quarta-feira, junho 27, 2012

4o domingo de junho de 2012

Oi Elbio, Oiee pessoal!!!
Obrigada Elbio pela ajuda!!!
Complementando um pouquinho mais....
No louvor com todos juntos, cantamos: "Celebrai a Cristo, celebrai", "Cristo é a Rocha", "A alegria".
Oramos e dividimos as classes, o Elbio e o Xaves com os maiores, e com os menores ficaram eu, a Mayumi e o Netinho nos ajudou tbm.
Foram 10 crianças: Rous kelly, Magaly, Deivid, Lucas, Mariana, Mayorli, Evelyn, Taina, Gloria, Nicoli.
Cantamos mais uma musica e oramos.
Antes de orar, perguntei se tinham algum pedido de oração...A Rous kelly e a Mayorly compartilharam um pouco do que está acontecendo nas casas delas.... A Rous disse que o pai tem batido nela depois de beber cerveja, e ela tbm bate no pai....A Mayorli contou que alguem entrou na casa dela e roubou a bolsa da mae (foi algo assim q
entendi). Oramos (eu) e depois a Mayorly pediu pra orar, ela foi super espontanea orando pela mãe dela, q linda!!!
Com os menores, contamos a história da lição 13 - Rainha Ester. Levei algumas roupas especiais, coroas, colares, cintos, echarpes pra vestir no rei Xerxes e na rainha Ester....o rei foi o Lucas e a Ester foi a Mariana.
Depois a atividade foi do livrinho...
No final, como todos queriam levar a coroa, então fizemos um sorteio, e a Evelyn e a Mayorli levaram as coroas.....
A Rous ficou chateada, emburrada, nem queria ir embora...aliás, ela queria tudo: lanche q não tinha neste domingo e mesmo explicando, ela queria o lanche....queria a coroa, mesmo explicando do sorteio...
Fica então alguns motivos de oração por eles....

Bjnhs,
Cris Maruyama

terça-feira, junho 26, 2012

4o domingo de junho de 2012

Olá,
Neste domingo, o Dagô teve um imprevisto e precisou viajar para Marília. Assim, estivemos o Xaves, Mayumi, Cris e elbio. Na classe dos maiores, contamos a história da prisão de Pedro. Comentamos que a igreja orava por ele, e que ele foi liberto por um anjo enviado por Deus. Enfatizamos a importância da oração nos momentos difíceis da vida. Depois fizemos uma brincadeira onde todos subiam em uma pilha de cadeiras e, de costas, se jogava para trás. O restante do grupo ficava atrás para segurar a pessoa. A ideia era enfatizar a questão da fé. Mesmo que não estejamos vendo a Deus, ele está ao nosso lado.
Cris, Mayumi e Xaves fiquem a vontade para comentarem ou corrigirem.
Abraços
elbio

1o domingo de junho de 2012

primeiro domingo ((3/6)
Equipe: Tia Lídia, Cris Nakahara, Walmir e xaves

Começamos a ensaiar a peça da história 7 "Pedro e Conélio", que era o centurião Romano.Após treinarmos, começamos o louvor e após algumas músicas, separamos as classes.Neste último domingo foram poucas crianças (aprox. 12 no juniores, e dos menorzinhos eu não lembro).Ah, no começo, a Karina e a Duda desceram antes e a Karina mostrou na Bíblia, um espaço para anotar os amigos que queremos encontrar no céu, e mostrou a lista de nomes, dizendo: esse é católico e esse é evangélico, separando por religião.E questionou a Duda, dizendo que não sabia se ela era Católica ou Evangélica.Aí falei que o que importava era ter entregue o coração à Cristo, então pararam de discutir.

Achei que a pelo fato de termos poucas crianças, tivemos mais facilidade em apresentar (teve ainda a participação especial do Élbio, que ajudou muito), e puxamos algumas crianças para ajudar na peça.A história fala sobre a nova aliança, onde Deus aceitou todos os povos para serem salvos.Quem não lembrar, leia para entender o resto do que vou escrever aqui.

Antes de chegarmos a São Remo, eu havia comentado com a tia Lídia, a Cris e o Walmir o fato de todas as crianças terem levado a Bíblia que ganharam, e chegamos a conclusão de que se não os fizéssemos usá-la, eles iam acabar deixando-a de lado.Então, na hora de passar o versículo, a tia Lídia pediu para ao invés de decorarem o versículo, para que procurassem na Bíblia.Ufa!Foi uma dificuldade, mas eu achei que foi muito legal o esforço que elas fizeram para acharem, mas gostaria de sugerir aos outros grupos que tomassem a iniciativa de sempre passarem o versículo para elas acharem, a fim de que a Bíblia não fique em desuso por elas.Ah, o Élbio, vendo a dificuldade de acharem os versículos, ensinou-nos uma musiquinha que fala de todos os livros da Bíblia (eu não consegui decorar).A tia fez um apelo, e o Wilker levantou a mão.O Pastor foi orar junto com ele.

A tia teve uma idéia bem bacana, que foi separarmos em grupos para batermos um papo e orar.Eu fiquei com os meninos (Ian, Wilker, Davi, Michael e Henrique), e a tia ficou com as meninas.Uma coisa interessante aconteceu: no meio do bate papo, o Henrique chamou o Davi e o Michael de "Bolívias", e eu o interrompi.Lembrei da história que acabávamos de escutar, onde Deus aceitou a todos, do jeito que eram.Perguntei se eles gostavam de ser chamados assim, e obviamente, disseram não.Então, eu fiz todos se apresentarem pelos nomes, e comprimentarem uns aos outros, chamando pelo nome.Foi bem interessante, pois o Henrique perguntou: "Vocês falam boliviano?"Então expliquei que a língua que falavam era espanhol, e começaram a interagir, perguntando como falava isso ou aquilo em espanhol, foi bem divertido!Quando o Wilker voltou, estávamos quase para orar, perguntando os pedidos de oração (Para os psicólogos: posso estar falando bobagem, mas o Wilker aparenta ser um tanto hiperativo, e parece ter dificuldade de se concentrar...poderiam conferir?), o Davi sussurrou algo no ouvido do Michael, que em seguida soltou: "O Cirilo sabe orar?".Obviamente, o Wilker ficou bravo, e eu interferi novamente, repetindo o processo de se apresentarem e se cumprimentarem, chamando pelo nome.E falei que precisávamos prestar atenção, pois ficamos bravos quando nos chamam de coisas que não gostamos, mas quando é com os outros, achamos graça.E foi muito bom, pois calhou tudo com relação ao tema.No fim, indaguei se algum deles se achava melhor que os outros por serem Cristãos, e todos disseram que não.Mas perguntei se gostavam de criticar os outros, ou julgar os outros, e todos afirmaram que sim.Falei então que quando nos achamos melhores que os outros, nos achamos no direito de falar mal, julgar, e de acharmos que somos mais certos que os outros.Na oração, o Wilker pediu pra orar, e o Ian disse que não sabia orar.Falei que o ensinava depois, para não interromper o Wilker.

Quando terminamos e fomos tomar o lanche, o Ian me puxou para ensiná-lo a orar, e então, expliquei que oração era falar com Deus, epra ser amigo de alguém, precisamos conversar.Por isso oramos à Deus.Fiz uma oração e ele repetiu, grupo do segundo domingo, por favor reforcem com ele a oração, se puder, um de vocês puxem ele de lado pra orar junto.E se puderem, incorporem o hábito de fazê-los procurarem os versículos na Bíblia que ganharam (só pra ter noção, o Henrique e o Ian esqueceram de levar dessa vez, com certeza pq não usamos nas duas aulas anteriores).

Denão, a Karina disse que sente sua falta, e o Henrique falou que você é um mala!Hahahahah!Opiniões diferentes!

É isso aí, acho que não esqueci nada.

Pessoal dos grupos, favor complementar!

Abraços à todos!

Xaves

4o domingo de maio de 2012

quarto domingo (27/5)
Equipe: Cris, Mayumi, Tamy (amiga da Mayumi), Dagô e xaves

Chegamos em São Remo e logo no caminho, vimos o Bruno (irmão do Elderson), na garupa de uma moto com um cara bem mais velho, e que ficou olhando torto pra gente.Vamos lembrar de orar pelas crianças que não têm vindo com frequência.Um pouco antes de iniciarmos, a mãe do Alex o trouxe para pedir desculpas pra mim.Após uns dois pedidos de desculpas quase virando os olhos, eu ri e o abracei, dizendo que eu tinha entendido e que eu ainda era amigo dele.

Começamos com o louvor, onde o Dagô explicou as regras e cantamos algumas músicas, além de repassar uma música que o Dagô tinha ensinado.Terminamos com as crianças orando umas pelas outras, e partimos para a divisão de classes.O Dagô começou a passar a atividade que ele desenvolveu, que era fazer as crianças revisarem a lição 5, mas quando começamos a perguntar sobre a lição, alguns falaram que quem foi apedrejado foi o tio xaves, e não Estevão (Minorinho, entendeu né?Vamos desistir da carreira teatral).Os únicos que lembraram direito foram o Henrique e a Karina.

Por estarmos com a classe de adolescentes junta com os juniores, foi bem difícil manter todos em silêncio, e os adolescentes, ao invés de ajudar, acabaram atrapalhando mais, pois acabavam que por influenciar mal os mais novos.Tive alguns problemas com o Mateus e o Lucas, que não paravam de falar.A Aline e a Duda (que fazia tempo que não vinham), deram um pouquinho de trabalho, mais a Aline, que acabava por influenciar a Duda.Ao final, eu separei o lanche para servir.

Só um parenteses, o Henrique e a Karina reclamaram no final da atividade, se queixaram de que havia a discriminação por parte de alguns adolescentes, pelo fato de alguns serem melhor de vida que outros dentro da comunidade.Creio que é um ponto importante para colocarmos em oração.

Todas as crianças levaram a Bíblia que a tia Lídia havia dado, e as que não receberam, cobraram de mim.


Xaves

3o domingo de maio de 2012

terceiro domingo (20/5)
Equipe: Dinha, Kinha, Minorinho e xaves

Começamos com um breve louvor no pátio, e em seguida o Minorinho orou e dividimos as classes.
Eu e o Minorinho tentamos representar a história 5 que fala do apedrejamento de Estevão, e de como ele morreu em obediência a Cristo, não o negando.Foi um pouco problemático, pois comentei com o Minorinho que acho que não nascemos pra encenar, e nós seguimos a orientação do livro, de fazer bolinhas de papel para servirem de pedras, mas tivemos a péssima idéia de colocar as crianças para participarem da cena, e na hora do apedrejamento, até os que faziam papel de Cristãos na história me apedrejaram (eu representei o Estevão e o Minorinho era o narrador).Foi um desastre!E tivemos dificuldade de reestabelecer a ordem novamente.

Em especial, tivemos problema com o Alex, irmão da Estéfanie (Não sei se escreve assim).Ele não parou de bagunçar quando tentávamos acalmar a todos e levei-o para cima, para conversar.Falei pra ele que quando os tios pedem para parar a bagunça, era para respeitarem.Aí, ele começou a ignorar o que eu falava quando tinha alguém por perto, falei que ignorar as pessoas era algo feio, e perguntei se ele queria falar algo.Quando estávamos só nós dois e eu falava pra olhar nos meus olhos, ele correspondia.Até esboçou pedir desculpas, mas acho que foi por orgulho que não quis responder, pois quando quase estava falando, aproximava alguém e ele começava a me ignorar de novo.Acabei deixando o Minorinho sozinho, mas ele se virou bem.

Ah, todas crianças levaram a Bíblia que a tia Lídia deu.

Xaves

sexta-feira, junho 22, 2012

3o domingo de junho de 2012

Oies pessoal,

Esse domingo participaram 11 crianças nos menores, Mickael, Bruna, Luquinhas, Nicolli, Deyvid, Rouskelli, Mariana, Majorlli, Gloria, João Pedro e Camila.

A lição era "Um homem corajoso", sobre Neemias e o objetivo era ensinar que precisamos sempre orar ao Senhor.
Começamos cantando "Leia a Bíblia e faça oração".

Fizemos uma brincadeira com elas, formamos duplinhas e as crianças ficaram de mãos dadas e não poderiam soltar, com a outra mão tinham que pegar o papel crepom amarrado no crachá da outra duplinha, uma mão estava ocupada e a outra tinha que fazer o "trabalho", para exemplificar, como o povo que trabalhava na construção do muro, com uma mão colocavam as pedras e com a outra seguravam uma espada, preparados para se protegerem dos inimigos.

Depois da baguncinha que foi, rs formamos uma roda e contamos a história, a Kinha ia contando e eu ia desenhando o que ia acontecendo na hora, desenhos bem simples para ilustrar o que estava acontecendo.

Contamos que o povo fez tantas coisas erradas que Deus permitiu que Jerusalém fosse invadida pelo rei da Babilônia, e a cidade foi destruída e o muro quebrado e que muitos foram levados como escravos, entre eles um homem chamado Neemias que foi trabalhar com o rei (quando desenhei a coroa do rei, a Kinha comentou que parecia uma lula na cabeça e foi muito engraçado! rs).
Quando o irmão de Neemias foi visitá-lo, contou como a cidade de Jerusalém estava ruim então Neemias ficou muito triste, ele chorou e orou para que Deus mostrasse como poderia ajudar, nesse momento eu fiz papel de rei e a Kinha de Neemias, e o rei perguntou porque Neemias estava tão triste, ele explicou e o rei falou "o que é que você quer", e Neemias fez uma oração rápida, então o rei, além de deixar Neemias voltar para Jerusalém deu material para reconstruir o muro.
Logo que chegou em Jerusalém, Neemias animou o povo e começou a consertar o muro, muitas pessoas tentaram atrapalhar, mas Neemias orava e pedia ajuda a Deus.
Quando os inimigos quiseram invadir a cidade, o povo com uma mão segurava uma espada e com a outra colocava a pedra no muro.
O muro foi reconstruido e fizeram uma grande festa.

Depois disso fizemos uma listinha de pedidos de oração, explicando que eles sempre podem orar pedindo a ajuda de Deus, então a Kinha orou por cada um.

Demos o lanchinho e encerramos, nem deu tempo de pintar a atividade, então eles levaram para casa.

Algumas crianças estavam bem dispersas e a Majorlli não participou muito, ficou um bom tempo de cabeça baixa, ela não falou porque estava triste, mas acho que ela queria mais atenção, quando estava arrumando a sala ela me pediu uma folha sulfite em branco e depois que dei ela me deu uma folha arrancada da Bíblia dela, agradeci mas falei que não era bom arrancar a folha da Bíblia, ficou faltando uma página de provérbios, rs.

Kinha, complemente se quiser.

bjus,
Dinha

sexta-feira, junho 08, 2012

1o domingo de junho de 2012

Oi pessoal,
Na classe dos juniores, foi um total de 14 crianças: Aline, Carlos Henrique, Davi, Gleciara, Ian, Jayane, Karina, Layane, Maria Eduarda, Michael, Miriam, Naielly, Stefany e Wilker.
Depois do louvor, separamos as classes e com os juniores, contamos a lição 7 - "A salvação é para todos".
Começamos pedindo para as crianças abrirem a bíblia em Atos 10:34-35 e lemos o versículo todos juntos:"... Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça" Atos 10:34-35
Contamos então, a história de Cornélio, um centurião romano que apesar de ser piedoso, dava esmolas para os pobres e orava sempre, tinha um problema - era romano. E os judeus não se misturavam com os gentios, pois ainda obedeciam a lei de Moisés.
Mas Deus mostrou a Pedro, numa visão, um lençol atado pelas quatro pontas, descendo do céu, cheio de animais que eram considerados impuros pelos judeus. E uma voz disse à Pedro para matar e comer os animais, ao que Pedro respondeu – De jeito nenhum pois jamais comi coisa suja ou impura. E a voz respondeu - Não chame de impuro aquilo que Deus purificou.
Pedro foi até a casa de Cornélio e aí entendeu o significado da visão do lençol. Deus mostrou à ele que não deveria fazer separação das pessoas, pois Deus trata à todos igualmente e falou aos gentios sobre Jesus, que havia morrido e ressuscitado e mandou eles pregarem o evangelho a toda criatura. E que todo aquele que nEle crê, recebe o perdão dos pecados e são salvos.
Fizemos um teatrinho para contar a história e algumas crianças nos ajudaram. Aí explicamos que o que estava faltando para Cornélio era crer em Jesus, pois é o único que pode lhe dar a salvação. Perguntamos para as crianças que ainda não tinham aceitado Jesus, se queriam aceitá-lo como seu salvador que nós iríamos orar com elas e algumas crianças disseram que já tinha aceitado, mas que queriam orar. O Wilker levantou a mãozinha e o Élbio foi orar com ele - muito lindo, né?
Dividimos os restantes das crianças e o Xaves ficou com os meninos e eu fiquei com as meninas, para orarmos. Alguns pedidos de oração levantados pelas meninas:
Karina - pelo irmão Diego, de 20 anos, que está preso. Para ele sair da prisão e não fazer mais coisas erradas;
- agradecimento pelo irmão Flávio, de 15 anos, que fez uma cirurgia nacabeça e está bem;
- agradecimento pela mãe Simone que parou de fumar e beber e está indo na igreja.
Aline - Pela mãe Adriana, que está grávida e pela irmãzinha Alice, que vai nascer.
- agradecimento pelos professores, pr. Élbio e à Deus.
Duda - Agradecimento pela mãe e pelo pai ter voltado a morarem juntos e pela mãe que parou de beber
- Pela irmã Raquel, de 14 anos, que está indo em outra igreja e está trabalhando, levando uma criança para escola.
Acho que foi isso! Xaves, depois você nos conta como foi com os meninos!
Bom fim de semana à todos!
Abraços
Lídia

quarta-feira, junho 06, 2012

escala das lições de junho a setembro de 2012


Escala classe dos maiores ( 7 a 11 anos )



Data

Lição

Lanche
03/06
Primeiro dom
Primário – O começo da Igreja
Lição 7 – A salvação é para todos
Sim
10/06
Segundo
Dom
História missionária
Sim
17/06
Terceiro
Dom
Reforço da lição 7
Sim
24/06
Quarto
Dom
Primário – O começo da Igreja
Lição 8 – Pedro na cadeia
Não




01/07
Primeiro dom
Reforço da lição 8
Sim
08/07
Segundo
Dom
Primário – O começo da Igreja
Lição 9 – Paulo crê em Jesus
Sim
15/07
Terceiro
Dom
História missionária
Sim
22/07
Quarto
Dom
Reforço da lição 9
Sim
29/07
Quinto
Dom
Almoço – sem ebd






05/08
Primeiro dom
Primário – O começo da Igreja
Lição 10 – Paulo, um missionário
Não
12/08
Segundo
Dom
Dia dos pais
Sim
19/08
Terceiro
Dom
Reforço da lição 10
Sim
26/08
Quarto
Dom
História missionária
Sim




02/09
Primeiro dom
Primário – O começo da Igreja
Lição 11 – A vendedora de roupas finas
Sim
09/09
Segundo
Dom
Atividade da Imel são remo – sem ebd
Não
16/09
Terceiro
Dom
Reforço da lição 11
Sim
23/09
Quarto
Dom
Primário – O começo da Igreja
Lição 12 – Terremoto na prisão
Sim
30/09
Quinto
Dom
Almoço – sem ebd




Escala classe dos menores ( 3 a 6 anos )



Data

Lição

Lanche
03/06
Primeiro dom
Pré Primário – Heróis, reis e rainhas
Lição 11 – Mais milagres de Eliseu
Sim
10/06
Segundo
Dom
História missionária
Sim
17/06
Terceiro
Dom
Pré Primário – Heróis, reis e rainhas
Lição 12 – Um homem corajoso
Sim
24/06
Quarto
Dom
Pré Primário – Heróis, reis e rainhas
Lição 13 – Ester, uma linda rainha
Não




01/07
Primeiro dom
Pré Primário – Heróis, reis e rainhas
Lição 14 – Jovens em apuros
Sim
08/07
Segundo
Dom
Pré Primário – Heróis, reis e rainhas
Lição 15 – Daniel
Sim
15/07
Terceiro
Dom
História missionária
Sim
22/07
Quarto
Dom
Pré Primário – Quando os animais aparecem
Lição 1 – Da formiguinha ao elefante
Sim
29/07
Quinto
Dom
Almoço – sem ebd






05/08
Primeiro dom
Pré Primário – Quando os animais aparecem
Lição 2 – Noé e os bichos
Não
12/08
Segundo
Dom
Dia dos pais
Sim
19/08
Terceiro
Dom
 Pré Primário – Quando os animais aparecem
Lição 3 – Onde está o cordeiro?
Sim
26/08
Quarto
Dom
História missionária
Sim




02/09
Primeiro dom
Pré Primário – Quando os animais aparecem
Lição 4 – Malhadinhas
Sim
09/09
Segundo
Dom
Atividade da Imel são remo – sem ebd
Não
16/09
Terceiro
Dom
Pré Primário – Quando os animais aparecem
Lição 5 – E a jumenta falou
Sim
23/09
Quarto
Dom
Pré Primário – Quando os animais aparecem
Lição 6 – Davi enfrenta o urso e o leão
Sim
30/09
Quinto
Dom
Almoço – sem ebd