quinta-feira, setembro 20, 2007

3o domingo de setembro

Oi pessoal

Vou compartilhar também como foi o 3º domingo. Depois a Kinha pode complementar.
Estávamos em 7 : Ana e Beth (crianças), eu, Kinha, Claudinha e Pr. Élbio (juniores) e a Sara (adolescentes).

Chegamos umas 15:40 + ou -, preparamos os materiais e a Kinha lembrou de orarmos. Esse momento de oração foi muito bom, pois fez a diferença... As crianças estavam comportadas e acho que no final deu tudo certo, apesar de estarmos meio inseguras e atrapalhadas com a lição. (Valeu Kinha, vamos lembrar de orar no nosso domingo também!)

Ao todo, tinham umas 21 crianças, sendo 15 juniores e 6 pequeninos.

Começamos dando os avisos, lembrando dos cartões e de quando o professor levantar a mão, eles tem que levantar também e fazer silêncio.
No louvor cantamos 3 músicas com CD: O amor do nosso Deus (Diante do Trono), Faço o melhor e Com Jesus aprendi (Os ovelhas).

Seguindo a sugestão do livrinho, levamos uma caixa embrulhada com papel de presente, bem bonita, com uma pedra dentro e um saco de pão todo amassado e feio com pirulitos e Bis dentro. Pedimos para as crianças escolherem qual dos dois embrulhos elas gostariam de ganhar. A maioria escolheu a caixa. Acho que só 2 crianças escolheram o saco. E deixamos em suspense para abrirmos no final da EBD.

Separamos as crianças e os menorzinhos foram para a classe com a a Ana e Beth.

Demos o versículo da lição 4 para elas decorarem"...O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior; porém o Senhor, o coração". 1 Samuel 16:7

E introduzimos a história de Davi - lição 4 - A escolha do novo rei.
Contamos sobre a ida de Samuel até a casa de Jessé para ungir com azeite o novo rei. E de como Samuel se impressionou com a aparência do irmão de Davi e Deus disse - não se impressione com a aparência, nem com a altura desse homem. Eu o rejeito porque eu não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração", e foi assim com os 7 filhos, até aparecer Davi, um garoto ruivo, não muito alto, forte e bonito. Ele tocava harpa e louvava à Deus, tinha um coração muito bom. E Deus disse - É esse, pode ungi-lo.
E falamos também de como Davi ajudou Saul. Nos momentos em que Saul sentia tristeza, Davi tocava harpa para alegrá-lo.
Davi ficou no palácio, pois Deus estava preparando-o para ser o futuro rei.

Demos então a atividade para a aplicação da lição. Pedimos para elas desenharem dentro de um coração as atitudes que agradam à Deus, pois como na história de Davi, para Deus não importa a aparência e sim o coração. Foi muito legal, elas fizeram uns desenhos lindos e escreveram coisas mais lindas ainda!

Por fim, antes do lanche, abrimos os embrulhos e quando abrimos a caixa e as crianças viram a pedra, foi decepção geral! E aí quando perguntamos quem tinha escolhido a caixa, todas falaram que tinham escolhido o saco de pão amassado. Mas o pr. Élbio lembrou bem das crianças que tinham escolhido o saco feio e amassado. Rimos muito!
Demos os doces para todos na saída.

Tem uns pedidos de oração:
Adauto - para o pai Benedito parar de fumar e vir para a igreja
Netinho - para obedecer a mãe e tirar notas boas na escola
Marquinhos - para o pai Minel parar de beber
Vitória - para a mãe Ivanilda que está doente ficar boa
Amanda - pediu melhora pela sua perna

Obs.: Para a história, usamos o material que encontramos lá na salinha de São Remo, ao lado da livraria na Imel Saúde. Usamos umas figuras grandes lindas - KAMISHIBAI e vi que tem a hist> ória de Davi e Golias e Davi e Jônatas (lição 5 e lição 6 e 7).

Obrigada Claudinha e Beth que prontamente se ofereceram para nos ajudar e Pr. Élbio que sempre está presente, nos ajudando e fazendo a diferença com a sua disposição e alegria.

Um abração e bom fim de semana à todos

Lídia

Nenhum comentário: