domingo, novembro 09, 2008

2o domingo de novembro

Quanto à classe dos maiores, contamos as histórias sobre Eliseu em Jericó (onde Deus purificou a água através de Eliseu) e com os meninos que zombaram dele (e ele os amaldiçoou em nome do Senhor, e depois foram devorados por um urso) – terminando o capítulo II Reis 2. Deu para ver dois lados de Deus: Deus cuida de nós, mas não tolera que as pessoas zombem de seu poder. Como tocamos no assunto do castigo divino, achei necessário lembrá-los do sacrifício de Cristo por nós, de como não merecemos ir ao céu, mas merecemos o inferno, etc. etc. Uma das meninas disse que Jesus, no Céu, não come. Com isso, tivemos a oportunidade de falarmos um pouco sobre a Santa Ceia, e que Jesus espera ansiosamente pela nossa chegada ao Céu.

A classe estava bastante difícil. (Inclusive, mais uma vez, o Eric teve que ser enviado de volta para casa). Falar sobre a seriedade de Deus veio a calhar.

Ensinamos uma música: “Alelu-alelu-alelu-aleluia / Dai glória a Deus!” Depois, fiquei sabendo que a letra certa, na verdade, é “Glória ao Senhor!”. Confesso que foi uma tentativa espontânea de cantar a música, porque só aquela para fazer o pessoal ficar em pé e sentar e seguir instruções!

Enfim, acho que foi isso. Melissa, você quer acrescentar alguma coisa?

Abraços,

Sean

2o domingo de novembro

Olá,

Espero que todos estejam bem.
Hoje trocamos com a equipe do 2ºdomingo e fomos para a EBD de São Remo. Tivemos um louvor com as crianças maiores, comandadas pelo Sean e, a seguir, fomos para a nossa classe. A classe dos maiores ficou aos cuidados de Sean e Melissa e a dos menores, Cláudia e Ana. A Helen ficou com os adolescentes.

Fizemos o encerramento do livro: Quando as famílias aparecem, contando a última história, isto é, o fechamento do livro. Fiz um reforço sobre quando tudo acontece errado, através de uma história ilustrativa. Participaram Debora, David Mendes, Naiely, Jonatan, Carlos Henrique, Byanca , Beatriz e Bianca. Mencionei o versículo de Rm 8:28 "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito", pois muitos dos aspectos que contamos, como as histórias de José, do filho pródigo, da cadeia de Paulo e Silas entre outras, sempre houveram dificuldades que precisaram ser enfrentadas para que a vontade de Deus fosse feita.

Uma boa semana a todos

Ana

quinta-feira, novembro 06, 2008

1o domingo de novembro

Pessoal,

No primeiro Domingo de Novembro fizemos a revisão da lição 5, sobre a subida de Elias ao céu, passamos um vídeo sobre a vida de Elias, ou seja foi um resumo da vida de Elias. Como a Lidia não tinha conseguido gravar em DVD para passarmos na TV grande, decidimos levar notebooks e passar no próprio computador e para não virar tumulto, dividimos em duas classes, comemos pipoca e uns salgadinhos que haviam sobrado do passeio ao Zoológico e tomamos refrigerante também. Depois de ter passado o desenho, na minha classe eu expliquei se as crianças estavam preparadas para ir ao céu se algo de ruim acontecesse, algumas disseram que não e terminei a classe apresentando o plano da salvação. Eu perguntei se eles lembravam do meu pai, pois ele visitara há uns 2 meses atrás, eles se lembraram e eu comentei que ele estava no céu, eu acho que exagerei né, elas ficaram um pouco assustadas mas é assim, a vida é assim... você pode optar por fazer parte do plano de Deus e estar preparado ou, não querer fazer parte do plano dEle e seguir seu próprio caminho.

Lidia, por favor, se desejar colocar algum comentário a mais, fique a vontade.

Um abraço a todos e uma boa semana,

Massa.

terça-feira, outubro 28, 2008

4o domingo de outubro

Olá, tudo bem?

Neste domingo, tivemos a apresentação de uma coreografia e de dois teatros para as crianças. Os adolescentes ensaiaram para apresentar no dia das crianças, mas com o passeio não puderam apresentá-los.

Começamos com a apresentação da coreografia, depois o Son cantou dois louvores com as crianças. Então os adolescentes apresentaram as peças.

Depois a classe dos pré adolescentes subiram para ter aula. Na verdade, fizeram um concurso bíblico. Parece que foi muito legal.

A classe de 3 a 6 e de 7 a 10 ficaram conversando com o Son. Ele compartilhou sobre a importância de amar a Deus e ao próximo.

POr fim, tivemos um tempo de brincadeiras livres.

ABraços
elbio

quinta-feira, outubro 23, 2008

3o domingo de outubro

Olá,

Neste domingo tivemos a ajuda da Melissa na nossa classe. Tivemos apenas a presença de 8 crianças. Mas foi muito bom pois eu e Claudinha não conseguiríamos dar atenção a elas o quanto precisam.

As crianças estavam felizes com o louvor que participaram com os maiores e fizemos modelagem com argila. Algumas crianças não conheciam o material e, quando entraram na classe, fizeram comentários do tipo: "que é isso?" "parece b.", "não é. é b. mesmo". "eu não vou mexer". Mas explicando um pouco, foram mexendo e gostando da atividade. Só não sei se algo do que foi sendo explicado durante a atividade, ficou.

A lição foi quando Paulo e Silas estavam presos, louvando a Deus e o carcereiro e toda a sua família se converteu. Expliquei que assim como o barro, para dar modelagem é preciso bater, existem coisas que acontecem em nossas vidas que são necessárias para que Deus possa transformar as nossas vidas.

Uma boa semana a todos,
Ana

3o domingo de outubro

Galera:

A aula dos maiorzinhos correu meio sem grandes incidências. A lição foi a subida de Elias ao céu. Contei a história com três títulos diferentes, de maneira que eles ouviram a história três vezes:

1) "Coisas Bem Bizarras" - Elias foi levado ao céu em uma carruagem de fogo, após abrir um rio com seu manto. Algumas pessoas tiveram visões bem "bizarras" de Deus, como Ezequiel e João.

2) "O Amigo que não largou do pé" - Eliseu acompanhou Elias pelo percurso por diversas cidades. Ele estava triste porque Elias iria embora. Elias dizia que Eliseu não precisava ir com ele até o local marcado, mas Eliseu dizia, "Assim como você está vivo e o Senhor vive, não o deixarei". Ele depois ficou com o manto de Elias, com o qual ele abriu o rio.

3) "O homem que não morreu" - não foi Jesus, porque Jesus morreu. Deus levou Elias ao céu, e não encontraram seu corpo. Muitos anos depois, Elias encontrou com Jesus (história da transfiguração).

As crianças perguntaram se isso realmente aconteceu. Sim, aconteceu. Perguntaram como é o céu. Aproveitei para mostrar que a Bíblia é bem fidedigna e legítima, e passei a ler alguns versículos de Ezequiel 42, onde ele descreve que a porta ficava em tal lugar, que a parede tem tantos côvados. Apontei que a Bíblia descreve o céu como um lugar bem concreto e real.

Abraços,

Sean

quinta-feira, outubro 09, 2008

1o domingo de outubro


Oi pessoal!

Nesse domingo fomos eu e o Massa para ficar com as crianças de 3 a 6 e 7 a 11 , a Midori para ficar com as crianças da classe intermediária, a Alessandra para ficar com os adolescentes e a Cathy para dar aula de teclado.

Juntamos as classes das crianças pois a Dórys e o Ronaldo não puderam vir, por causa da eleição. No total, tinham 26 crianças (crianças de 3 a 11 anos).

Demos o louvor, cantando "O Amor do nosso Deus", "Faço o Melhor", "Eu aprendi", "Andando com Cristo", em Japonês (as crianças já decoraram) e mais uma que esqueci o nome.

O Massa contou a história da lição 4 - A vinha de Nabote, que conta sobre a cobiça do Rei Acabe com a plantação de uvas de Nabote. E que, Jezabel, a mulher do rei, contratou pessoas para darem falso testemunho de Nabote, que acabou sendo apedrejado pelo povo até a morte, por algo que não cometeu.A Midori fez um lindo castelo de isopor, decorado pelo Jow e uma linda plantação de uvas, cheio de jujubinhas coloridas.Foi dado ênfase sobre a cobiça e a mentira e que, como Nabote, Jesus também era inocente e morreu na cruz para pagar todos os nossos pecados.

As crianças prestaram bastante atenção e acho que entenderam bem a lição. Na verdade acho que elas estavam interessadas nas jujubinhas! He...he...

Houveram algumas brigas - A Débora com a irmãzinha do Érick e o Bruno com a Lanai.Tivemos que segurar as crianças para não baterem uma na outra. Na confusão, até esquecemos dos cartões. Mas o Élbio acabou conversando com eles.

Falamos também do passeio ao Zoológico e as crianças ficaram muito felizes e fizeram um monte de perguntas, sobre o lanche, horário que iriam retornar, etc. Elas queriam voltar só bem tarde...Quase de noite! Élbio, taí a sugestão das crianças sobre o horário do retorno!

Bem gente, acho que foi isso. O Massa pode complementar com suas preciosas observações.

Um abração para todos!

Lídia

quinta-feira, setembro 25, 2008

3o domingo de setembro

Antes que eu esqueça...

Ensinamos às crianças maiorzinhas a 3ª lição da revista, sobre I Reis 19. Acho que seria bom revisar esta história na semana que vem.

Nosso foco foi que Elias ficou desorientado e confuso quando recebeu a ameaça de morte da Jezebel. Mas Deus estava com ele em meio a esta confusão, cuidou dele, deu-lhe água e pão. Enquanto ensinamos a história, acho que finalmente entendi a história que diz que Deus não estava na tempestade, nem no terremoto. Sempre achei que isso dizia algo sobre a maneira que Deus se revela, mas, contando a história, me ficou mais evidente que a história quer mostrar que a menor manifestação de Deus é maior e mais terrível que o pior tempestade e maior terremoto.

Terminamos a lição orando sobre as coisas que nos dão medo e apresentando pedidos de oração (que, mais uma vez, não anotamos... Desculpe...) Muitos pediram para não chover hoje (4ª feira) porque fariam um passeio no SESC.

Abraços,

Sean

terça-feira, setembro 23, 2008

3o domingo de setembro

Olá,

Parabéns ao papai Elbio e Mamãe Sara! Que Deus abençoe ricamente o casal, dando muita sabedoria para educar Lucas. Estamos muito contentes com o aumento de nossa equipe.

Eu (Ana) e Claudinha tivemos uma surpresa muito boa neste domingo. As crianças se comportaram, apesar da ausência do pastor e pudemos fazer as atividade conforme programado. Contamos a história do filho prodigo (a Claudinha contou a história tão bem que nem parecia principiante). As crianças pareciam que estavam prestando atenção, quiseram até que ela contasse a história 2 vezes!!

Só vieram 7 crianças.Celinha(não sei se já está podendo ir) e Dagô: houve uma alteração no cronograma e a próxima história é nº13 - A familia do soldadoDurante o período do trabalho manual, algumas crianças nos confiaram segredos como pais que estão sendo procurados pela polícia ou mães e pais drogatitos. Não sei nem como posso orar, mas que Deus possa operar trazendo a sua luz através dessas crianças nestas famílias. Que Deus dê muita sabedoria ao pastor no aconselhamento a estas famílias.
Uma boa semana a todos
Ana

sexta-feira, setembro 19, 2008

2o domingo de setembro

Pessoal do 3º domingo, desculpas pelo atraso. Espero que esta esteja sendo uma semana muito boa para vocês.

Nesse domingo tivemos a presença de nove crianças: Bianca, Beatriz, Bianca S., Euderson, João Henrique, Noraly, Naielly, Wilner e Débora.

Bom, no louvorzinho cantamos duas músicas: "Deus faz crecer o capim, pim, pim" e "Leia a Bíblia e faça oração", a primeira eles não conheciam, mas gostaram e cantaram fazendo os gestinhos; a segunda eles conhecem e cantaram melhor. No final da aula a Bianca estava cantando "Leia a Bíblia e faça oração" sozinha, arrumando as mesas... Foi um momento muito importante vê-la cantando uma música e saber que ela vai cantar em casa também...

Vimos a lição 11, sobre a morte e ressurreição de Lázaro. O Pr. Elbio ficou conosco e foi muito tranquilo, muito obrigada!!! faz uma diferença, ne?! As imagens tb ficaram lindas Solange!!Bem coloridas e grandes, chamavam a atenção delas e elas queriam pintar igualzinho...A atividade foi pintar os dedoches. Pintar e colar, só, porque a Solange já tinha cortado todos eles!!! foi muito tranquilo, valeu Solange, eles gostaram muito.

Fizemos o lanchinho também separadamente. Achei o leite com chocolate uma idéia muito boa.

Anotei alguns pedidos de oração feitos durante o lanchinho: Bianca e Beatriz pedem pelo pai, Minéo, que está bebendo muito e a mãe, Bibi, não deixa ele entrar em casa; Euderson, pela avó que estava doente; João Henrique pela mãe que está juntando dinheiro para comprar um presente para ele; e Noraly, pelo pai que se machucou no futebol.

Um bom final de semana para todos.
abraços,
Beth

terça-feira, setembro 16, 2008

2o domingo de setembro

Oi pessoal!

Vou contar como foi com as crianças maiores. Da equipe, estava a Zizi, a Mayumi, o Zé e eu.

Começamos pedindo para que eles contassem o que foi ensinado semana passada. Em meio a tumultos, o Erick nos contou a história.

Depois disso, fomos direto pro trabalho manual. Demos argila pra cada um e pedimos pra fazerem altares. Fiquei contente porque neste domingo, as crianças realmente se esforçaram pra fazer o trabalho. Muitas vezes, elas fazem de qualquer jeito, mas ontem elas capricharam e na hora de ir embora cada uma queria levar seu trabalho e carregavam com cuidado. Fiquei bem feliz ao ver isso!

Depois pedimos que elas escrevessem num papel o que mais gostavam/adoravam. Então colocamos os papéis dentro do altar que nós da equipe tínhamos feito e queimamos simbolizando a entrega daquilo que mais gostamos pra Deus. Como foi ensinado n 1o domingo, devemos adorar somente a Deus.

O domingo foi relativamente tranquilo exceto pelo fato de que o Erick quase foi carbonizado! rsrsr...No momento de colocar fogo nos papéis, uma tira de jornal com fogo caiu em cima dele, mas graças a Deus, ela logo caiu no chão e ele não se machucou.

Zé, Mayumi e Zizi, fiquem a vontade para complementar, ok?

abs a todos e ótima semana!
Denis

terça-feira, setembro 09, 2008

1o domingo de setembro

Oi pessoal! Tudo bem?

Vou contar um pouquinho de como foi domingo. Depois o Massa pode complementar.

A Dórys e o Ronaldo ficaram com as crianças menores( 6 ao todo) e eu e o Massa com as crianças de 7-11 anos (14 ao todo). Infelizmente não teve aula para os pré-adolescentes pois a Midori teve um compromisso.

Com os maiorzinhos, fizemos o louvor, cantando e músicas - "A alegria", "Eu conheço a palavra" e "Andando com Cristo" em português e em japonês e mais uma que esqueci o nome. Contamos a história da lição 2 - O fogo caiu! Fizemos uma maquete com 2 altares, colocamos a lenha e os novilhos e dois bonecos representandoAcabe e Elias e figuras representando os profetas e o povo.O Massa contou a história, sobre o desafio que Elias fez aos profetas de Baal de que qual altar pegaria fogo, o altar de Baal ou o altar de Deus.
Fizemos como na história, construindo o altar com 12 pedrasjogamos água encima do novilho e na valeta e depois de Elias orar veio o fogo (de mentirinha...) e de como o povo reconheceu que somente o Senhor é Deus. E depois com a oração de Elias veio a chuva!
A ênfase foi no sentido de que devemos adorar somente Deus, não esses ídolos de pedra, etc e quesó Ele pode nos ajudar.
Foi super tranquilo, pois tinham poucas crianças e só o Érick bagunçou um pouquinho poisfalava muito alto e interrompia o tempo todo. Depois disso, algumas crianças quiseram brincar a as meninas quiseram desenhar o que tinham aprendido na história. Tinham uns desenhos muito legais!Tomamos o lanchinho e as crianças foram embora.

Queria fazer um pedido de oração, para termos mais professores para a EBD, pois deu um aperto nocoração vendo as crianças pré-adolescentes indo embora. Elas até poderiam ter ficado conosco pois aí juntaríamos as classes, mas quando vi, a maioria já tinham ido embora...Bom gente, é isso!

Boa semana para todos!
Bjs
Lídia

1o domingo de setembro

Oi pessoal!!!!

Como estão todos?? Bom, este domingo fomos eu, o Ronaldo, o Massa,a Lídia, o Nilton, a Cathy e um amigo nosso Fábio que estava em casa e aproveitamos que íamos dar carona e levamos ele ,deixamos com o Nilton e os adolescentes, foi bem legal, Deus fala conosco de diversas maneiras.
Tinham poucas criancas: Davi, Mirian, Norali, Naielly, Byanca e Carlos Henrique.
Comecamos com o louvor cantando Se eu fosse um elefante, Leia a Bíblia e faca oracão, e Alô Alô. Depois brincamos de Faca Isto, eu faco gestos e elas imitam. Foi legal!!!
Falei a licão 10 "A família que hospedou Jesus" e frizei que tínhamos dar importância às coisas que realmente tinham valor e dei como exemplo obediência aos nossos pais. A Byanca disse que o pai morava no nordeste e o Carlos Henrique disse que não conhecia o pai. oramos pelas criancas, pelos pais e pelo cachorrinho do Davi e da Mirian.
Um grande abraco Dorys e Ronaldo

terça-feira, agosto 26, 2008

4o domingo de agosto

Olá, tudo bem?

Neste domingo, estiavam na classe dos menores:
Beatriz, Bianca, Bruna, Bruno, Byanca, Henrique, DAvi, Débora, Euderson, MIriam, Naiely, Wendel e Wilcker.

Como decidimos dividir a classe dos menores e dos maiores na hora da classe. Eu fiquei na classe dos menores, porém não consegui seguir o currículo.

Durante o louvor as classes ficaram juntas. Eles estavam super animados e cantaram bem bonito. Surpreendemente, todos cantaram bem animados.

A Raquel Bergária visitou a EBD para conhecer e me ajudou na classe. Brincamos de mímica. Eu imitava animais que cada aluno pensava e o grupo precisava adivinhar. Alguns tentaram ouvir atrás da porta. OUtros contaram para alguém o animal que tinha pensado para o amigo "adivinhar" e marcar pontos. Todos não respeitaram a regra de levantar a mão para eu chamar alguém para adivinhar, já iam falando o animal. Foi bom, pois pudemos trabalhar com eles a importância das regras. Comentamos que muitos adultos não respeitam as regras, mas que eles deveriam fazê-lo. Falamos que o desrespeito as regras trazem problemas em todas as áreas da vida: escola, família, igreja, namoro etc.

Depois retomamos os animais e falamos sobre as diferenças entre os animais. Fechamos dizendo que nós também somos diferentes, pois Deus nos criou assim. POrtanto, devemos nos alegrar com as características que temos.

Abraços
elbio

sexta-feira, agosto 22, 2008

3o domingo de agosto

Olá,

Desculpem a demora.
Participaram da classe dos menores: Bestriz, Bianca, Byanca, Carlos Henrique, Davi, Euderson, Gustavo, Jenifer, Naelly e Wilker. Eu e Claudinha comtamos a história onde Jesus convida os irmãos pescadores a serem pescadores de homens. Quando conversávamos sobre deixar o que estamos fazendo e obedecer ao chamado de Deus, as crianças começaram a falar de suas dificuldades com mães ausentes ou drogaditas e pediram que orássemos por elas. Foram várias crianças que se manifestaram. Ainda estou processando o que ouvi.

Uma boa semana a todos,
Ana

quarta-feira, agosto 20, 2008

3o domingo de agosto

Galera:

Tivemos uma ótima aula com as crianças de 6 a 11 anos, com a ajuda do Liniker e Adriana (? – das duas irmãs, a que tem cabelo preto).

Contamos a primeira história da revista “profetas de Deus”, primeiro descrevendo a idolatria de Israel depois de se separarem de Judá, e depois contando sobre a seca que veio sobre Israel, os corvos que Deus mandou para cuidarem de Elias, e a viúva e seu filho. A pergunta que sempre trabalhei era, “Deus é bondoso e faz milagre, ou Deus é terrível e castiga?” A história contada evidencia as duas coisas, e ambos são verdadeiros.

Depois, sentamos em uma roda e compartilhamos pedidos de oração – só que eu esqueci de levar papel e caneta (!) para anotar.

Um abraço a todos,

Sean

quinta-feira, agosto 07, 2008

1o domingo de agosto

Oi pessoal!!!!
Fomos eu, o Ronaldo, a Lídia, o Massa com as criancas. O Nilton e a Rose com os adolescentes.
Neste domingo juntamos todas as classes, inclusive os de 12, 13 anos. O Massa colocou 2 filmes dos Vegetais: um que fala de Sadraque, Mesaqui e Abede-nego e o outro sobre aparência e de como Deus nos ama como somos.
No comeco o som estava meio baixo,mas depois o Pr Elbio e o Massa deram um jeito nisso e ficou muito bom. Contei cerca de 33 criancas no total. Servimos um lanchinho feito pelo Massa e a Midori, ficou bem legal, parabéns!!! Acho que a Lídia e o Massa podem complementar!

Abs Dorys

Obs:Acabei não dando a licão planejada, portanto no terceiro domingo é para ser dado a licão 9 Ïrmãos obedientes"""para a classe dos menores, ok!!

1o domingo de agosto

Oi pessoal

Como já tinha tido o reforço da lição 15 pela equipe do 3º domingo através do concurso bíblico, e no 4º domingo tiveram uma outra atividade, resolvemos dar a história missionária com todas as crianças juntas (3-6, 7-11 e 12-13).

Quero dizer, como a Dórys disse, passamos dois filminhos dos Vegetais com direito à salgadinhos, guaraná epirulitos! Muito gostoso!Foi legal que no final, o Élbio comparou a atitude dos personagens com as das crianças e as orientou a serem honestas, a não fazer coisas erradas, etc.

Então, seguindo o cronograma, como no 2º domingo vai ser dia dos pais, na próxima EBD, que é do pessoal do 3º domingo, começaremos o novo livro - Profetas de Deus Lição 1 - Deus ajuda Elias.

Ah! Foi aniversário da Sara e teve festinha para comemorarmos!

Estava tudo muito bom!
Boa semana à todos!

Lídia

terça-feira, julho 22, 2008

3o domingo de julho

Olá.

De acordo com a programação teríamos uma história missionária, mas como houve mudança para concurso bíblico, achamos ser melhor continuarmos com a história bíblica na classe dos menores (abaixo de 7 anos)

A Claudinha participou comigo e tivemos 10 crianças: Byanca, Wilcker, David, Miriam, Bruna, Euderson, Gustavo, Naeli, Bruno R e Bruno.

Contamos a história da família de Jesus e fizemos o quebra cabeças (este material estava destinado para o 4ºdomingo). A classe transcorreu em ordem e pudemos chegar ao final da aula sem muito stress. Conversamos com as crianças, alguns falaram da profissão de seu próprio pai, outras estavam quietas. Aproveitei a oportunidade para dizer-lhes que eu também não tinha pai, mas tinha um Pai que cuida de mim muito mais do que o pai que eu tive na terra.

Uma boa semana a todos,

Ana

quinta-feira, julho 10, 2008

1o domingo de julho

Oi pessoal!

Como a Lídia disse, ficamos eu,o Ronaldo e o Gabriel na classe dos menores. Compareceram: Byanca, Davi, Euderson, Gustavo, Mirian, Naielly, Norali e Wilcker.
Fizemos o louvor separado e cantamos 4 músicas: Se eu fosse um elefante, Perto perto de Cristo eu quero andar,'Leia a bíblia e faca oracão e ensinei A Deus dai louvor, eles gostaram bastante.
Como proposto foi dado a licão 6: O filho de Deus .Falei de Isaías, Miqueias e do amor de Deus que foi tão grande que mandou seu único filho Jesus para viver entre nós e morrer no nosso lugar.Ressaltei que se confessássemos os nossos pecados e pedíssemos para Jesus entrar no nosso coracão, Ele nos perdoaria. Oramos para que Deus tocasse no coracão deles. Como atividade colamos palito de sorvete e pintamos o desenho da cruz e o túmulo ,eles quiseram levar o desenho.
O Euderson deu um pouco de trabalho, estava elétrico e não obedecia . Teve que conversar com o partor Elbio, depois disso deu uma melhorada. O lanche foi dado na salinha mesmo, separado dos grandes, achei melhor!!!
Bem, foi isso! Muito obrigada Cris pela forca com a Lídia!!

Abs Dorys.

terça-feira, julho 08, 2008

1o domingo de julho

Oi pessoal!

Vou contar um pouquinho de como foi esse domingo. Fomos eu, a Dórys, o Ronaldo, o Gabrielzinho, a Cris, a Paty e o Rogério.

A Dórys, o Ronaldo e o Gabriel ficaram com os pequeninos, eu, a Cris , o Rogério e o pr. Élbio ficamos com os juniores , a Paty ficou com a classe de pré adolescentes e a Sara com os adolescentes.

Na nossa turminha, estavam presentes 17 crianças ao todo. Começamos com o louvor, cantando a música "Faço o melhor" , pois íamos contar a história de Salomão, que quis fazer o melhor para Deus, ao construir o templo.Começamos a história fazendo a seguinte pergunta para as crianças – Se Deus lhe desse oportunidade de escolher o que quisesse, que escolha vocês fariam?
As crianças falaram em pedir uma moto, carro, casa, que Deus tirasse o ódio do seu coração , que Deus colocasse amor no seu coração, camisa do São Paulo (né, Élbio), etc.
Falei então que Salomão pediu sabedoria para julgar as questões do povo e construir o templo. E que Deus atendeu o seu pedido e lhe deu sabedoria e muitas outras coisas que ele nem tinha pensado: riqueza, fama e glória.
Falamos da construção do templo, de que Salomão quis fazer o melhor para Deus, revestindo o interior do templo com madeira caras, como o cedro do Líbano e que no seu interior havia ouro e pedras preciosas.

Assistimos o filme da história de Salomão, onde mostra ele sendo ungido rei, pedindo sabedoria às Deus para reinar, julgando o caso das 2 mulheres e de um bebê e da construção do templo. As crianças ficaram muito entretidas, assistindo ao filme.

Elas perguntaram se essa história existiu e eu disse que sim, pois estava na bíblia. Falei então que o Templo de Salomão era considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo e mostrei a figura do que sobrou do templo, que na verdade são as ruínas do que sobrou, que hoje é o " Muro das Lamentações ", pois o templo foi destruído 2 vezes. Falamos também sobre os livros que Davi escreveu, que são a maioria dos Salmos e dos livros que Salomão escreveu : Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos, mostrando na bíblia.

A Lanai veio me falar sobre o versículo que tínhamos dado no mês passado e que ela decorou, que fala " Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" - 1 João 1:9. Achei muito legal ela ter decorado, pois deve ter feito sentido na vida dela. É um grande incentivo para nós, né Massa, pois achamos que elas não tinham entendido nada.

Depois a crianças brincaram bastante! Foi uma folia só!Foi bem legal!

Obrigada Cris e Rogério por nos ajudarem. As crianças gostaram muito de revê-los e curtiram muito brincar com voces.

Um abração à todos

Lídia

segunda-feira, junho 30, 2008

A Revolta de Absalão

Pessoal,

Este foi a apresentação do anãozinho que fizemos no 2o domingo de junho. Desculpe pela demora em preparar o video e espero que dê para entender a história! rsrsr

abs,

Denis

quinta-feira, junho 26, 2008

4o domingo de junho

22/06/2008

Como sempre atrasada!!!
Participantes: Dirceu, Patricia, Son, Dago, Nilton, Alessandra, JC, Priscila Participantes – 4 à 6 anos – Dago e CeliaCrianças: Carlos Henrique, Gustavo, Elderson, Renato, Naielly, Norally, Davi, Miriam, Byanca, Débora, Maico (primo da Débora)

Louvamos junto com os maiores: Se eu fosse um elefante..., Aperte a mão do amigo mais perto..., Joguei a tristeza fora, mandei embora do meu coração....(esqueci os títulos!!!)

Como este 4º domingo era história missionária e não estávamos preparados, então improvisamos,peguei as folhas dourado, preto, vermelho e branco, lembrando o livro sem palavras do livro Samuelito. E o Dago fez mágica com a caixa de fósforo: primeiro mostrou o prato limpinho (antes do pecado)e depois pegou as partes laterais dos fósforo mostrando o pecado e queimou-os, e pegou as cinzas no dedo o indicador e friccionou com o dedão (que Jesus levou os nossos pecados), porém a fumaça não saiu, mas da próxima vez irá dar certo, valeu Dago!! Pois as crianças se aproximaram e falavam oh!!!
Renato e Carlos Henrique estavam agitados e chamamos o Pastor Elbio para ter palavras com eles e depois retornaram para classe

Atividade : Fizemos chocalho com garrafinhas de Yakult para celebrar a Jesus!!, mas não deu tempo para tocar!!! Dago, se esqueci alguma coisa, favor acrescentar!!!!

Doris: Favor no 1ºdomingo continuar com a história do livro – Capítulo 6

Abraços
Celia

segunda-feira, junho 16, 2008

3o domingo de junho

Completando...
A Claudia e eu (Ana) ficamos com a classe dos menores. Estiveram presentes: Renato, Gustavo, Bianca, Beatriz, Byanca, Jessica, Miriam, Débora e Davi.

Estudamos a lição 5 sobre o que é certo e errado, e as consequencias dos nossos pecados, como ocorreu com os filhos de Eli. No final da aula, quando as crianças já estavam encerrando os trabalhos, tivemos um incidente com Renato e Gustavo. Precisamos até tirar o Renato da classe. Peço a oração dos irmãos para que Deus continue trabalhando no seu coração.

Ana

3o domingo de junho

Resumo dos acontecimentos deste terceiro domingo:

Primeiramente gostaria de salientar que a nova divisão com uma nova classe foi muito bom, dando condições de trabalho ainda mais próxima com as crianças.

Bom, tivemos "x" crianças...ainda não lembro o nome deles, mas sei que o Eric estava lá......Objetivo era recapitular a lição 13 sobre a relação de Davi e Absalão. Fizemos um teatro eu, sean e a kinha. A kinha pastora leu o versiculo de 1 João 1.5-7 e sentados nos bancos com as crianças, eu e o Sean eramos mais dois crentes da igreja. Eu fiquei distraindo as crianças conversando e chamando para brincar durante a mensagem, qualquer semelhança é mera coincidência, e o Sean sempre chamava-me a atenção para o estudo. Acabou-se o culto e ficamos na saida da igreja conversando,novamente a semelhança é mera coincidencia, dizendo como foi boa a pregação e eu como não tinha prestado atenção concordava desconversando para outro assunto. (tudo isso é o teatro, não na vida real, pois todos sabem que sou muito aplicado, já o Sean????). Ai o Sean colocou-me numa situação de contar a historia e ai entrei numa fria. O Sean perguntou pras crianças por que eu não sabia contar a história e eles apontaram várias coisas que fiz para distrai-los.

Explicamos o versículo e comparamos com o teatro.meu personagem - atitude de Absalãopersonagem do Sean - atitude de DaviNa historia sabemos pela biblia que os dois conheciam a Deus, porém Davi decidiu seguir a Deus e Absalão escolheu não seguir a Deus. Salientamos que a escolha é pessoal (eu e Deus), assim como no teatro, mesmo que eu ja tenha a Jesus no coração preciso ainda busca-lo senão somente estou esquentando o banco da igreja.

Acho que foi isso, os outros (não do filme) podem complementar.

No amor de Cristo,

Marcelo e minorinho

quarta-feira, junho 11, 2008

2o domingo de junho

Oi pessoal,

Eu fiquei com a classe dos menores. Havia 12 crianças, os bolivianos não foram, e havia uma menina que foi pela primeira vez. Infelizmente acabei me esquecendo de anotar seu nome.

Participamos do louvor junto com os maiores e os anões, foi ótimo! Na classe, recapitulei a história anterior fazendo perguntas a eles. Muitos se lembraram e responderam, principalmente Carlos Henrique. Dei sequência a história de José, quando ele reencontra seus irmãos e os perdoa. A conclusão era de que não deveríamos revidar o mal. Percebi que esse é um assunto muito difícil para as crianças. No final, parte dos meninos, não admitiu a possibilidade de não revidar uma agressão vinda de algum amiguinho ou de irmãos e parentes.O Euderson admitiu logo:"se alguém fizer coisa ruim comigo eu dou um tapão!" É, de fato, um assunto complexo para o contexto em que vivem. Precisamos orar muito para que essas sementes lançadas frutifiquem em seus corações.

Obrigada Élbio pela ajuda, sem você não teria conseguido!

Um abração para todos,

Solange

2o domingo de junho

Oi pra todos!!!

Vou relatar brevemente como foi a EBD no segundo domingo.
Neste domingo, tivemos uma participação especial. Além da equipe de sempre (Zizi, Tia Solange, Mayumi, Élbio e eu), estavam presentes: Toshi, Héber, Natan, Érica, Leine, Lucas, Kaori. Deu pra ver que estávamos com bastantes reforços!

Chegamos em S.Remo, brincamos um pouco e começamos o louvor. Neste domingo, usamos a técnica do anãzinho. A Kaori gravou e depois irá passar pra gente o video. Assim, tivemos o louvor com os anõeszinhos.

Depois dividimos as classes. Com os juniores, nós continuamos a história de Davi. Este domingo, contamos o episódio que Absalão se revolta contra Davi e acaba morrendo.

Depois disso, tivemos uma dinâmica com as crianças para tentar reforçar a lição "Podemos sempre confiar em Deus", pois na história Davi passa por uma situação muito complicada - lutar contra seu próprio filho.

Os anõeszinhos deixaram as crianças um pouco dispersas e foi difícil dar andamento à EBD, com isso nos atrasamos um pouco e fomos direto pro lanche.

Mas, antes de lanche, separamos as crianças em mesas e foi muito muito bom ter uma grande equipe, pois cada mesa tinha uns 2 tios. Foi um momento mto gostoso de poder conversar e estar com as crianças.

Bem, é isso. Pessoal que foi fiquem a vontade para complementar, ok? Muito obrigado de coração pela super ajuda de vcs!

Um forte abs,

Denis

quinta-feira, junho 05, 2008

1o domingo de junho

Oi pessoal

Vou contar um pouquinho como foi esse domingo.

Fomos:
Dórys, Ronaldo, Wilson e Mônica (irmão e cunhada da Dorys) - crianças 03 a 6
Lídia e Massa - crianças 7 a 10Midori,
Patrícia - pré adolescentes 11 a 13
Rose e Martins - adolescentes

Na turma das crianças, acho que tinham 33 ao todo, sendo 12 pequeninos e 21 juniores (Élbio,esqueci de anotar a presença na lista de chamada).
Separamos as classes desde o início. Com os juniores, começamos com o louvor, cantando 3músicas - " Cantando, cantando ", "A Alegria" e "Andando com Cristo" em japonês. Foi muito legal!
O Massa então relembrou a história da lição 12 - " Davi pecou..." e depois dividimos em 2 classes.Na minha turminha, falei sobre o pecado de Davi e de como ele pediu perdão à Deus e foi perdoado. Perguntei sobre quem tinha Jesus no coração e todos levantaram a mão com excessão do Bruninho que disse que não sabia. As outras crianças tentaram explicar para o Bruninho para que ele também levantasse a mão, mas ele disse que não tinha certeza ainda.
Falei que mesmo tendo Jesus no coração, cometemos pecados como mentir, brigar, desobedecer e que ao pedirmos perdão à Deus, nossos pecados são perdoados. Dei o versículo da lição para eles decorarem " se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 8:9

Depois juntamos novamente as classes dos juniores e fizemos uma brincadeira para aplicação da lição, tipo "amarelinha" , onde num caminho tortuoso e numerado, começa com o "pecado - morte" e termina com "Jesus - Vida Eterna" e um dado com números negativos e positivos, como desobedecer (-1)mentir (-2), brigar (-3), obedecer (+4), ir a igreja (+5) e ler a bíblia (+6). Foi muita confusão nessahora mas acho que elas entenderam o objetivo.

Na hora do lanche juntamos com os pequeninos e o Bruninho fez uma linda oração, onde pudemos ver que apesar de ele não ter certeza se tem Jesus no coração, Ele já está lá, fazendo a diferença.Acho que foi isso. Depois o Massa e a Dórys podem contar mais.

Boa semana à todos!
Abraços
Lídia

1o domingo de junho

Oi pessoal!!!!

Vou contar um pouco como foi com os pequeninos!!! Meu irmão Wilson, minha cunhada Mônica, meu sobrinho Lucas e Arthur tambem foram, além do Ronaldo, Gabriel e eu. Meu irmão e sua esposa estão tentando se relacionar com Deus novamente e foi legal eles participarem , eles gostaram bastante.

Bem, estavam presentes: Naielly, Bruno, Bruna,Euderson, Wendel, Wilker, David, Mirian, Byanca, Noralli ,Debora e Maria Eduarda que insistiu em ficar com os pequenos e eu permiti, mas acho que interessante ela acompanhar os maiores.

No louvor, cantamos 4 músicas: Deus é tão bom, perto de Cristo eu quero andar, leia a bíblia e faca oracão, e se eu fosse um elefante(eles adoram esta música)
Entramos na terceira licão:Doze irmãos! Que confusão!. Relembrei dos 3 nomes importantes da aula passada: Abraão, Esaú e Jacó.Perguntei se eles eram todos iguais, eles responderam que não, alguns falaram de algumas de suas características, nem a Bianca e a Beatriz eram iguais..Entrei na história de Jacó que teve doze filhos homens, e que deveria ser uma confusão pois cada um tinha seus gostos. Jacó era um homem que obedecia à Deus, mas gostava mais de um de seus filhos: José, seus irmãos o odiavam por isso. Além disso, José tinha sonhos em que Deus falava com ele e em um deles Deus disse que José seria o chefe deles. Ele contou isso aos irmãos que ficaram mais enraivecidos. Num dia, seus irmãos o pegaram e jogaram dentro de um buraco fundo.Passavam por ali mercadores e seus irmãos resolveram vendê-lo. Depois pegaram sua capa e sujaram com sangue de bode e levaram ao pai dizendo que ele havia sido comido por um animal. Seu pai chorou muito!!!

Tentei mostrar às criancas que raiva e ódio eram sentimentos ruins e que levavam as pessoas a fazerem muitas coisas erradas e que cada um era de um jeito e que deveríamos respeitar isso!!
Levei um lencol para brincarmos de advinhar quem era a crianca que estava debaixo do lencol, elas gostaram bastante e como atividade levei uma folha para eles acharem o caminho que levava José aos irmãos e depois pintar.
O Wendel conhecia a história, disse que já assistiu. Na hora de dar a folha da atividade ele e a Naielly se estranharam um pouco pois queriam a mesma folha mesmo explicando que eram iguais. A Maria Eduarda tambem se desentendeu com o Davi, o Ronaldo fez que elas fizessem as pazes, se desculpassem e orassem pedindo perdão à Deus.

Acho que foi isso!!!
Uma boa semana à todos e que Deus nos acompanhe sempre!!!!
Abs
Dorys

1o domingo de junho

Pessoal,

No primeiro domingo de Junho nós tivemos 2 atividades distintas, a primeira foi com os juniores, eu, a Midori, o Elbio e Sara e o Sean e Elen fomos até São Remo busccar os juniores (total de 14 juniores) e levamos para a igreja da Saúde onde encontramos com as crianças da Saúde mais a Pat que estava esperando p/ recepcioná-los. Os juniores participaram da ED e ganharam uma Bíblia cada um e depois fomos ao McDonald's na Av. dos Bandeirantes, os juniores preferiram o Mc Lanche Feliz por causa dos brinquedos, mas alguns tiveram que pedir um outro lanche já que o lanche do Mc Lanche Feliz era pequeno demais para a fome deles. De volta ao São Remo, a Pat e a Midori fizeram um desfecho do dia com os juniores enquanto eu e o Élbio ficamos no preparo da ED p/ as outras crianças.

Agora a ED p/ as demais crianças: nós cantamos alguns corinhos 'joguei a tristeza fora mandei embora do meu coração', 'a alegria está no coração', fizemos questão de ensinar o 'andando com Cristo' em japonês, pois os juniores tinham aprendido na visita a Saúde, elas penaram um pouco mas aprenderam e cantaram com bastante força e alegria. Depois do louvor, fizemos uma revisão da lição 12 e dividimos em 2 classes, o objetivo da classe era decorar o versículo da lição (I João 1:9) e ter um momento mais calmo com as crianças, mas foi impossível, mesmo dividindo com a Lídia, ficou uma turma de 10 crianças e uma gritaria que foi difícil de controlar.

Bom, eu acho que foi isso, alguém pode complementar?
Abraços e boa semana a todos,

Massa

1o domingo de junho

terça-feira, maio 27, 2008

4o domingo de maio

Oi pessoal!!!

Oramos antes de começar com o louvor.

Pela primeira que louvo com as crianças!!! fiquei um pouco nervosa, pois
sempre os outros que louvam!! Tive o apoio do Pastor Elbio, ufa!!!
pois o Dago foi rever a familia em Marilia. Deus abençoe o recontro
familiar, que acho muito importante!!!

Canções: Perto de Cristo quero andar, Se eu fosse Elefante e Deus Iporan
Ete (as crianças adoraram cantar em Guarani!!!).

Falei sobre Abraão o pai da familia de Deus, que atendeu os pedidos de
Deus saindo da sua terra para ir as outras terras para constituir a
familia de Deus. Ele e a Sara já velhos, foram abençoados com
nascimento do filho Isaque.

Isaque casou com a Rebeca e tiveram Esaú e Jacó. E Jacó teve
12 filhos !!! A continuação de ter 12 irmãos ficará por conta do pessoal
do primeiro domingo de Junho'08

Atividade: Colorir o desenho e traçar o risco de Abraão para o bebê Isaque,
Isaque para Esaú e Jacó e Jacó para os 12 filhos.

Naielli, não quis prestar atenção e ficou no colo do Pastor Elbio
Bruno, Bruna, Wendel, Wilker ficaram agitados no final da aula
Byanca, pintou a mesa e o pastor a aconselhou a não fazer mais, pois
a mesa será utilizada por outras crianças.

Pastor Elbio, muito obrigada pelo apoio e Deus te abençoe da cabeça
ao pés!!!!

Sds

Célia

segunda-feira, maio 26, 2008

4o domingo de maio

Olá pessoal,

Estivemos nesse domingo com:
eu e o J.C (amigo do Son) com as crianças maiores;
Celinha e pr Elbio com as crianças menores;
Patricia com os pré-adolescentes (juniores) da nova turma de 11 a 13;
Alê com os adolescentes.

Com as crianças maiores (tivemos 11 ou 12 crianças), continuamos o livrinho e passamos a história do caso Davi x Bate-seba x Urias.
Perguntei se alguém lembrava da última aula e teve pelo menos duas crianças que lembraram da bondade de Davi e a promessa feita a Jonatas, o que foi muito legal (acho que foram o Erik e a Lanai).
Continuamos então contando como Davi, ficando no palácio, acabou pecando e sofrendo o castigo de Deus.

Mesmo tendo um grupo bem menor do que a média (sempre em torno de 20 ou mais crianças), elas não deixaram de bagunçar... hehe, doce ilusão minha.
Mas também reconheço que faltou uma organização melhor pra passar a aula, pois ela acabou ficando muito teórica, pras crianças fica mais difícil "processar".
Fico na torcida pra que no próximo domingo haja uma boa atividade prática pra reforçar a lição! :-)
No final oramos juntos e o J.C esboçou passar uns passos de street-dance, mas pelo jeito a maioria estava interessada em brincar mesmo e ficou pra uma próxima.

Fico muito contente com o início da nova turma de 11 a 13!
É bom que essa turma vai deixar de "ajudar" na bagunça com os maiores. :-)

Patrícia, Midori e Helen, estamos torcendo por vocês!


Gde abraço a todos,
Dirceu.

sexta-feira, maio 23, 2008

EBFi - VALEUUU!!!

Fala pessoal!!!

Vou contar um pouco de como foi a EBFi - Escola Bíblica de Final de Semana! Na verdade, é complicado fazer isso, pois apesar de tão pouco tempo são tantas coisas que é difícil saber o que falar.
Como vocês sabem, a EBFi aconteceu no último fim de semana, dias 17 e 18 de maio. Dois grupos de jovens da Saúde, Neurônios e Mesinhas, e o pessoal de S.Remo preparamos uma EBF de final de semana para as crianças da EBD de lá.

Chegamos lá no sábado, 7:30h da manhã, tomamos café e começamos a EBFi. Tivemos tempo de louvor, história, classes, quebra-gelo, atividades manuais, almoço e lanche, tempo livre, bases e caça ao tesouro. O video abaixo pode mostrar melhor como foram estes 2 dias super intensos e bacanas!



No final, o que ficou foi muito cansado, mas MUITO MEEESMO! Parecia ter sido uma EBF de 5 dias! Estava quebradaço!!! Mas, por outro lado, também havia uma alegria que transbordava da gente! Bateu aquele sentimento de "Ah! Acabou...queria mais um pouco!"

Foi uma experiência WOW! Amazing! Truly amazing!!! Poder passar dois dias inteiros com as crianças, conversar, brincar e buscar mostrar um pouquinho do infinito amor que Deus tem por elas! Tudo isso faz meu coração explodir ao lembrar de todos estes momentos!

Algo que também marcou muito neste fim de semana foi poder estar ao lado de outras pessoas incríveis! Os outros jovens da Saúde, os adolescentes de S.Remo, o pastor Élbio e a equipe da cozinha! Como foi bom trabalhar com eles nesta EBFi!!!

Sou muito grato a Deus por tudo o que passamos lá e a cada de de vocês que nos apoiaram e oraram por nós. Com certeza, isto também fez uma mega diferença!

Como disse no início, há muitas outras histórias e sei que cada um que esteve lá também tem várias outras, mas não vou ficando por aqui!

Só o que quero reforçar mesmo é meus "muito obrigado" a cada um de vocês e que venha a EBFi 2009!!! rsrsrs

Forte abs!

Denis

quarta-feira, maio 07, 2008

1o domingo de maio

Oi pessoal

Como a Lídia já falou fiquei com 11 crianças no domingo. Fizemos o louvor separado. Por causa disso, soube depois que a Norali acabou ficando com os maiores lá embaixo (acho que ela chegou atrasada).

Dei a lição 1 que abordava as histórias da família de Adão e Eva com Caim e Abel e da família de Noé. Comecei perguntando se alguém sabia a história de Adão e Eva e para minha surpresa, a maioria esmagadora me respondeu que não.Diante disso, comecei a história desde a criação de Adão e Eva, da queda, fui para Caim e Abel e consegui chegar até Noé. Isso só foi possível porque comecei já com eles às 4:15. Acho que a parte da história levou uma meia hora.

Eles se comportaram bem, prestaram bastante atenção, somente o Renato (nesta hora ele estava comigo, na hora do trabalhinho ele desceu e só percebi isso depois que a Lídia me contou)e o Wendel me deram um pouquinho de trabalho, mas nada que atrapalhasse muito. Davi e Miriam estavam com a corda toda! A cada frase que falava eles queriam contar alguma experiência que haviam vivido. Contaram várias coisas que passaram na Bolívia, nunca os vi falar tanto. Fiquei com medo das crianças se dispersarem com isso mas, graças a Deus, não aconteceu.

No final da história, apareceu na sala, trazendo o Euderson, uma moça chamada Sabrina. Não sei de onde ela veio, nem se estava ali para me ajudar. O Élbio não havia me falado nada sobre isso. Ela levou as crianças no banheiro para mim e depois ficou conversando com algumas delas, isso foi bom pois evitou que, na hora dos trabalhinhos, a coisa ficasse mais agitada.

Depois disso descemos para o ensaio da coreografia e para o lanche que acabou não acontecendo. A Lidia se enganou a respeito dos "expulsos". Quem saiu foi o Wendel e seu irmão Bruno e não foi a Adriana que os mandou embora mas sim o Élbio. Eles estavam muito desobedientes,tanto comigo quanto com o Élbio.Bom, foi isso.

Acho que o tempo com eles foi bastante proveitoso.

Um beijão a todos,

Solange

segunda-feira, maio 05, 2008

1o domingo de maio

Oi pessoal

Foi muito bom esse domingo! Tirando alguns incidentes...
Fomos eu, o Sean e a Solange. Contamos com a ajuda da Adriana (filha da Goreti) que nos ajudou a conter a bagunça dos maiores e da Sabrina (Adorarte de S. José ) que auxiliou a Solange e da preciosa ajuda do Élbio, sempre presente.
Ao todo tinham 43 crianças, sendo 11 pequeninos e 32 juniores. A Solange ficou com os menores e eu e o Sean ficamos com os juniores.

Começamos com o louvor, cantando 3 músicas – “Eu aprendi” e “Faço o melhor” (Os Ovelhas) e “O amor do nosso Deus” (Diante do Trono).

O Sean contou a história – Lição 11 – O Acordo cumprido. Vou deixar ele falar sobre isso... Foi muito legal!
Como não tinha a Midori para fazer o cenário, me arrisquei desenhando as figuras do Rei Davi e de Mefibosete que, segundo as crianças, ficaram parecendo 2 palhaços. He... he... e o pior é que ficaram parecendo mesmo!
Gostei da forma do Sean contar a história... as crianças ficaram no maior silêncio e até o Élbio levou cartão amarelo por ter falado fora de hora (dado pelas crianças!).


Depois, as crianças pintaram um cartão para entregar no dia das mães e escreveram umas frases. Algumas crianças pediram a nossa ajuda para escrever. Foi muito engraçado... eles iam ditando e a gente ia escrevendo. O Renato ditou uma carta enorme para eu escrever para a sua mãe – pedindo desculpas pela “danação” e dizendo o quanto a amava - muito lindo!

Depois o Élbio ensaiou a coreografia da música – Bendito Seja – a mesma que o Son ensinou há uns 4 anos atrás para as crianças (que hoje são adolescentes). As crianças estavam muito dispersas nessa hora.

O Renato e o Wilker se “pegaram” na quadra... Eu e a.Solange separamos as duas e a Adriana mandou embora o Wilker e mais um menino menorzinho que não sei o nome.

Mais uma vez as crianças ficaram sem lanche... Por mal comportamento e falta de comprometimento para o ensaio da coreografia.

Bem, acho que é isso! Depois o Sean e a Solange podem contar mais.

Abração à todos e boa semana!

Lídia


quinta-feira, maio 01, 2008

4o domingo de abril

Oi pessoal,

Participantes : Célia, Dago
Crianças: Bianca, Beatriz, Norali, Davi, Jenifer, Nayaeli, Débora, Bianca....

O louvor foi feito pelo Dago com o violão: ABCD e Aperte as mãos.
As crianças adoraram e como é bom sentir o aperto de mão, abraço de cada criança - música Aperte as mãos!!!

Brincamos de imitar bichos e telefone sem fio...

Dago pediu quem queria orar e oraram a Debora, Bianca..

Dago é uma benção para as crianças, um enviado de Deus.
Foi uma pena que não pode ficar com os juniores!!! Eles também o adorariam..

Contei a história do Daniel na cova de leões, porém faltou mais entusiasmo de
minha parte, pois as crianças se dispersaram.

Levei um cartaz de um leão para mostrar as crianças como ele é grande é forte e como Daniel não foi devorado por ele. E que Daniel através das orações serviu a Deus e foi salvo!!!

Dago,

Obrigada pela sua ajuda e nem sei o que seria de mim sem o seu entusiasmo e dedicação com as crianças e que Deus cuide de você todos os dias e também estarei orando por você!!! e segue a música “ Deus faz crescer” com cifras que acho legal para as crianças.

Faltou mais uma criança que esqueci o nome, você lembra???

Bom feriado !!!

Sds

Célia

sexta-feira, abril 25, 2008

3o domingo de abril

Pois é, foi muito bom neste último domingo.
Seguem os pedidos de oração:

Norali: - pela irma Janete (doente)
David (pela sua familia) - Grover e Maribel
Karina: - Pelo Tio que está preso (ela diz que ele é inocente)
Andrea - Pela mãe Erika
Gustavo - Pelo pai e mãe
Laiane - Pelo pai e mãe (Simone e Carlos)
Debora - pelo avô e para que o pai a leve para visitar o avô no Piauí.
Mª Eduarda - Pela nãe Zilma - para que pare de fumar e para que o padrasto e a mãe se casem. Para que o nenem que a mãe está esperando nasça bem.
Naielly - Pela mãe Nice, que ela pare de fumar.

Bom é isso. Boa semana para vocês. Eu peço que vocês orem por mim, pois a partir do próximo domingo estarei embarcando para um trabalho de aprox. 20 dias na Colômbia. Peço que peçam ao Senhor para me acompanhar e me dar capacitação e sabedoria.

Um abraço para todos.

Helen

terça-feira, abril 22, 2008

3o domingo de abril

Só para acrescentar: a aula com os maiorzinhos.

A lição era sobre a coroação de Davi (lição 10). Basicamente, a lição era dizer que Davi foi coroado, e que isso é exemplo de que Deus cumpre as suas promessas. Então fizemos uma revisão da vida de Davi, de como Deus prometeu a ele que ele seria rei, e como Deus cuidou dele durante sua vida toda até aquele momento. As crianças participaram bem, e puderam sentir um pouco o que é trabalhar em grupo e honrar a pessoa que estava apresentando em frente à turma toda.

Acho que seria ótimo o Elbio comentar a conversa que ele teve com a turma da “3ª guerra mundial” do outro fim-de-semana. Foi bem legal a postura dele: ele encarou isso como oportunidade para educar as crianças naquilo que é certo, em vez de ficar apenas muito frustrado que não deu certo.

Um abraço,

Sean

segunda-feira, abril 21, 2008

3o domingo de abril

Olá,

Pudemos participar na EBD de São Remo com um grupo de colaboradores maior. Foi muito bom!

Dividimos em 2 grupos desde o início e fizemos o louvor separados. Vou falar do grupo de menores.Eu, Hellen e Adriane, ficamos com cerca de 15 crianças. Vcs não vão acreditar. Elas se comportaram como as crianças da Saúde.

Imaginem!Pudemos cantar, contar história de fazer o trabalho dos 3 amigos de Daniel na fornalha. Saiu muito melhor do que programamos.

A Hellen conseguiu fazer uma lista de pedidos de oração, que acho que estará nos disponibilizando pela internet.

Uma boa semana a todos,

Ana

quarta-feira, abril 16, 2008

2o domingo de abril

Oi gente,

Domingo eu ensinei uma música para as crianças de São Remo. É do cd "Viva o verde", faixa 8; o nome da música é "Sempre seguirei". Está no cd e na pasta que o Élbio fez. Escrevi a letra num cartaz que deixei junto com os outros mas, o Élbio havia me sugerido que passássemos a usar o retro, vocês já tem usado?

Caso seja isso mesmo, teríamos que imprimir em transparência todas as músicas que já cantamos.

Como vocês já ouviram do Denis, a coisas foram difíceis já desde o início do louvor mas, acho que várias crianças conseguiram aprender bem a música. Talvez seja bom os próximos grupos darem uma relembrada, se puderem.

Continuo pensando se não seria melhor dividir as crianças em classes já desde o louvor. Os menores não conseguem acompanhar as músicas que os maiores gostam e acabam não participando nessa hora. Para eles seria melhor músicas bem simples e curtas já que a maioria não sabe ler. Caso concordem, eu poderia fazer uma seleção de músicas só para eles. Gravaríamos um cd que poderia ser usado pela professora do dia. Como, geralmente, é um grupo menor e "mais comportado", seria mais fácil usar esse recurso do cd com eles. Que acham? Dêem sua opinião sobre isso. Se não concordarem podem falar sem problema.

Um grande abraço,

Solange

2o domingo de abril

Fala pessoal!

Como estão?

Então, vou contar brevemene como foi o 2° domingo pra mim.

Eu exagerei um pouco no título, mas este domingo foi complicado pra caramba. Acho que foi um dos mais difíceis até agora.

As crianças estavam muito agitadas desde o louvor. A cada instante precisávamos parar para conseguir falar. Foi assim do início ao fim.

Na terceira vez, eu mostrei o cartão vermelho pra umas 10 crianças (foi quase um time inteiro pro chuveiro). Foi um pouco antes da atividade e de lá até o fim da classe, fiquei com o pessoal que foi embora, mas não queria ir embora.

Por isso não sei como foi o resto da classe. Pessoalmente, voltei muito muito cansado por dentro e frustrado. Fazia tempo que não voltava assim. Oro e peço a Deus que me ensine e que coloque Seu amor por aqu elas crianças em mim. Uma das minhas maiores dificuldades é disciplinar com amor.

Mas também oro agradecendo a Deus porque no meio de tanta confusão vi esperança também. A Bibi trouxe o Marquinhos e o Leandro no final do dia para pedirem perdão pra mim. Depois que conversei com eles, ela disse que era difícil msm cuidar e educá-los e que estava tentando fazer com que eles mudassem! Nossa! Foi incrível! Não esperava ouvir isso dela! Fiquei super contente! Uma coisa que a Mayumi contou sobre o Netinho tbm foi muito animador e encheu meu coração de alegria! Mas isso deixo pra ela contar! rsrsr...Fica pros próximos capítulos! hauhau

Ah! Pessoal do 3º domingo, teoricamente, era pra termos dado a lição 10, mas acho que não conseguimos! hehe

um forte abs e ótima semana,

Denis

quinta-feira, abril 10, 2008

1o domingo de abril

Oi pessoal

Foi muito bom esse domingo! Fomos eu, o Massa, Midori, Dórys , Ronaldo. Tivemos também a ajuda do Takeo, Kenji e Nobuo. E as crianças Gabriel, Jow, Key, Bibi, Rafa, André e Dandan. A Paty (médica) também esteve lá junto com a sua irmã para conhecer o trabalho em São Remo.

Ao todo, mesmo debaixo daquela chuva, estiveram presentes 40 crianças.Bem, começamos com o louvor, dirigido pelo Massa e com a Midori no violão. Não lembro dos nomes das músicas, mas estava muito legal e as crianças gostaram muito!

Aí tivemos a apresentação dos palhaços Tantan e Kenken (Takeo e Kenji).Eles falaram sobre a obediência, que devemos obedecer os pais, os professores e da nossa obediência à Deus. E no final, eles fizeram umas mágicas, também. Gente, essa dupla é demais! As crianças riram muito e nós também!Levaram também vários desenhos pintados pelas crianças da Saúde onde estava escrito umas orações como – Deus abençoe as crianças de São Remo ... Deus cuide das crianças de São Remo... Abençoe as famílias de São Remo... muito lindos!

Em retribuição, o pastor Élbio junto com as crianças de São Remo, fizeram uma oração pelas crianças da Saúde. Muito legal essa integração!

Após o lanche, distribuímos os ovos de Páscoa que meus colegas do serviço prepararam para as crianças. Foi um pouco atrasado mas elas ficaram muito felizes com a surpresa!

Acho que foi isso! Massa, Midori e Dórys fiquem à vontade para me corrigir e se puderem, complementem, por favor.

Um abração para todos

Lídia

terça-feira, março 18, 2008

3o domingo de março

OLA,
Tivemos a oportunidade de participar da Escola Dominical com 54 alunos, Pastor Elbio, Sean, Clovis, Kinha e eu.

Foi um programa especial para a comemoracao da Pascoa. O Sean trouxe a historia. As criancas estavam agitadas. Elas acalmaram quando foi distribuido o trabalho para pintura e dividimos em grupos. Nao consegui gastar tempo individual com as criancas.

Nao foi possivel distribuir lanche. Ao termino dos trabalhos, as criancas foram dispensadas.

Uma boa semana a todos

Ana

quinta-feira, março 13, 2008

2o domingo de março

Olá Pessoal!
Desculpe a ausência do mês passado e a demora deste.
Neste mês tivemos a visita do grupo do Lincoln e a presença do Rubinho na classe dos menores. Eu achei que foi muito bom!
Estavam presentes: Bianca e Beatriz, Débora, Bruno e Bruna, David, Naely, Karina e irmãzinha e Wendel( eu acho), ao todo dez!
Depois do louvor geral fomos para a sala e brincamos de imitar um bicho.
Célinha, fiz do jeito que você me ensinou: 1º sentados no tapete imitaram a voz dos bichos e depois como o bicho fazia. As crianças participaram bastante.
Depois perguntamos se elas conheciam a música Grande e Largo, algumas conheciam outras não, só ouvindo... Levei o cartaz do Smilinguido. Aí nós ensinamos a letra e os gestos, foi bom. As novinhas gostaram muito...
Tentei fazer uma dinâmica com o espelho, um lado você se vê e de outro não, mas tivemos muitas idas ao banheiro, obrigada Rubinho, que acompanhou muitas delas, ou melhor, todas..
Não deu para fazer atividade nem contar história. Depois tivemos o lanchinho e as crianças brincaram um pouco com os tios...
É só, eu acho...
um grande beijo a todos
beth

segunda-feira, março 10, 2008

2o. domingo de março

Oi Pessoal!

Vou relatar como foi este domingo.

Antes de tudo, peço novamente desculpas ao Élbio pelo atraso por minha causa. Élbio, muito obrigado pela compreensão. Mudarei os esquemas nas próximas vezes para que isso não se repita.

Então, neste domingo estavam presentes 40 crianças (30 juniores e 10 menores). Além da equipe do 2o domingo (Mayumi, tia Beth, Zizi e eu) estava presente o grupo de estudo do Lincoln: Lincoln, Toshi, Ruben Yamada, Jorginho Osiro e Natan.

Nós tivemos o momento de louvor. Infelizmente a preparação ficou a desejar, mas tentei enfatizar algumas coisas que foram discutidas aqui na lista como o sentido do louvor e qual deve ser nossa postura durante o louvor.

Ah! Antes do louvor, a Tainá lembrou que foi aniversário do Élbio e cantamos um sonoro "Parabéns pra vc" com direito a "Com quem será, com quem será...". rsrs

Depois dividimos em classe. Nos juniores fizemos o teatro relembrando a história da semana passada. Enfatizamos um ponto: quando estamos perto de Deus é mais fácil agradá-lo, quando estamos longe é mais difícil agradá-lo.

Como aplicação, fizemos três jogos: basquete, futebol e boliche. Obviamente, era mais fácil fazer cesta, fazer gol e acertar os pinos quando as crianças estavam perto e ficava difícil quando estavam longe.

Por fim, tivemos o lanche. Apesar do atraso e da agitação normal das crianças, eu gostei bastante deste domingo!

Pessoal do que foi, por favor, corrijam e fiquem à vontade para complementar, ok?

Forte abs a todos,

Denis

quinta-feira, março 06, 2008

1o domingo de março

Oi pessoal! Foi bem legal mesmo esse domingo, nunca vi tantas criancas e nem tantos professores juntos!!! As criancas se divertiram muito!!Vou falar um pouco dos pequeninos, compareceram 12 criancas: não anotei o nome de todas, vou citar algumas: Noralli, Henrique, Wendel, Jenifer, Bruno, Bruna e Euderson.
Comecei apresentando os professores e depois os alunos, recapitulei o que a Celinha havia falado. O milagre do azeite e a ressuscitacão do filho da sunamita e continuei falando de outros milagres : a sopa envenenada e o machado que flutuou. As criancas prestaram atencão, só o Euderson é que não prestou muita atencão, os outros tios ajudaram muito, ficamos na sala eu, Ronaldo, Ameixa, Heber e o Denis, as criancas gostaram muito dos novos tios.
Depois passamos para a atividade que era o pintar o desenho de Eliseu e os amigos no rio Jordão e o machado quem flutuou, eles gostam muito de desenhar.
Acho que foi iss o. Muito obrigado à todos que nos ajudaram.
Abs Dorys

quarta-feira, março 05, 2008

1o domingo de março

Oi pessoal,
De fato, o domingo passado tinha muita gente, desde professores, grupo do Denis e muitas mas muitas crianças, nunca vi aquele lugar tão cheio, fizemos uma bagunça danada na hora de brincar com a criançada, esta parte (das brincadeiras) foi bem legal, pelo menos para mim...
Falando um pouco da mensagem passada, tinhamos em mente passar 2 tópicos importantes da história da morte de Saul:
1- Deus estava com Davi mesmo ele estando numa terra estranha, na terra dos filisteus, e passou por um momento delicado pois foi convocado para lutar contra o seu próprio povo. Deus providenciou uma maneira de ele não precisar ir a guerra contra os israelitas, inclusive foi nesta batalha que o rei Saul e os 3 filhos de morreram.
2- A desobediência nos afasta de Deus, assim como a desobediência de Saul fez com que ele não mais escutasse a voz de Deus, enfatizando que Deus não convive com o pecado.
Abaixo um resumo da história dado no domingo: - Davi foge de Saul e vai morar nas terras dos filisteus, vão ele e mais 600 homens com a suas respectivas famílias. - Ele ganha a simpatia de Aquis, filho do rei de Gate (terra filistéia) e vai morar nas regiões de Ziclague (Ziclaque?). - Davi é convocado pelo Aguis para querrear contra os Israelitas e ele se apresenta. - Os governantes filisteus não querem que Davi e seus homens lutem pois temem a fama de Davi e que se vire contra os filisteus, a fama era 'Saul matou milhares e Davi dezenas de milhares'. - Quando Davi volta p/ Ziclaque, percebem que os amalequitas levaram as esposas e os filhos e todos os pertences. - Os homes que estavam com Davi se revoltam e querem apredejar Davi. - Davi ora e Deus responde que deve atacar os amalequitas. - Davi e seus homens atacam os amalequitas e conquistam tudo de volta, mulheres, filhos, os pertences seus e dos amalequitas. - Enquanto isso, os filisteus matam milhares de israelitas e matam também os filhos de Saul e o Saul fica 'mortalmente' ferido. - Saul pede ao escudeiro que o mate pois não quer passar a vergonha de ser capturado. - Saul se joga na espada e se suicida pois o escudeiro se recusa a matá-lo. - O escudeiro se mata em seguida por desespero.
Eu acho que foi isso, tem um ponto que gostaria de compartilhar com vocês, eu acho que precisamos mudar um pouco o esquema, pelo menos para o pessoal do primeiro domingo. A pessoa que vai dirigir o louvor, faz somente o louvor, precisamos gastar tempo também em preparação para o louvor, o que eu percebi, é que ficamos na correria de preparar em cima da hora e cantamos e cantamos mas fica meio vago e solto, talvez seja somente um sentimento meu, gostaria de ouvir a opinião de vocês mas a minha sugestão é definirmos quem vai conduzir o louvor e esta pessoa se prepara para isso e podemos fazer o rodízio do louvor também.
Bom, eu já falei muito, até mais pessoal e boa semana a todos.
Massa.

terça-feira, março 04, 2008

1o domingo de março

Oi pessoal!

Estávamos com saudades! Foi o nosso primeiro domingo este ano!
Fomos eu, Massa, Midori, Dórys, Ronaldo e o grupo de estudo do Dênis para conhecer o trabalho em São Remo – Ameixa, Nilton, Martin, Fábio e Heber. Valeu meninos - Não sei o que seria de nós sem a preciosa ajuda de vocês!
A equipe foi grande mas tinham muuuitas crianças! Ao todo foram 51 – 12 pequeninos e
39 juniores!

Começamos dando os recadinhos e depois fizemos o louvor, com todas as crianças juntas, cantando 4 músicas – Eu aprendi e Cante do CD “Os Ovelhas” e A alegria e mais uma que esqueci o nome. Foi muito bom!

Depois separamos as crianças – os menorzinhos 3 a 5 anos e dividimos os juniores e 2 turmas 6 a 9 e 10 a 13. Os juniores menores ficaram com a Midori e eu (21) e os maiores com o Massa (18) e tivemos a ajuda do grupo do Denis que se revezaram nas classes.
Na nossa classe foi difícil controlar a bagunça. A Maria Eduarda estava terrível!
Contamos a história da lição 9 – A morte de Saul e foram utilizados massinha de modelar coloridas (by Midori) para ilustrar a história.
Depois a Midori e o Massa podem contar mais sobre o enfoque que foi dado à história.

Não tivemos lanche - foi dia de brincadeira ! Brincamos de pular corda, futebol, escorregador – foi uma farra só! O Martin carregava as crianças no ombro e fazia a maior bagunça com elas. Não sei quem se divertiu mais naquele “parque de diversões” – as crianças ou a equipe. Foi muito divertido!

A Mary (consultora externa da Missão Aliança) esteve lá para conhecer o trabalho em São Remo. Ela é muito simpática e fez algumas perguntas e anotações, como número de pessoas da equipe que vão por domingo, número de crianças, etc. Ela gostou muito do trabalho que fazemos em São Remo.

Midori, Massa e Dórys - fiquem à vontade para complementar.

Abração à todos

Lídia




sexta-feira, fevereiro 29, 2008

4o domingo de fevereiro

Oi, pessoal,

Desculpas, como sempre demoro e segue os comentários do 4º domingo - menores:


Data: 24/02/08
Colaboradores: Alessandra & Newton (jovens), Edson (7 à 12 anos) e Dago (Alberto) & Celia (3-6 anos)

Crianças: Norali, Henrique, Wendel, Bianca, Bruno, Bruna (irmão gêmeos), Karina, Dayane, Elderson, Beatriz, Jenifer, Davir e Nair.

Brincamos com as crianças: imitaram animais e depois solicitei para quem quisesse participar, usar o corpo para expressar os a nimais sem abrir a boca.

A cada criança que vinha à frente, fazia a demonstração e as crianças que estavam sentadas, teriam que descobrir. Após a apresentação batíamos as palmas (aprendi com o Tio Kenji do Smilinguido).
Esta atividade deixaram as crianças calmas e observadoras.

O Henrique é quem estava agitado e o Dago ajudava colocar a disciplina, que benção!!!

Falamos de Elias que foi embora sem passar pela morte e o Eliseu que pediu o dobro do poder de Elias.

Mostramos as figuras de Eliseu ajudando a viúva e os dois filhos, pois o marido tinha deixado muitas dívidas e da oração para o menino viver.

Reforçamos que Eliseu era temente a Deus e que eles fez muitos milagres.

Fizemos as perguntas para reforçar a classe e após pedimos q ue cada criança orasse pelo amigo do lado: Papai do Céu cuida do “nome” esta semana. Achei muito lindo!!! Maravilhoso!!!

Após as crianças pintaram a cena do Eliseu orando para o menino.

Abraços

Celia

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

2o domingo de fevereiro de 2008

Oi Élbio! Fala pessoal!

Vou contar um pouco como foi o retorno da EBD em S.Remo.

Neste domingo, foi a tia Solange, tia Beth, Mayumi, a Zizi e eu. Além da tia Rose e tio Martins que ficaram com os adolescentes.

Começamos todos juntos com o louvor. Ah! Um fato extraordinário aconteceu logo no início antes do louvor. Quando desci para começar a EBD, milagrosamente todas as crianças já estavam sentadas e olhando para frente quietas! Nunca tinha visto isso antes! srsrs

Após o louvor dividimos em crianças e juniores. Eu não fiz a contagem das crianças, mas havia aprox. uns 15 juniores.

Contamos a história em que Saul tenta matar Davi, mas este ao ter a chance de se vingar, poupa sua vida duas vezes. Para isto, tivemos a participação de duas grandes atrizes - Mayumi e Zizi! rsrs

Em seguida, fizemos o trabalhinho manual em que os juniores tinham que escrever/desenhar num coração o nome de alguém que os tivesse magoado e pedir para que Jesus os ajudasse a perdoá-los.

Como as crianças estavam calmas, acredito que deu para todos (pr.Élbio, Mayumi, Zizi e eu) conversamos com as crianças. Foi um tempo bem gostoso e legal!

Por fim, como não tinha lanche, brincamos com as crianças até umas 17:45h.

Como o Élbio disse, foi mto bom voltar para lá! Tbm estava com saudades e foi bom demais poder revê-las e conversar com elas!

Um forte abs e ótima semana,

Denis

PS: Pessoal do 2o domingo, por favor, fiquem a vontade para me corrigir e complementar, ok?