sexta-feira, novembro 25, 2016

3o domingo de novembro de 2016

Olá amigos!! 

Tudo bem?

Segue o Relatório do último domingo. Peço desculpas pelo atraso.

Obrigada a todos os presentes! =)


Relatório São Remo 20.11.2016

Neste domingo as coisas foram um pouco diferentes, e com diferentes duplas, mas graças a Deus correu tudo bem. Juntamos as duas turmas maiores, pois não tínhamos todos os professores.

No louvor eu (Camila) e o Márcio cantamos com as crianças: ‘Meu Deus é um Deus grandão’, ‘Jesus deixou toda sua glória’, ‘Meu bom pastor é Cristo’ e a música das cócegas (Aleluia?).

Na primeira música conversamos sobre o quanto Deus é grande, e seu amor também. Lembramos com a segunda música sobre o Natal, e o fato de que Cristo escolheu viver como nós e por isso conhece nossas dores. E na terceira música conversamos sobre como Deus é o ‘Grande Pastor’ e que ele zela por todas as nossas vidas (essa música tinha relação com a história a ser contada na classe dos menores - ‘A ovelha perdida’ e o Salmo 23). A música das cócegas foi escolhida por eles!

A Kinha preparou de lanche bisnaguinha com queijo e suco (doce), e eles gostaram bastante!

Sala 3-6 anos

No início fizemos uma brincadeira bem legal que a Kinha pensou, em que cada criança tinha que imitar algum animal e os outros tínham que descobrir qual era. A ideia era relacionar com todas as histórias do último livro.

A Kinha contou a história da ‘ovelha perdida’, e fizemos outra brincadeira em que cada criança tinha duas ovelhas de papel com seu nome, então escondíamos a ovelha, e o ‘pastor’ tinha que encontrar pois ele se importa com todas elas.
Foi um pouco complicado por causa das atitudes dos irmãos Samuel e Andrey (não tenho certeza se é assim que escreve), que continuam bastante agressivos. Mas conseguimos passar a ideia, e depois fizemos uma atividade com algodão para terminar as ovelhas de cada um. Algo bem impressionante para nós foi a oração do Andrey no final, em que ele mesmo pediu perdão descrevendo o que tinha feito (subir na mesa, agredir, etc).

Sala 7-9 e adolescentes

Na primeira parte fizemos reforço contando a história (lição 7) com ênfase na amizade entre Davi e Jônatas. Na segunda parte dividimos todos em 4 grupos e demos um quebra-cabeça. Este quebra-cabeça era parte do texto que conta a mesma história da amizade entre Davi e Jônatas. Esta atividade prendeu bem a atenção de todos (inclusive dos profs Márcio, Priscila e do pastor Elbio), pois o quebra-cabeças estava díficil. Em muitos momentos vimos os mais velhos quebrando a cabeça e os mais novinhos tentando ajudar de alguma forma, mesmo que fosse para procurar alguma palavra.
Foi muito legal ver a cooperação e empenho de todos.


--
Camila de Paula Xavier

quarta-feira, novembro 09, 2016

1o domingo de novembro de 2016

Ola á à todos!
No domingo passado fomos eu, Robson, Mayra, Paty, Erika e Naty.
Ao todo, foram 30 crianças, sendo 6 pequeninos, 11 juniores e 13 do intermediário.
O louvor fizemos somente com os pequeninos e juniores e cantamos: "Aleluia" (aperte a mão do amigo mais próximo..., "Se eu fosse um elefante" e "O amor do nosso Deus".
Dividimos as classes e com os juniores, demos a lição 7 - "Grandes amigos".Começamos, assistindo o filme de Davi, na parte que mostra a amizade de Davi e Jônatas. Depois, fizemos uma encenação de Jônatas atirando as flechas e gritando para o escudeiro que as flechas estavam para lá de você. (que era a senha, para avisar que Davi estava em perigo). Esqueci de falar sobre o acordo que Davi e Jônatas fizeram, de que aquele que sobrevivesse cuidaria muito bem da família do outro. Pessoal do 2º domingo, se puderem falar sobre isso, seria muito importante para as próximas lições. Obrigada!
Depois brincamos de arco e flecha, valendo Bis para quem acertasse o alvo. As crianças se empolgaram e a maioria não quis fazer a atividade  do livrinho. Somente as meninas fizeram, com exceção da Rouskelly.
Tomamos o lanchinho: bolo de chocolate e suco.
Bem acho que foi isso! Robson, se puder acrescentar alguma coisa a mais, fique à vontade!
Boa semana para todos!
Abs
Lídia

segunda-feira, outubro 31, 2016

4o. domingo de outubro de 2016

Olá!
Complementando o email da Fla com a parte da classe dos menores...
Domingo passado foram : Kimberly, Nyara, Guilherme, Mateus, Davi e Samuel (irmão  do Andrei Yuri)
Tínhamos duas crianças novas (pelo menos para nós eram novas - mateus (5 anos) e Davi (3 anos). Estes dois eram bem agitados e o Mateus disse que não queria ouvir histórias de Deus porque era muito chato, segundo ele....Acredito que será um processo pra eles, tanto na parte de educação quanto no evangelho.
Bom, contamos a história de Jonas (quando não obedece a Deus e entra num barco e Deus manda uma tempestade por causa disso). Utilizamos uma bacia com água, um barco de origami e um bonequinho improvisado de palito de dente para contar a história...
De atividade, ensinamos a fazer um barco de origami, tentamos fazer tipo um "siga o mestre" e as crianças iam nos acompanhando na dobradura. A idéia era fazer a relação com a história, na parte de obediência a Deus...
Bom, era isso...desculpem a demora em enviar...
Bjos,
Pri e Nats

segunda-feira, outubro 24, 2016

4o domingo de outubro de 2016

Oi pessol tudo bem?

So passando por aqui pra compartilhar como foi o quarto domingo.

Fomos eu e a Caro com os de 7-10 e a Pri e o Natan com os mais novos.
Na nossa sala tinham 12 criancas mais umas 6 dos menores.

Eles estavam bem dispersos e como a musica que vinha do vizinho estava insuportavelmente alta, fizemos o louvor na salinha ao lado do patio.
Cantamos 3 musicas: aleluia, (cantai a deus), a alegria e na terceira eles reclamaram que nao queriam mais musica entao nem cantamos direito.  Oramos o pai nosso que eles quiseram orar e separamos as salas.

Na nossa classe a licao era o reforco da licao passada. Fizemos um quiz mas como varias criancas nao tinham vindo nas semanas anteriores e algumas eram novas praticamente a rouskelly respondeu tudo sozinha. 

Depois deixamos eles jogarem bola mas os meninos queriam futebol e as meninas, queimada. Entao demos 2 bolas pra eles.

Uma coisa que eu acho que precisamos repensar eh o horario da classe dos adolescentes, porque eles desceram cedo e ficaram la jogando bola tambem. Eles de certa forma intimidam os mais novos e acabam ocupando o espaco da aula deles. 

Tambem demos lanche pra eles - pao com mortadela e cha - (deu pra todo mundo, apesar de termos calculado o lanche sem contar os adolescentes. )

E foi isso, caro, pri e nats podem complementar! 

Abs,

Flavia

segunda-feira, outubro 10, 2016

2o domingo de outubro de 2016

Boa tarde!
Ontem fomos:, eu,  Alessandra, Eli, Maria, Keila, Sarah e Deborah.
Na hora do louvor só ficamos com as crianças do Juniores e os pequeninos. A classe de 11 anos subiu direto com a Eli, Keila e a Maria. 
Cantamos em roda e sentados no chão: "Deus mandou o sol brilhar", "Se eu fosse um elefante" e para aproveitar o tema do dia das crianças "Cristo ama as criancinhas" e "Você me deu tanta coisa boa".
Comentamos que as vezes,  queremos ganhar  coisas novas , mas esquecemos de agradecer pelo que Deus já nos deu.
As crianças estavam tranquilas e participando: comentando, segurando os cartazes e cantando também.
A Michele comentou da música "Jesus deixou toda sua glória" e a Rous Kelly da música do Jonas, eles só lembravam de uma parte (Luan, Michele e a Rous). Como eu não conheço essa música do Jonas, ouvimos eles cantando.
Oramos e dividimos as classes. O Elbio ficou com a Deborah e a Sarah na classe dos Juninores e eu e Alessandra com os pequenos.
Entramos na classe ao lado do pátio, no início eles até sentaram para ouvirem a história do "Elias" (lição 7 - O profeta e o corvo), mas logo começaram a engatinhar em baixo das mesas, subiram nas mesas, quiseram brincar na lousa...
Terminei de contar a história para o Guilherme, que na entrada estava com carinha de choro, dizendo que não queria ficar, mas como eu disse que haveria uma surpresa, ele ficou super bem! (rs) 
Depois distribuímos massinha para eles brincarem. Todos gostaram da massinha e brincaram no chão em cima do jornal. 
Neste domingo foram 8 crianças: Guilherme, Alice, Diego, Kimberly, Mateus, Nicoly, Samuel e Nyara.
Eles brincaram um pouco no pátio também. Ficaram bastante no escorregador.
Lanchamos com as outras crianças no pátio: bisnaguinha com requeijão e achocolatado.
A Lídia deu lembrancinhas do dia das crianças e eles adoraram!
Obrigada, Lídia!!!
Abraços e boa semana para todos vocês!
Rita

terça-feira, outubro 04, 2016

1o domingo de outubro de 2016

Oi pessoal
Nesse domingo, fomos eu, Robson (juniores), Naty (intermediário)  e Paty e Camila (pequeninos)
Ao todo foram 23 crianças, sendo 6 (crianças 7/10 anos), 12 (crianças 11/12 anos) e 5 (crianças 3/6 anos).
Começamos com o louvor, cantando "Se não for para Te adorar", "Aleluia" (aperte a mão do amigo...) e "O amor do nosso Deus".
Depois separamos as classes e como coincidiu da lição 5 -  Davi x Golias, ser a mesma das classes dos menores, assistimos todos juntos o filme  "Davi e Golias" .
Como estava tocando umas músicas bem alto lá fora, optamos por assistir o filme na sala de vídeo e foi muito gostoso pois as crianças se esparramarem nos sofás, colchões e almofadões.  Achei que foi bem legal, pois a maioria das crianças prestaram bastante atenção no filminho e entenderam direitinho...Só teve uma pititica que dormiu...rsrsrsr.
Dividimos novamente as classes e com os juniores, comentamos o filme e uma coisa ficou muito clara para as crianças: a coragem e a fé de Davi! 
Demos o versículo da lição: "Tú, ó Deus, é o nosso poder glorioso, por tua bondade, nos fazes vencer" Salmo 89.17, valendo "Bis". Todos conseguiram decorar o versículo.
Apesar de estar somente em 6 crianças, a dupla Wesley e João Pedro causaram muito.
As crianças fizeram a atividade do livrinho e por fim tomamos o lanchinho: pão com presunto e suco.
Robson fique à vontade para acrescentar algumas coisinhas.
Abs e boa semana à todos!
Lídia

quarta-feira, setembro 28, 2016

4o domingo de outubro de 2016

Nesse ultimo domingo fomos eu e a Caro  novamente e foram de novo 10 criancas na sala de 7-10 e a Pri e o Elbio ficaram com os mais novos.

Por causa do frio fizemos o louvor na sala que fica ao lado do patio. Cantamos: Aleluia (louvai a Deus), A alegria e Deus eh bom pra mim. As criancas ate que participaram bem e cantaram as 3 musicas (normalmente acho eles bem distraidos no louvor).

Depois separamos as classes e na nossa sala, retomamos a licao da semana passada (lição 4). Fizemos a atividade sugerida no caderno, de levar embrulhos bem bonitos mas vazios e um mais feio, mas com balas dentro , e pedimos pra que cada um escolhesse um embrulho, imaginando que fosse um presente de aniversário que eles que tivessem que escolher.
 6 criancas escolheram o mais feio , 2 escolheram o mais bonito e 2 o embrulho intermediario.
Depois retomamos a historia e em seguida liberamos pro lanche, que foi pao com mortadela e achocolatado.

Depois eles ficaram brincando de pular corda e bola.
Durante o lanche a classe dos mais velhos (11-13) desceu e vi que isso incomodou as criancas que ja estavam la, como se os maiores tivessem chegado pra invadir o espaço deles....
 E foi isso. Pri, Caro, Kinha , podem complementar a vontade!

Abs

Flavia

3o domingo de outubro de 2016

Oi pessoal

Esse vai ser um relatorio dos 2 ultimos domingos de uma vez, ja que eu e a caro trocamos com o Denao mes passado e fomos nos 2 ultimos domingos esse mes pra compensar.

Semana passada o lanche foi pao com queijo e maionese que a Kinha levou. Na classe dos mais novos estavam a Kinha e a Mayra e tinham uns 5 alunos. Na classe de 7-10 eram 10 crianças e eu e a Caro de "tias". 
Eles estavam bem agitados e so conseguimos contar a primeira parte da historia da escolha de Davi como rei.

Como no patio estava muito barulho do funk da rua e as criancas estavam dispersando demais, decidimos sair de la e contar a história na sala de video. Mas la tambem elas queriam brincar com as almofadas e algumas crianças, principalmente a Rouskely , a Raissa, o Joao e o Pedro estavam beeeeeem dispersos e falavam alto e distraiam as outras crianças e tivemos que parar a aula varias vezes pra chamar a atenção deles. (Cada hora era um que "causava")
Abs

Flavia

quinta-feira, setembro 08, 2016

1o domingo de setembro de 2016

Oi pessoal!
Nesse domingo, fomos eu, Robson (juniores)  Erika e Naty (intermediário)  e Natan e Marcio (pequeninos)
Ao todo foram 32 crianças, sendo 10 (crianças 7/10 anos), 13 (crianças 11/12 anos) e 9 (crianças 3/6 anos).
Começamos com o louvor, cantando "Se eu fosse um elefante", "Aleluia" (aperte a mão do amigo...) e "O amor do nosso Deus".
Separamos as classes e com os juniores, demos a lição 3 - Saul era desobediente. Demos o versículo para elas procurarem na bíblia e decorarem: " Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo..." Efésios 4.25., valendo Bis para quem conseguisse decorar.
Depois fizemos um teatrinho contando a história de Saul. Enfatizamos os seguintes fatos:
- Saul foi o primeiro rei de Israel
- Saul era desobediente, mentiroso e orgulhoso e isso não agradava à Deus
Dividimos as crianças entre meninos e meninas e nos reunimos para orarmos. Alguns pedidos de oração das meninas:
Lara - Para que Deus cuide da família dela, para que a mãe mude o horário de trabalho dela pois ela volta muito tarde e conhecer a Larissa Manoela (rsrsrs)
Agatha - Para o pai parar de fumar e beber e conhecer a Larissa Manoela e João Guilherme (parceiro da Lariissa Manoela na novela Cúmplice de um resgate)
Nicolly Alves - Para Deus cuidar do pai e da avó e conhecer a Larissa Manoela e João Guilherme
Michelly - Para Deus cuidar do gatinho dela que está bem velhinho
Nicolly Alves - Conhecer mais a Deus
Conversei um pouquinho com a Nicolly e disse que uma forma de conhecermos mais a Deus, é lendo a bíblia, vir à EBD aos domingos, orar, ser obediente e fazer coisas que agradam à Deus.
Depois tomamos o lanchinho: sanduíche de mortadela e suco!
Teve uma briguinha no sábado no passeio da USP entre Gabi x Camila Vitória, Iann e Laisa e estava um clima meio chato durante a EBD. 
fui falar coma Camila e cm a Gsbi e foi a maior confusão. No final,  a Cecília conversou com a Gabi e o Iann e eles se acertaram (acho...)
Bem acho que foi isso. Robson fique à vontade para acrescentar algumas coisinhas....
Boa semana para todos! Bom feriado!
Abs
Lídia

4o domingo de agosto de 2016

Olá!
Na sequência das aulas da turma de 3 a 6, entramos em um novo livrinho.
No dia 28.08, fui eu (Natan) e a Pri. Contamos a história da criação, falando mais sobre a parte dos animais. Primeiro, usamos um app que fazia sons de animais e assim as crianças precisavam dizer de qual animal era o som (era difícil, mas elas acertaram bastante). Depois perguntamos se elas sabiam de onde os animais tinham vindo… responderam que vieram da floresta. Então perguntamos se elas sabiam quem tinha criado os animais. Demorou pouco mas alguém acabou falando que foi o “professor Deus”. Por fim, distribuímos massinhas pra elas criarem seus próprios animais. Algumas conseguiram, outras não.
Ah, o lanchinho foi banana e mexerica.
Um detalhe nesse domingo, que a Camila comentou tbm, foi que o Samuel disse que queria ir embora. Parece que o Elbio até foi na casa dele, mas não tinha ninguém. Ele não quis participar das atividades.
No dia 04.09, fui eu e o Márcio. A história era da arca de Noé. O Márcio contou a história com bonequinhos Playmobil e um barquinho, que tinham em São Remo mesmo. As crianças estavam bem agitadas, querendo brincar com os bonecos. Depois, fizemos o jogo da memória com parzinhos macho-femea de alguns animais. Cada criança pintou o seu jogo e depois ajudamos a recortar as peças. Acho que elas se divertiram.
Obs.: durante a história, o Andrei e o Samuel saíram da sala sem a nossa permissão. Antes disso eles estavam bem agitados, brincando de esconde esconde e falando uns palavrões (o Márcio chamou a atenção deles algumas vezes…). Fui atrás deles e eles disseram que queriam brincar. Combinamos que iríamos brincar só depois, porque aquela era a hora da história.
Natan

3o domingo de agosto de 2016

No dia 21.08 eu (Camila) e o Nilton ficamos com a sala dos menores. Estudamos o texto de Daniel 6 (Daniel na cova dos Leões).
Normalmente tenho lido a lição e comparado com o texto na bíblia. De acordo com o livro a mensagem principal seria a questão da integridade e obediência de Daniel, e mostrar como Deus é poderoso e que podemos confiar nele em qualquer situação.
E o que me chamou mais a atenção no texto bíblico foi a confiança de Daniel em Deus, pois agora Daniel estava sozinho e em uma situação difícil, mas Deus foi seu melhor amigo. Então enfatizamos bastante isso.
Mesmo não estando presente a Kinha pensou em uma brincadeira bem legal. Enquanto duas crianças faziam um círculo, o leão corria atrás das outras crianças, que corriam para esse ‘lugar seguro’. A ideia era comparar com o fato de que em Deus encontramos um lugar seguro. Foi divertido!
O que nos preocupou um pouco foi a questão do Samuel. Ele costuma agir de forma bastante agressiva a maior parte do tempo, e outros também com ele, como o Andrei. No começo não sabia muito como agir, mas o Élbio tem estado bastante atento a isso.
O Nilton conversou com o Samuel, e percebemos que ele provavelmente sofre bastante violência em casa (talvez seja algo até a ser acompanhado melhor).
Mas parece que o Natan lidou muito bem com a situação, conversando com os meninos nos domingos seguintes. E algo importante é a frequência do Samuel, acho que eu estava no primeiro domingo que ele foi. Então acho que precisamos é de bastante paciência e perseverança.
Camila

terça-feira, agosto 30, 2016

3o. domingo de agosto de 2016

Boa noite a todos,

Como estão?

Por conta de trocas na equipe, estive com a classe de 7-10 anos no 3º e 4º domingo em agosto. No 3º domingo, estive com o Márcio e, no 4º domingo, com o Nilton.

No 3º domingo nós demos a lição 2 e no 4º nós fizemos o reforço. Contamos o final da história de Samuel e a escolha de Saul como rei. Adaptamos um pouco os temas sugeridos pelo caderno de lições e focamos na questão da obediência. Enfatizamos como Samuel, desde criança, obedeceu a Deus e deixamos a pergunta "Saul vai ser um rei que obedecerá a Deus?" no ar.

Nós contamos a história no 3º domingo com objetos e no 4º domingo mostrarmos um filme (desenho dessa história; começando com Eli/Samuel até Samuel adulto). Reforçamos bastante o versículo "Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus. A tua lei está no fundo do meu coração" (Salmo 40.8).

Em relação às atividades, fizemos a sugestão do livro no 3º e no 4º fizemos 2 rodas de conversa (uma de meninos e outra de meninas). Funcionou bem a roda de conversa. Agora que dividimos a faixa etária mais velha (11-13 anos), ficou mais tranquilo e pudemos conversar bem. Fiquei com as meninas, falamos sobre como podemos obedecer a Deus hoje e elas fizeram os seguintes pedidos de oração:
- Bruna: obedecer a mãe
- Agatha: orar para o pai parar de beber e fumar (e ir para o próximo show da Larissa Manoela)
- Nicolly: conhecer mais a Deus
- Micheli: orar e ler a Bíblia de noite

Tia Lídia, acho que vale puxar uma conversa com a Nicolly sobre o pedido dela. Não consegui falar com ela depois que terminamos a roda.

Nilton/Márcio, fiquem à vontade para complementar.

Cá, Mirian, Pri, Nats, Sarah e Ana Cléssia, vocês escrevem o compartilhamento das outras turmas (3-6 anos e 11-13 anos)?

abraços e ótima semana,

Denis

terça-feira, agosto 09, 2016

1o domingo de agosto de 2016

Olaaaaa!!!!

Só vou colocar sugestão:
No próximo podemos colocar um verso chave do capítulo para as crianças lerem juntas com a gente.

Acho importante colocar de onde vem a história  e a importância da Bíblia.

Nem sempre é óbvio né.

Percebi a Kailane mais apagada.
Será que aconteceu alguma coisa ou pq a classe se dividiu....

Abs.
Nilton

1o domingo de agosto de 2016

Olá pessoal, boa noite.

Vou compartilhar como foi o 1º domingo de agosto. Foram Mayra e Paty (3-6 anos), Erika e Cristian (11-13 anos), Nilton, Marcio e eu (7-10 anos). O Christian é um jovem novo que tem ido na Saúde desde abril/maio desse ano e foi conhecer a EBD.

Começamos com o louvor dirigido pelo Nilton e cantamos "Meu Deus é bom pra mim", "Deus Grandão" e "Se meu mestre mandou". Então dividimos as classes (a turma de 11-13 anos já ficou em cima desde o louvor).

Erika, você compartilha como foi com sua classe? Mah/Paty, vocês também compartilham da turma de 3-6 anos?

Na turma de 7-10 havia 9 crianças: Wesley, João, Luan, David, Anthony, Agatha, Nicoli, Kaylane e Rouskelly. Encenamos a história de Eli e Samuel desde o chamado de Samuel até o momento em que o povo pede um rei. Enfatizamos como Samuel desde criança sempre buscou obedecer e fazer as coisas que agradavam a Deus.

Assim, de atividade fizemos um jogo da forca cuja a dica era "Coisas que vocês, crianças, podem fazer hoje para agradar a Deus". As respostas eram perdoar, pedir desculpas, ler a Bíblia, agradecer, obedecer. Rolou muito bem.

Depois tivemos o lanche preparado pela Paty e Mayra e por fim tivemos um tempinho pra jogar queimada.

Nilton/Márcio, fiquem à vontade para compartilhar algo que tenha deixado passar.

Abraços e ótima semana a todos,

Denis

segunda-feira, julho 18, 2016

3o domingo de julho de 2016

Oi pessoal
Nesse domingo foram Kinha, Dinha e Gibson (pequeninos), Eu e Robson (classe 7/10 anos), e Jéssica e Miriam (classe 11/13 anos). Ao todo, acho que foram umas 24 crianças.
Começamos com o louvor conjunto e cantamos: "Leia a bíblia e faça oração", "Aleluia" (aperte a mão...), "Se eu fosse um elefante" e "O amor do Nosso Deus".
Depois separamos as classes e com a turminha de 07/10 anos, estavam só 5 crianças  - Wesley, Luan, Nicoli, Nicoly e a prima de uma delas - Jéssica. Apesar de poucas crianças, o Wesley e a Jéssica valem por 10... como falam! rsrsrsr. Ainda bem que o  Élbio nos ajudou, também.
Demos a revisão do livrinho e fizemos perguntas sobre os juízes, que o Élbio explicou, que eram pessoas, guiados por Deus para liderar o povo. Abrimos a bíblia em Juízes e o Élbio foi citando os juízes mais importantes: Otniel, Eúde, Débora, Gideão, Sansão e Samuel(o último juiz).
Dividimos em meninos x meninas e fizemos algumas perguntas de revisão do livro todo de juízes mais a história de Rute, valendo um saco de balas e pirulitos para a equipe ganhadora e um saco menor para o 2º lugar! 
Apesar das crianças não saberem as respostas, pois quando foi dada as lições mais antigas, elas estavam na classe dos menores, elas se esforçaram muito, procurando na bíblia e acabaram encontrando a maioria das respostas. No final, as meninas ganharam! 
Foi bem legal verem elas procurando na bíblia com tanto entusiasmo! 
Depois tomamos o lanchinho - Cachorro quente e suco! Obrigada Kinha e pessoal! 
Robson e Élbio, se quiserem acrescentar algumas coisinhas a mais...
Abraços e boa semana à todos!
Lídia

segunda-feira, julho 11, 2016

2o domingo de julho de 2016

Olá pessoal,
Neste 2º domingo, devido a EBF da IMEL Saúde o Deco, a Sarah e a Débora não puderam ir para São Remo.
Fomos eu (Eli),  Ritinha, Maria, Keila e a Alessandra.
Da classe dos adolescentes, só foi a Stéfane que ficou conversando com a Maria.

Começamos o louvor com as crianças juntas e depois dividimos: as menores com a Ritinha e a Alessandra, os maiores com o Élbio e a classe de 11 a 12 anos comigo e a Keila.

Eu e a Keila não tínhamos planejado a aula, porque a princípio seria todos juntos, e teríamos só o tempo da atividade para conhecer o grupo.

Estavam presentes 10 alunos: Evelyn (15a), Tamires (12a), Laisa (11a), Gabrielli (13a), Mariana (11a), Laiane (11a), Mateus (11a), Lucas(11a), Wilker (11a) e Júlia (12a).
Foi bem difícil controlar o grupo. Não fomos felizes na escolha da atividade, por dar muito espaço para elas falarem. E elas falaram MUITO. Todos queriam falar, e embora tivéssemos combinado que quando um falasse os outros ficariam ouvindo, durava apenas alguns minutos.
Enfim, foi bom para que pudéssemos conhecer o grupo, como elas se relacionam, a dificuldade de respeitar o outro,  entre outros.

Eu e a Keila não temos experiência com esta faixa etária, eu trabalho mais com adultos e a Keila com adolescentes acima dos 15 anos. 
Sentimos como um desafio, e ficamos de estudar um pouco mais sobre essa faixa etária e buscar novas estratégias pedagógicas que possam focar melhor e ser mais eficientes. 
Sentimos a necessidade de marcarmos um encontro com os responsáveis por esta classe para discutirmos, trocarmos as experiências para  elaborarmos um trabalho de continuidade.

Keila, fique à vontade para complementar o nosso parecer da classe.

Super abraço a todos.

Eli

quarta-feira, julho 06, 2016

1o domingo de julho de 2016

Olá pessoal!
Vou compartilhar como foi o 1º domingo.  Fomos eu, Mayumi e Robson (juniores 7/10 anos– 15 crianças), Erica e Naty (juniores 11/13 – 7 crianças) e Mayra e Pri (menorzinhos – 4 crianças). Ao todo, foram 26 crianças.
Fizemos o louvor com todas as crianças juntas e cantamos: “Muito Obrigado”, “A cada momento”, “Meu barco é pequeno” e “O amor do Nosso Deus”.
Depois separamos as classes e, com os juniores 7/10 anos, demos a revisão da história de Rute. Falamos da importância de Rute, pois foi bisavó do maior rei de Israel - Davi, além de pertencer a genealogia de Jesus.
Demos o versículo para elas decorarem  “ ...Aonde fores irei, onde ficares, ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” Rute 1:16, valendo marcadores de livros para quem conseguisse decorar.
Depois passamos o filme da história de Rute. Foi bem legal, pois na passagem em que  Rute fala que irá com Noemi para Belém, as crianças identificaram o versículo que tinham decorado.
Por fim,  tomamos  o lanche: sanduíche de mortadela e suco.
Pude dar uma abraço no Mateus e Lucas, que perderam o pai,  2 semanas atrás. Eles estavam bem tristes...
Achei que foi muito bom a divisão das classes. Pudemos dar mais atenção às crianças e conversarmos um pouquinho.
Mayumi e Robson, fiquem a vontade para acrescentarem algumas coisinhas que acharem importante.
Boa semana à todos!
Abs
Lídia

terça-feira, junho 14, 2016

2o domingo de junho de 2016

Oi pessoal!

Só pra complementar o que a Ritinha ja mandou: 

Na classe dos juniores continuamos a historia de Rute (Lição 13). Usamos as figuras do proprio caderrno de atividades pra relembrar os capitulos passados e contar o capitulo novo.

Demos enfase na parte de esperar a resposta de Deus. Perguntamos se alguma vez na vida eles pediram algo pra Deus em oração e tiveram que esperar por uma resposta... Eu e a Caro demos exemplos das nossas vidas (resposta por um emprego , esperar a resposta do vestibular...) e uma das meninas (que nao lembro o nome) contou que uma vez pediu a Deus ajuda pois o pai tinha saido de casa e nem ela nem a mae sabiam onde ele estava... e no dia seguinte ele voltou. 

Bom, deixamos o resto da historia pra semana que vem e eles todos queriam saber como a historia termina.... 

Todos comeram o bolo e o achocolatado , foram 2 bolos para 15 crianças!
No final , elas quiseram muito jogar queimada e deixamos uns 10 minutos de jogo rolar porque precisavamos terminar as 17h30. 

E foi isso!

abs!


Flavia

2o domingo de junho de 2016

 Boa noite!
Ontem fomos para São Remo: eu, a Eli, a Maria, o Deco, a Flávia e a Carô.
Começamos o louvor com a música "Aleluia, aleluia, aleluia...", para esquentar! rs
As crianças participaram! Dividimos meninos e meninas na hora de cantar, e embora tivessem bem menos meninos, deu "tudo certo". rs. O Deco tocou violão e estava bem animado.
Depois teve a apresentação do "King´s kids". Tanto os adolescentes que estavam dançando quanto as crianças que estavam assistindo estavam bem concentrados.
Depois da apresentação, perguntamos sobre a música que eles dançaram e as crianças foram fazendo os comentários.
A Flavia orou e dividimos as salas.
Eu e a Eli ficamos com os menores e algumas meninas dos juniores quiseram ficar com a gente:Rosekelly, Nicolly, Agatha e Michely. E da classe dos pequenos estavam: Kimberly Vitória (5 anos), Antony (6), Samuel (6) e Diego (4).
Cantamos a música do Elefante, falamos os nomes dos amigos da classe e comecei a contar a história.
Foi a história 7 - O Rei sábio. 
Usei uns bonecos para representar Davi, Salomão, e as mulheres com o bebê.
As crianças estavam bem tranquilas e participaram também.
Antes de contar que  Salomão pediu sabedoria para Deus, perguntei o que eles pediriam para Deus e algumas crianças falaram: um gatinho, um brinquedo...
A Rosekelly e a Michelly conheciam a história e falaram que assistiram um filme na TV. Em alguns momentos elas contaram a história e em outros elas esperavam também, para que os amigos que não conheciam pudessem ouvir.
Falamos sobre escolher coisas boas e evitar as coisas ruins.
Depois as crianças fizeram a atividade sugerida e servimos o lancinho: bolo de milho com achocolatado. Acho que elas gostaram, pois comeram um bolo inteirinho! rs
Terminamos as 17h30, pois os adultos da igreja de S.Remo iriam para o teatro. 
Meninas, fiquem a vontade para comentar e contar sobre os juniores também.
Abraços,
Rita

quarta-feira, junho 08, 2016

2o domingo de junho de 2016

Olá a todos!
Nesse domingo fomos eu, Robson, Naty, Érika (juniores) e Paty e Natan (menores). Ao todo foram 33 crianças, sendo 28 juniores e 5 menores.
 No louvor, cantamos: “Leia a bíblia e faça oração”, “A alegria”, “Aleluia “(aperte a mão do amigo mais próximo...) e “O Amor do Nosso Deus”.
 Dividimos as classes e com os juniores (28 crianças), demos a revisão da Lição 12 – “Boaz ajuda Rute”.
Fizemos uma breve recapitulação da história toda e falamos sobre a bondade. Rute escolheu ficar com Noemi e servir ao Deus único e verdadeiro, por isso Deus estava ao seu lado para ajudá-la.  E Boaz , um homem bom a ajudou e ela pode ajudar Noemi.
 Demos o versículo para elas decorarem –“... sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”  Efésios 4.32
Pedimos para as crianças que trouxeram a bíblia,  procurarem o versículo.
 Depois demos uma atividade: Pedimos para as crianças escreverem um sentimento bom e colocar dentro da bexiga e enchê-la. Nós professores, escrevemos um sentimento ruim. Depois ao som de uma música, pedimos para as crianças soltarem as bexigas e tentar  mantê-las no ar. Depois as crianças estouraram e leram o sentimento que estava na bexiga e colocaram nas caixinhas “bom” e “ruim”.  Eu não participei dessa atividade pois nessa hora estava preparando o lanchinho.
Só quando cheguei em casa, pude ler os sentimentos que estavam na caixinha. Foi bem legal o que as crianças escreveram. Pela ordem dos que mais saíram:  Amor, amizade, felicidade, paz, alegria, carinho, humildade, companheirismo, compaixão... e  2 bilhetinhos “Pelo meu pai”.
O pai do Mateus, Lucas e Gabi, o Julio Cesar, que é irmão da Goreti,  está com câncer avançado e com várias metástases. Não tive oportunidade de conversar com eles, pois só fiquei sabendo depois, através do Élbio e da Goreti. Então, provavelmente esses bilhetinhos eram do Lucas e Mateus...
 Por fim, tomamos o lanchinho: sanduíche de mortadela  com groselha! 
 Robson, Naty, Érika, fiquem à vontade para acrescentar algumas coisinhas...
 Abs
Boa semana
Lídia

sexta-feira, maio 06, 2016

1o domingo de maio de 2016

Olá pessoal!
Nesse domingo fomos eu, Mayumi, Robson, Naty e Erika (juniores) e Paty e Mayra (menores).
No louvor cantamos ""Aleluia" (Aperte a mão do amigo mais próximo), "Se eu fosse um elefante", "Se não for para te adorar" e "O amor do nosso Deus". 
Depois dividimos as classes e com os maiores, fizemos uma dinâmica, para elas se conhecerem melhor. Formamos 2 filas e uma criança de frente para a outra, pedimos para as crianças se apresentarem e observarem bem a outra criança. Depois, pedimos para virarem de costas uma para a outra e mudar  alguma coisa: roupa, cabelo, acessórios e depois quando desviraram, elas tinham que descobrir o que a outra tinha mudado. Foi bem engraçado e as crianças quiseram repetir mais 3 vezes a brincadeira.
Depois demos o versículo para as crianças decorarem " ...de maneira alguma te deixarei, jamais te abandonarei" Hebreus 13:5b. Pedimos para procurarem na bíblia e ler em voz alta.
Depois contamos a lição 11 - "Um começo difícil", através de um teatro. Foi bem legal e paramos na parte em que Boaz vê Rute apanhando as espigas de cevada caídas no chão de sua fazenda. E perguntamos: O que será que Boaz fez, será que ele achou Rute bonita? E fizemos suspense... As crianças queriam que terminássemos a história! 
Demos ênfase para o cuidado de Deus na vida das crianças. Assim como Rute e Noemi, que passaram dificuldades quando chegaram em Belém, sem marido, filhos, sem dinheiro, emprego, nem comida, mas com a certeza de que Deus estava cuidando delas, Deus também cuida de cada um de nós. E pedimos para as crianças repetirem o versículo.
Tomamos o lanchinho: sanduíche de mortadela e chá.
Mayumi, Robson, Naty e Erika,  fiquem a vontade para complementarem.
Abs e boa semana!
Lídia
Ah esqueci de falar...
Ao todo foram 26 crianças (acho que tinham 20 juniores e 6 menorzinhos).
Após o teatro, dividimos novamente a classe e a Naty e a Erika ficaram com as crianças de 11/13 anos.
Com a classe de 07/10 demos a atividade do livrinho.
Naty e Erika, vocês podiam compartilhar um pouquinho,  como foi a conversa com a turminha...
Abs
Lídia

segunda-feira, abril 25, 2016

4o domingo de abril de 2016

Oi Elbio e pessoal,

No final nao precisamos de tv nesse domingo, Elbio!
Fomos eu e Caro com a classe dos juniores e Paty e Mayra com os pequenos.
Na nossa sala tinham umas 22 criancas! Mais umas 10 na dos menores.

Comecamos com um alongamento e depois fizemos o louvor juntos. Cantamos "andando com cristo", nao construa sua casa na areia e "eh bom ter jesus no coracao " e deixamos eles escolherem uma musica (adivinha qual eles escolheram...) rs... Claro que foi Aperte a mao do amigo mais perto...

Separamos as classes e na nossa sala, pelo cronograma nos tinhamos que dar o reforco da historia de Rute.
Fizemos um tipo de teatro, com a participacao das criancas enquanto eu ia narrando. Algumas criancas, principalmente as q estavam semana passada queriam que a gente continuasse a historia. Mas a gente so reforcou a licao 10 mesmo. Depois desse teatro, fizemos um tipo de quebra cabeca onde eles tinham q encaixar as pecas do nome do personagem dessa historia com a sua caracteristica/ ou quem era (por ex: Noemi > sogra de Rute) . 
Enfatizamos que nessa historia o foco era Rute e como ela fez a escolha de estar perto de Deus.

Depois deixamos um tempo livre e eles jogaram queimada, e algumas meninas que nao queriam jogar ficaram pintando/desenhando. De lanche tivemos melao, abacaxi, suco e bolacha wafer.

As criancas estavam meio agitadas hoje e na queimada discutiram bastante. Logo no comeco da aula tambem vi que o lucas xingou o wilker falando alguma coisa sobre o cabelo dele e ele ficou bem chateado. Nao foi a primeira vez que eu  vi as criancas se ofenderem assim(da outra vez que isso aconteceu foi com a bruna) e aih nos paramos a aula de hoje pra falar de bulling e de como eles devem se aceitar como sao e tambem para nao ficarem se ofendendo/ se xingando usando as caracteristicas do outro (tipo gordo/ baixinho/ cabelo ruim....). Nao sei se eles realmente ouviram ou se entrou por um ouvido e saiu pelo outro....tambem nao sei muito como abordar esses assuntos sem ser a professora chata, sabe...? 
E por hoje foi isso. Caro, Mayra e Paty, acrescentem sua visao d hoje!

Abs,

Flavia