvor, dividimos em classes, onde os menores de 6 ficaram com a Dorys e o Ronaldo, as crianças de 7, 8 e 9 anos ficaram com a Lídia e as crianças maiores ficaram comigo. Eu acho que a divisão foi boa pois pude identificar nome com rostos e assim memorizar, pois só assim que temos um tempo de ouvir o que eles pensam e como se comportam. No final da classe gastamos um tempo ouvindo os pedidos de oração e terminamos com uma oração. O que eu, Midori e a Lídia concluímos é que foi muito bom a divisão de classe mas que devemos manter a história para todos (sem classe), consideramos que seria interessante mesclarmos entre fazer o ‘geral’ e classe. O lanche foi tranquilo e as crianças comeram o bolo que a Lídia fez, as crianças gostaram bastante do bolo. O pastor Élbio comentou que a Cris sugeriu que fizessemos um concurso Bíblico p/ vermos o quanto as crianças aprenderam. Eu acho que seria interessante substituirmos a lição 15 (última do livro) pelo concurso, pois esta lição é uma revisão do livro. Uma outra preocupação do pastor Élbio é com relação a sequência das lições pois o livro está chegando ao fim, na prática chegou ao fim (a lição 15 é revisão), portanto, acho que seria interessante todos nós começarmos a dar uma pesquisada e já levar uma sugestão para o dia 16, o que você acham? Bom, acho que é isso, se alguém quiser complementar, fique a vontade. Eu já ia me esquecendo, a Cathy foi ontem e começou a ensinar teclado para Cecília e ‘y’ (esqueci o nome), estou super contente em ver que o grupo dos adolescentes (valeu Nilton!) tem aumentado e mesmo o número de crianças tem aumentado, é um desafio e responsabilidade de sermos o condutor da palavra de Deus para essas vidas.

Crianças novas na faixa de 10 a 12 anos: Tais e Crislaine.

Pedidos de oração das crianças entre 10 a 12 anos:
Leandro – o pai parar de beber
Taislaine – os pais parem de brigar
Tainá – avó pare de fumar e beber
John Lenon – pai pare de beber e fumar e a mãe pare de fumar
Stephane – patroa da mãe pare de beber

Prof. Massa, Midori, Lídia, Dorys, Ronaldo, Cathy, Pr Élbio, Sara e Nilton.
Crianças: 29

Será que alguém pode publicar isso? Obrigado e uma boa semana a todos.
[]s,
Massa
Felix Harada

quinta-feira, maio 31, 2007

4o domingo de maio

27/05/2007

Crianças : Raquel, Vitor, Fabrício, Kelvin, Andréia, Débora, Maria Eduarda, Norali, Henrique, Bruno, David, Miriam.

Pastor Elbio me ajudou na classe, muito obrigada, o senhor é uma benção para a comunidade de São Remo.

Peço desculpas pela minhas falhas em não reportar ultimamente, estava com problema interior e que alguns perceberam e me ajudaram com orações e também com o trabalho, que agora estou pegando o jeito.

No domingo, continuamos com o livro da APEC com a lição 3 sobre Noé tem filhos obedientes, comentei com as crianças que haviam pessoas que não acreditavam em Noé e no dilúvio, porém Sem, Cam e Jafé foram obedientes e ajudaram o pai a construir a arca com as figuras do livro e que devemos ser obedientes também.

E depois fizemos a atividade : colar palitos na folha A4 onde estava desenhado uma arca e fizemos barcos de papel.

Francamente falando gosto de estar com as crianças para brincar nos tempos em que eu era criança e por isso noto que falta muita coisa em mim como leitura bíblica, brincadeiras, louvor...., farei o possível para melhorar.

Fiquei feliz quando o Bruno falou : - eu lembro da sua aula sobre a mamãe de Jesus e ele disse que foi Ana e aí eu disse que era Maria e que Ana era mãe de Samuel. Sei que ele estava errado, mas pelo menos ele lembrou da aula dos juizes, pelo esforço valeu.

A Raquel, Ivo e outras crianças disseram: - posso lhe ajudar!!
Disse que sim, que solidariedade!!! E espero que continuem assim, em nome de Jesus!!!

Pastor Elbio, conto com o seu apoio em me corrigir!!!

Doris, favor somente contar o final da história de Nóe que disse que a próxima tia ia contar!!!

Mudando de assunto a Gorete comentou que as gêmeas (Bianca e Beatriz), Leandro e Marcos estavam no lixão que se localiza antes de entra na escola dominical e acharam uma bolinhas coloridas que logo pegurtaram p/ ela se podiam comer e a Gorete pediu p/ jogar fora. Nossa que perigo e fico triste por não poder ajudar, é somente por Deus que elas saíram ilesas desta vez!!!

Também comentou de um rapaz que participava da escola dominical no tempo da Kátia foi encontrado morto em Jaguaré!!

Levei bananas que ia distribuir junto com o bolo, porém esqueci da hora. Entretanto as crianças já tinham ido embora e ficaram a Raquel, Maria Eduarda na sala e o Vitor do lado de fora e dei p/elas.

E de repente apareceram as crianças querendo as bananas que surgiram do nada e pegaram as três restantes e foram embora de repente!!! Presenciar este fato nota-se o quanto elas necessitam de alimentos!!!

Abraços

Celia

quarta-feira, maio 30, 2007

4o domingo de maio

Olá Elbio e pessoal,

Nas canções não consigo me recordar exatamente. Sei que uma delas era 'Andando com Deus'. As outras duas até peço ajuda da Alê que está em cópia pois ela nos ajudou (obrigado!).

Na aula, passamos uma atividade focada em Rm 12:21(Não deixem que o mal vençam vocês...).Não seguimos a apostila padrão.Dessa forma, colocamos uma fita adesiva na boca de cada criança para que eles ficassem literalmente 'caladas' e aprendessem a suportar e/ou ter paciência nos momentos em que se sentirem incomodados com algo.

A Aya explicou que nesses momentos, em que as crianças se sentem na vontade de se vingar (ex: uma criança bate em vc, te ofende, ou pega algo seu...) ... é preciso lembrar de Deus e dessa Escritura para ser forte e suportar com Jesus. No final, as crianças que aguentassem pacientemente a fita adesiva na boca ganharam uma surpresa (um bis).

Para memorizar a Escritura, repetimos ela várias vezes e fizemos que elas escrevessem em um papel e levassem como lembrança. Foi isso.

Abraços,

Dirceu.

quinta-feira, maio 24, 2007

3o domingo de maio

Ola equipe,

Desculpe a demora.

Terceiro domingo:

Equipe – Sean, Helen, Kinha, Keila, Nogi e eu.
O pastor não estava e a Cecilia ficou na portaria controlando a entrada das crianças.
O louvor foi super legal, as crianças participaram com gestinhos e descobrimos uma nova, porém velha (brincadeira Helen), instrumentista.
Fizemos uma recapitulação de toda a historia de Rute e iniciamos o cap.13 do livrinho quando Boaz vai conversar com o parente mais próximo para falar sobre Rute.
O versículo foi o de Rute 3.18 – Agora espere até saber o que vai acontecer. ESPERE. Saber esperar a vontade de Deus.
Na atividade montamos uma trouxinha com comida como a forma com que Boaz disse que iria cuidar de Rute e fizemos uma colagem de peixe, símbolo de cristão da época, e assim, relacionamos o velho e o novo. O velho símbolo de sustento e o novo através de Cristo.

O domingo foi super tranqüilo.

Boa semana a todos.

No amor de Cristo,

Marcelo

sexta-feira, maio 18, 2007

2o domingo de maio

olá pessoal!!!
achoq escrevi só pro pessoal dos adolescentes, então vo manda de novo como q foi o culto domingo!!!
acabo indo só eu a cris, demos uma folga pra mães (beth, rose e solange) hehe...como era culto especial de dia das mães agente não teve aula bíblica, mas foi muito bom estar lá e ver o quanto os adols estão se empenhando nas apresentações, nesse culto o liniker tb apresentou e conversei com ele um pouco e ele disse q agora ta firme. parece q ele ta mudado mesmo e afim de leva cristo a sério. a taína tb esta apresentando junto com eles e parece q passará para os adols tb.tb teve a apresentação das crianças, foi muito legal. apesar de não estar sempre com eles é sempre muito bom ver elas apresetando.
acho que é só!! a cris pode fala mais, eu acho neh...flw ae galera!!

abraçosss

ameixa

quarta-feira, maio 09, 2007

1o domingo de maio

Oi pastor! OI pessoal!

om, para mim foi muito corrido porque tivemos uns 20 minutos para passar a lição. Fomos eu, Ronaldo, Gabriel( meu marido e meu filho), Lídia, Massa e a Midori.

Fizemos o louvor e depois treinamos a música"o amor do nosso Deus", foi muito lindo, aTainá e o Eric ficaram na frente fazendo os gestinhos e os outros imitaram, eles participaram bem.

Depois separamos em 2 classes, fiquei com os pequeninos .Estavam presentes: Beatriz, Bianca, Bruno, Maria Eduarda, Vitor, Carlos Henrique, Mikael,Hawan, Renato,Vinicius, o irmãozinho da Ingrid e a Debora. O Vinicius era da outra turma, mas acabou ficando com eles. Como combinado, adotamos o livro da Apec 'Deus cuida de mim" e comecei pela primeira lição que fala sobre Jesus que cura. Levamos alguns remédios para eles verem e perguntamos se eles gostavam de ficar doente e tomar remédios. Eles responderam que não , aí mostramos uma caixa de remédio encapada escrita Jesus e falamos que esse remédio curava realmente, falamos do grande Amor De le e que Ele não estava presente só na hora em que ficávamos doentes, mas também quando ficávamos tristes, sozinhos , alegres, etc...

Eles bagunçaram um pouco, dei cartão amarelo para o Renato pela bagunça,o Hawan porque batia no Bruno e o Bruno porque cuspiu no Hawan. Oramos juntos e a Maria Eduarda pediu pela avó Maria que se encontra doente, e o Bruno pela mãe que está em Jundiaí tentando uma reconciliação com o pai do Euderson ( foi o que eu entendi) No final descemos e havia algumas crianças fazendo o cartão do dia das mães, os que já haviam feito ficaram brincando, eles pegaram "fogo" e depois para conter a bagunça foi um pouco difícil. Bem, acho que foi issso!!!!! Um grande abraço!!!!

Dorys

1o domingo de maio

Oi pessoalEstou só o pó... brincadeirinha he...he... já deu para descansar!Domingo foi muito bom, apesar de ter sido um pouco corrido pois tivemos várias atividades com as crianças.

Fomos eu, Massa, Midori, Dórys, Ronaldo e Gabriel (filho da Dórys e do Ronaldo). Chegamos umas 15:30 + ou - e tivemos um tempo de oração juntos com o Élbio e a Sara. No total foram 33 crianças - 12 pequeninos e 21 juniores.

Começamos com o louvor cantando 2 músicas: Uma que fala - " Deus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro... " e outra " cantando, cantando, cantando ao meu Senhor, joguei a tristeza fora ...".Logo em seguida, ensaiamos a música " O amor do nosso Deus ". A Tainá e o Érick ficaram na frente para passar a coreografia dos gestinhos. Gente, a Amanda canta muito! As crianças aprenderam tudo. Teve uma hora que parei e fiquei só olhando elas cantarem...Muito lindo! Só por isso já valeu!

Separamos os grupos e os pequeninos subiram para a classe com a Dórys, com o Ronaldo e o Gabriel. Passamos para a história de Rute, cap. 12. O Massa contou a história e levou um cesto de vime, arroz (para imitar a cevada) e a Midori fez o trigo com jornal - muito legal e depois distribuiu para as crianças levarem para casa (Uma observação que o Élbio fez, foi de que quando dermos alguma coisa para as crianças, entregar na saída, pois senão tumultua muito).

Depois as crianças que não tinham feito o cartãozinho para entregar no dia das mães, fizeram o cartão e depois servimos o lanchinho. As crianças bagunçaram bastante, estavam bem agitadas, foi difícil conter a bagunça.

Conversei com a Tainá e ela disse que quer passar para o grupo dos adolescentes (ela viu a Guigui no grupo). Eu deixei bem claro para ela de que se ela for, não poderá voltar e pedi para ela conversar com o Élbio.

Élbio, ficou muito legal o painel com as fotos dos professores! Um abração e boa semana à todos!

Lídia

quinta-feira, abril 19, 2007

3o domingo de abril

Equipe do terceiro domingo: Eu, Sean, Helen, Kinha, tia Ana, Toshi, Nogi e Keila.

Chegamos e fizemos reunião de oração. O Nogi pediu orações pela sua mãe que foi hospitalizada.
Desculpa, novamente não tenho a lista das crianças que estiveram presentes.
Relembramos a agenda e iniciamos o louvor com instrumento e 4 músicas. A alegria, perto de Deus, cantando-orando-louvando e ....

Separamos o grupo das crianças e juniores. Para os juniores contamos o capitulo 10 e 11 do livrinho através de fantoches (rolo de papel) que encontramos na sala de são remo (ao lado da livraria). Introduzimos a história de Rute até o retorno dela e Noemi para Belém. Como trabalho as crianças colaram macarrão (cru) nas folha e depois coloriram o desenho de Rute catando trigo. Tinha umas folhas de trigo junto com os fantoches e mostramos as crianças.

Fizemos o lanchinho (bem pequeno mesmo) separado e terminamos a ebd.

No amor de Cristo,
Marcelo.

terça-feira, abril 17, 2007

3o domingo de abril

OláFoi muito bom participar desta Escola Dominical. A nossa equipe foiacrecentada do Nogi e da Keila, além de ser a 1ª vez em que o Toshiparticipava conosco. O tempo estava muito bom e as crianças estavamrelativamente calmas. Nasceu um irmãozinho (a?) da Tainá e do Bruno eparece que estão assimilando ter novamente a mãe em casa com outro bebê. O Bruno procurou chamar a atenção, ficando sentado quando todosestavam em pé, ou se escondendo para não fazer o que pedíamos. Depoisde entrar na classe dos pequenos, participou e gostou de fazer otrabalho proposto. Disse que o daria ao Pastor Elbio. (não sei se o fez).Na classe dos menores contamos a história da obediência, ilustrada coma vida de Noé. Ouviram com atenção e participaram respondendo, quandosolicitadas. A Helen tem um dom especial para ensinar as crianças umnovo cântico (novo para eles, mas já conhecido por nós). Tivemos aparticipação de: Henrique, Bruno, Maria Eduarda (que hoje está doente,com febre), Andreia, Kelvin e Débora. Quebrando o tabu, as meninasficaram quietas o tempo da classe, mas os meninos não paravam defalar. Que paciência tem a Helen. Com seu jeito todo especial ecarinhoso, dava atenção a todos e eles se sentiam cada vez mais àvontade. Terminamos com gostinho de quero mais. Até o próximo domingo.PS. O carro do Nogi estava com problema. Será que ele já conseguiu irpara casa?
ana

terça-feira, abril 10, 2007

2o. domingo de abril

ae galera!!! vo conta como foi o culto pra mim.foi legal estar lá e ver mais de 50 crianças participando, ver os adolescentes fazendo várias apresentações. foi muito loko mesmo!!! nem imaginava que eles iriam fazer aquelas apresentações. bom, acho q é só. achoq a tia beth e a tia rose podem falar mais!! haha..ahh, PARABÉNS AE TIA BETH!!! otra coisa! sexta fiquei sabendo que os pais do martim e os pais do helinho, vao para a europa mes q vem e vão visitar a gwen. ai como peguei uma camera com o loid domingo, aproveitei e gravei alguma parte do culto de natal. e alguns depoimentos da galera q conhecia a gwen, ai se alguém mais quiser mandar uma mensagem pra eles lá, pode fala comigo que agente grava alguma coisa, okay? flw ae!!boa semana a todos!! abraços!!!
ameixa

2o. domingo de abril

Oi Pessoal,

Que alegria foi participar neste domingo de Páscoa com a comunidade de São Remo!
Pra mim foi inspirador o culto e principalmente a apresentação dos adolescentes juntamente com o Pr. Elbio.
Foi lindo ver a expressão de Amor e alegria no rosto e no coração de cada adolescentes e eu senti que o que eles mais queriam era transmitir com suas vidas o Amor de Deus!
Foi incrível!!!
Eles estavam de rostos pintado, uniformizados, estavam lindos, eles não queriam nem dar beijinho para não estragar a maquiagem deles e não borrar o rosto das pessoas...
como falei foi inspirador, e eu já imaginei um dia eles quem sabe apresentando no nosso culto aqui na Saúde, seria muito muito legal.

O teatro foi bem expressivo também eles realmente comunicaram com voz e corpo o compromisso com Deus; e que dependerá sempre da sua decisão.

Gostei muito, Valeu Pr. Elbio!

Nossa oração é pra que Deus continue abençoando muito sua vida e a da Sara nesta comunidade.

Com carinho,Rose.

sábado, abril 07, 2007

1o domingo - 01/04/2007

Oi pessoal

Desculpem estar postando somente hoje. Me atrapalhei um pouquinho essa semana...
Domingo, fomos eu, Midori, Massa, Dorys, Ronaldo (marido da Dórys) e o Gabriel (filho da Dórys).
A Margareth Lisboa também foi mas, para dar uma palestra sobre os limites das crianças, para as mães.

Foi uma alegria muito grande contarmos com o Ronaldo e o Gabriel para nos ajudar. O gabriel estava radiante de felicidade e o Ronaldo pôde demonstrar muito carinho com aquelas crianças.
Tinham ao todo 26 crianças.

Chegamos + ou - umas 15:40 e pudemos orar com o pastor Élbio.
Cantamos umas músicas novas, depois o Massa e a Midori podem falar o nome delas. Só sei de uma que escolhi de última hora que fala sobre a morte e a ressureição de Jesus. O Massa e a Midori aprenderam na hora e ficou muito linda!

Peguei várias bíblias com o Pastor Élbio e enquanto esperava as crianças chegarem estava lendo e várias crianças se sentaram ao meu lado e quiseram ler também. Eu deixei com a condição de tomarem cuidado para não estragar. Tem várias bíblias lá, uma mais linda que a outra! Bíblia da criançada, dos juniores, da garotada... Muito legal!

Falamos sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. Que não era dia de ganhar ovos de páscoa e coelhinhos e sim de comemorarmos a ressurreição de Jesus.
Contamos a história de Jesus pela bíblia dos juniores (de capa roxinha), desde a Ceia até a sua morte e ressurreição.
Uma dica muito legal que a Hitomi (Smilinguido) deu, é que essa bíblia dos juniores é muito fiel à bíblia. E como tinham vários desenhos fui contando e mostrando para as crianças irem acompanhando. Acho que elas prestaram bastante atenção.

Depois elas fizeram a atividade, que era pintar o desenho de Jesus. Não deu tempo de orarmos.

Bem acho que foi isso.
Boa Páscoa para todos!

Bjs

Lídia

quarta-feira, abril 04, 2007

1o. domingo de abril

Oi pessoal!!! Neste domingo fomos eu, Lídia, Massa, Midori, meu marido (Ronaldo) e meu filho (Gabriel).
No louvor cantamos 3 músicas, 2 delas novas ( depois o Massa pode falar o nome delas), as crianças gostaram bastante e participaram. Deixamos elas irem ao banheiro, acho que perdemos bastante tempo, precisamos achar outro método de agilizar mais isso.
Bom, fiquei com os pequeninos, a Aline foi junto e disse que fazia parte, eu não me lembrava e acabei deixando, ela tumultuou um pouco, acabou ganhando cartão amarelo e acabou descendo para ficar com os grandes. Estavam presentes: Beatriz, Bianca, Vitor, Fabrício, Gleiciara, Bruno, Carlos Henrique e outros 2 cujas mães estavam na palestra da Margarete; Victor eJoão.
Como teremos a Pascoa, comecei falando que temos um Unico Deus que cuida de nós, está muito próximo e ouve as nossas orações, Falei que ele é criador do céu, terra, água, plantas animais , Homen e daMulher. Ele mandou seu único filho Jesus que viveu entre nós, que realizou muitos milagres e que tinha 12 amigos. Foi morto e ressuscitou no 3º dia, Expliquei que a Páscoa não era coelho ou ovos de chocolate.
Como atividade eles desenharam Jesus num quadrinho, o Carlos Henrique começou a falar "macumba, macumba", não sei se ele tem algum contato com isso, expliquei que isso não era de Deus.
Fizemos uma oração e o Bruno pediu pela mãe Patr´[icia que havia ido para Jundiaí tentar uma reconciliação com o seu padrasto, o Carlos Henrique pediu pela sua família e o Vitor pela sua tia(nenhum motivo em especial).
As crianças falaram bastante , achei muito legal!!


Bom, é isso!!!
Obrigada Lídia, Massa e Midori
Um grande abs Dorys

sexta-feira, março 23, 2007

3o. domingo de março

Oi pessoal!
Ano novo, equipe nova...que benção.
Tínhamos muitas crianças e juniores. Nova equipe: eu, Kinha, Sean, Helen, Martim e tia Ana. Contamos com a ajuda do Narnia.

Re-Passamos a agenda de atividades e iniciamos a EBD. O louvor foi bem legal, pela primeira vez (3º domingo) tivemos louvor com instrumento tocado pelo Martim e ainda aprendemos uma música nova com a Helen....ela pode falar um pouco mais sobre isso.

Após esse momento, preparamos um teatro fixando inicialmente a idéia da definição e função do juiz (conselheiro, líder, guerreiro...). Capítulo 9 – Samuel. Ana orou e pediu um filho a Deus para que quando fosse desmamado serviria ao Senhor no templo. Samuel ouve a voz de Deus para repreender os filhos de Eli (sacerdote). Samuel foi o ultimo juiz e profeta e cresceu em graça e na sabedoria de Deus.
Bom, esse foi o teatro que encenamos em alguns minutos. Samuel conheceu a Deus e por isso, escutava a voz de Deus e nós precisamos ter Jesus Cristo em nosso coração para saber e conhecer a Sua vontade.
Tia Ana e Helen ficou com as crianças e tiveram o momento de classe.
Os juniores separamos em grupos de 3 e 4 crianças para cada (eu, pastor, kinha, Sean, Narnia e Martim). Conversamos sobre a historinha de Samuel e fizemos desenho a respeito do tema.
Momentos de oração.
Netinho, Beatriz e Adauto fizeram pedidos de oração pela família (o papel que anotei ficou em SP, inclusive o nome da crianças que compareceram neste domingo...sorry.

No amor de Cristo,
Marcelo

quarta-feira, março 14, 2007

2o. domingo de março

Olá pessoal, e aí tudo bem?
Neste domingo a Solange ficou comigo, ou melhor, eu fiquei com ela! Foi muuuito bom, pois a Solange começou a contar a revisão e eles foram se aquietando, na história de Daniel na cova dos leões, eles olhavam para a Bíblia (dos juniores-capa roxa), e queriam ver as figuras e ouvir sobre elas. Estavam bem quietinhos, e depois quando eles viram as fotos foram falando o que era, onde era e houve muita participação, sem bagunça. A atividade foi pintar um desenho de Daniel na cova com alguns leões. Depois cortar e colar montando a cova...Bem, elas estão montadas e algumas com o nome de seus autores, e estão lá no armário. Acho que poderia ser entregue para eles e seria legal se eles levassem para casa, que tal?, se não causar confusão, é claro....
Nome das 12 crianças:
Ani-3anos Débora-5 Micael-5 as idades em negrito eu não
Bruno-6 Bruna-6 Renata-4 tenho certeza.
Bianca-5 João Henrique-4 Renato-5 (levou um cartão amarelo por ter dado
Beatriz-5 Maria Eduarda-6 Vitor-4 um soco)
acho que é isso,
uma boa semana para todos!

um abraço à todos!
Beth