quarta-feira, setembro 28, 2016

4o domingo de outubro de 2016

Nesse ultimo domingo fomos eu e a Caro  novamente e foram de novo 10 criancas na sala de 7-10 e a Pri e o Elbio ficaram com os mais novos.

Por causa do frio fizemos o louvor na sala que fica ao lado do patio. Cantamos: Aleluia (louvai a Deus), A alegria e Deus eh bom pra mim. As criancas ate que participaram bem e cantaram as 3 musicas (normalmente acho eles bem distraidos no louvor).

Depois separamos as classes e na nossa sala, retomamos a licao da semana passada (lição 4). Fizemos a atividade sugerida no caderno, de levar embrulhos bem bonitos mas vazios e um mais feio, mas com balas dentro , e pedimos pra que cada um escolhesse um embrulho, imaginando que fosse um presente de aniversário que eles que tivessem que escolher.
 6 criancas escolheram o mais feio , 2 escolheram o mais bonito e 2 o embrulho intermediario.
Depois retomamos a historia e em seguida liberamos pro lanche, que foi pao com mortadela e achocolatado.

Depois eles ficaram brincando de pular corda e bola.
Durante o lanche a classe dos mais velhos (11-13) desceu e vi que isso incomodou as criancas que ja estavam la, como se os maiores tivessem chegado pra invadir o espaço deles....
 E foi isso. Pri, Caro, Kinha , podem complementar a vontade!

Abs

Flavia

3o domingo de outubro de 2016

Oi pessoal

Esse vai ser um relatorio dos 2 ultimos domingos de uma vez, ja que eu e a caro trocamos com o Denao mes passado e fomos nos 2 ultimos domingos esse mes pra compensar.

Semana passada o lanche foi pao com queijo e maionese que a Kinha levou. Na classe dos mais novos estavam a Kinha e a Mayra e tinham uns 5 alunos. Na classe de 7-10 eram 10 crianças e eu e a Caro de "tias". 
Eles estavam bem agitados e so conseguimos contar a primeira parte da historia da escolha de Davi como rei.

Como no patio estava muito barulho do funk da rua e as criancas estavam dispersando demais, decidimos sair de la e contar a história na sala de video. Mas la tambem elas queriam brincar com as almofadas e algumas crianças, principalmente a Rouskely , a Raissa, o Joao e o Pedro estavam beeeeeem dispersos e falavam alto e distraiam as outras crianças e tivemos que parar a aula varias vezes pra chamar a atenção deles. (Cada hora era um que "causava")
Abs

Flavia

quinta-feira, setembro 08, 2016

1o domingo de setembro de 2016

Oi pessoal!
Nesse domingo, fomos eu, Robson (juniores)  Erika e Naty (intermediário)  e Natan e Marcio (pequeninos)
Ao todo foram 32 crianças, sendo 10 (crianças 7/10 anos), 13 (crianças 11/12 anos) e 9 (crianças 3/6 anos).
Começamos com o louvor, cantando "Se eu fosse um elefante", "Aleluia" (aperte a mão do amigo...) e "O amor do nosso Deus".
Separamos as classes e com os juniores, demos a lição 3 - Saul era desobediente. Demos o versículo para elas procurarem na bíblia e decorarem: " Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo..." Efésios 4.25., valendo Bis para quem conseguisse decorar.
Depois fizemos um teatrinho contando a história de Saul. Enfatizamos os seguintes fatos:
- Saul foi o primeiro rei de Israel
- Saul era desobediente, mentiroso e orgulhoso e isso não agradava à Deus
Dividimos as crianças entre meninos e meninas e nos reunimos para orarmos. Alguns pedidos de oração das meninas:
Lara - Para que Deus cuide da família dela, para que a mãe mude o horário de trabalho dela pois ela volta muito tarde e conhecer a Larissa Manoela (rsrsrs)
Agatha - Para o pai parar de fumar e beber e conhecer a Larissa Manoela e João Guilherme (parceiro da Lariissa Manoela na novela Cúmplice de um resgate)
Nicolly Alves - Para Deus cuidar do pai e da avó e conhecer a Larissa Manoela e João Guilherme
Michelly - Para Deus cuidar do gatinho dela que está bem velhinho
Nicolly Alves - Conhecer mais a Deus
Conversei um pouquinho com a Nicolly e disse que uma forma de conhecermos mais a Deus, é lendo a bíblia, vir à EBD aos domingos, orar, ser obediente e fazer coisas que agradam à Deus.
Depois tomamos o lanchinho: sanduíche de mortadela e suco!
Teve uma briguinha no sábado no passeio da USP entre Gabi x Camila Vitória, Iann e Laisa e estava um clima meio chato durante a EBD. 
fui falar coma Camila e cm a Gsbi e foi a maior confusão. No final,  a Cecília conversou com a Gabi e o Iann e eles se acertaram (acho...)
Bem acho que foi isso. Robson fique à vontade para acrescentar algumas coisinhas....
Boa semana para todos! Bom feriado!
Abs
Lídia

4o domingo de agosto de 2016

Olá!
Na sequência das aulas da turma de 3 a 6, entramos em um novo livrinho.
No dia 28.08, fui eu (Natan) e a Pri. Contamos a história da criação, falando mais sobre a parte dos animais. Primeiro, usamos um app que fazia sons de animais e assim as crianças precisavam dizer de qual animal era o som (era difícil, mas elas acertaram bastante). Depois perguntamos se elas sabiam de onde os animais tinham vindo… responderam que vieram da floresta. Então perguntamos se elas sabiam quem tinha criado os animais. Demorou pouco mas alguém acabou falando que foi o “professor Deus”. Por fim, distribuímos massinhas pra elas criarem seus próprios animais. Algumas conseguiram, outras não.
Ah, o lanchinho foi banana e mexerica.
Um detalhe nesse domingo, que a Camila comentou tbm, foi que o Samuel disse que queria ir embora. Parece que o Elbio até foi na casa dele, mas não tinha ninguém. Ele não quis participar das atividades.
No dia 04.09, fui eu e o Márcio. A história era da arca de Noé. O Márcio contou a história com bonequinhos Playmobil e um barquinho, que tinham em São Remo mesmo. As crianças estavam bem agitadas, querendo brincar com os bonecos. Depois, fizemos o jogo da memória com parzinhos macho-femea de alguns animais. Cada criança pintou o seu jogo e depois ajudamos a recortar as peças. Acho que elas se divertiram.
Obs.: durante a história, o Andrei e o Samuel saíram da sala sem a nossa permissão. Antes disso eles estavam bem agitados, brincando de esconde esconde e falando uns palavrões (o Márcio chamou a atenção deles algumas vezes…). Fui atrás deles e eles disseram que queriam brincar. Combinamos que iríamos brincar só depois, porque aquela era a hora da história.
Natan

3o domingo de agosto de 2016

No dia 21.08 eu (Camila) e o Nilton ficamos com a sala dos menores. Estudamos o texto de Daniel 6 (Daniel na cova dos Leões).
Normalmente tenho lido a lição e comparado com o texto na bíblia. De acordo com o livro a mensagem principal seria a questão da integridade e obediência de Daniel, e mostrar como Deus é poderoso e que podemos confiar nele em qualquer situação.
E o que me chamou mais a atenção no texto bíblico foi a confiança de Daniel em Deus, pois agora Daniel estava sozinho e em uma situação difícil, mas Deus foi seu melhor amigo. Então enfatizamos bastante isso.
Mesmo não estando presente a Kinha pensou em uma brincadeira bem legal. Enquanto duas crianças faziam um círculo, o leão corria atrás das outras crianças, que corriam para esse ‘lugar seguro’. A ideia era comparar com o fato de que em Deus encontramos um lugar seguro. Foi divertido!
O que nos preocupou um pouco foi a questão do Samuel. Ele costuma agir de forma bastante agressiva a maior parte do tempo, e outros também com ele, como o Andrei. No começo não sabia muito como agir, mas o Élbio tem estado bastante atento a isso.
O Nilton conversou com o Samuel, e percebemos que ele provavelmente sofre bastante violência em casa (talvez seja algo até a ser acompanhado melhor).
Mas parece que o Natan lidou muito bem com a situação, conversando com os meninos nos domingos seguintes. E algo importante é a frequência do Samuel, acho que eu estava no primeiro domingo que ele foi. Então acho que precisamos é de bastante paciência e perseverança.
Camila