Galera,
Desculpe a longa demora para falar sobre a nossa lição...
Fizemos a lição sobre Davi e Jônatas. Pelo jeito, foi a primeira vez que ouviram. Ao contar a história, focamos a cumplicidade entre os dois amigos.
Começamos lembrando que o segundo maior mandamento é amar ao próximo, e que desta vez a lição seria um pouco diferente das outras, porque não falaríamos tanto sobre o amor a Deus, mas sim sobre o que acontece entre pessoas.
Encenamos a história com a ajuda deles. Demos bastante foco na maneira que Davi e Jônatas criaram um código que só eles entenderiam. A frase que Jônatas grita ficou marcante: “A FLECHA ESTÁ PARA LÁ!”
Na atividade, criamos um código (usamos a fonte “Wingdings” do Word), e eles teriam que decifrar o versículo da semana. (“Há amigo que é mais chegado do que um irmão.” Provérbios 18:24.) A idéia era eles terem um amigo com quem eles criariam um novo código e trocariam mensagens e orariam um pelo outro, mas isso não deu certo porque viram no material que havia espaço para criar um código junto com um amigo, e começaram a escolher com quem queriam ficar ou não queriam ficar. Tínhamos planejado uma pequena brincadeira para misturar as crianças e deixarem-nas cair aleatoriamente uma com a outra, mas não queriam fazer desse jeito, e, enfim, deu em pizza. Ficamos só com o versículo.
Minha sugestão à equipe seguinte: ainda tem bastante espaço para explorar os juramentos que Davi e Jônatas fazem um ao outro neste capítulo. Há algo muito bonito que acontece em relacionamentos íntimos onde pessoas podem fazer promessas de honra. Os mais velhos mostraram um pouco de inquietação no início da aula, pensando que já conheciam a história que contaríamos, então tem que ter um enfoque bem diferente se for para fazer a revisão. Já criamos um suspense sobre o que aconteceu quando Davi fugiu. Ainda dá para aumentar esse suspense.
Um abraço,
Sean
quarta-feira, novembro 21, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário