quarta-feira, julho 25, 2012

4o domingo de julho de 2012


Hallo Pessoal, 
Complementando o e-mail da Cris, eu e o Xaves fizemos uma atividade de reforço da lição 9 com os maiores (foram poucos) 
A atividade de reforço era composta de 2 momentos:

- Revisar o que foi dado na lição 9. Nesse momento preferimos interagir com elas por meio de perguntas e respostas para colhermos o feedback de como foi o aprendizado, que por sinal elas não lembravam muito e tive de contar a historinha novamente rsrsrsr!! 

- Em um segundo momento tenho focado em atividades que exercitem o raciocínio lógico e estimule o aprendizado a leitura ou escrita. Utilizei um dos versículos temas da lição e fiz uma associação com o alfabeto onde cada letra do alfabeto tinha uma representação numérica, ou seja, era necessário uma associação do número a letra para que montassem o versículo. Essa dinâmica auxilia na observação da evolução e nas dificuldades de cada criança nesse sentido. No final comentei sobre o sentido do versículo e como a associação foi intensa ficou muito fácil de eles decorarem o que escreveram. 

Quanto ao louvor, mesmo com maioria de pequenos tentamos estimular alguma coisa com pedidos de oração ou dificuldades que as crianças poderiam ter e o retorno foi razoável levando em conta a faixa etária. !! 

Acho que é isso .. Xaves, fica a vonts =D 

Estejam orando pelo UNDODED que ocorrerá em Embura nesse final de semana. Temos somente mais 6 vagas de no máximo 140 inscritos. Teremos um dia de DED para a família ao invés de ser um momento somente para a criança e acho que vai ser muito legal. Acho que teremos umas 200 pessoas envolvidas.. Vai muita gente da Saúde pra lá (Amém =D!!) 

Outra coisa que gostaria de compartilhar é que o DED recebeu uma notícia muito ruim no domingo a noite. O Robert (11 anos) da Imel Eldorado , acampante do DED durante os últimos 3 anos de DED faleceu nesse domingo de leucemia. Isso tocou bastante aos monitores e staff do DED. O mais importante é que o Robert aceitou a Cristo somente nesse ano no DED  e isso nos encheu de alegria , pois em Cristo, morte é vida. 

Particularmente fiquei muito triste mesmo de ter de compartilhar isso mas acho que é bom reforçar o quanto é importante esse trabalho com as crianças e quantas vidas ainda podem ser alcançadas. Por isso desafio a todos a não esmorecerem, para que permaneçamos firmes e fiéis ao Senhor pois temos o privilégio de levar a palavra ao coração de cada pequenino. Esse é nosso ministério, cada um dentro de sua função , limitação e do jeito que estamos, o Senhor nos escolhe para serví-lo. 

Fiquem na paz!! 

Abraços! 

Dagô!! 

4o domingo de julho de 2012


Oiêê pessoal!!!
Neste quarto domingo fomos eu, Mayumi, Xaves e Dago.
Fizemos o louvor no refeitório. Como tivemos a Ebd dos maiores de 7 anos de manhã lá na Saúde, a maioria q foi a tarde em São Remo eram os pequeninos de até 6 anos.
Cantamos "A alegria" e "Meu Deus é um Deus grandão". Tivemos um momento de oração uns com os outros, em pequenos grupinhos.
Na classe dos menores foram 9: Nicoli, Mickael, Bruna, Larissa, Lucas, Luan, Magaly, Gloria, Mariana

Com os menores, cantamos a música "Se eu fosse um elefante...", contei a lição 1 do novo livrinho, da criação dos animais. Levei alguns animais de brinquedos dizendo q todos foi Deus quem criou, e eles tinham que falar qual animal era e onde moravam, entre terra, céu e mar....eles gostaram mais de dar como resposta: "na fazenda"....pro dinossauro q levei de pelúcia eles falaram "é o barney" .....rsrs..... Mostrei algumas fotos de animais e eles também tinham que dizer o mesmo, reforçando q Deus criou tudo isso assim como criou eu e cada um deles tbm, nos criou com muito amor.
Depois fizemos atividade de massinha de modelar caseira com corante comestível pra eles tentarem fazer algum animal/bichinho. Saiu mto caracol, cobra, minhoca, etc....e pra eles adivinharem, fiz tbm borboleta, tartaruga, peixinho...
E como alguns queriam pintar, demos a atividade do livrinho....

Fiquei mto feliz de vê-los na Saúde pela manhã e em São Remo a tarde.....vale mto a pena servi-los, msm q ultimamente seja um pouco puxado e corrido....voltei mto feliz pra cá, pro RJ e reparei q eu estava sorrindo a toa por nada....eles são lindos!!!

Grande abraço e tenham uma semana abençoada!!

Bjnhs,
Cris Maruyama

quarta-feira, julho 18, 2012

3o domingo de julho de 2012

Olá pessoal,
Nesse domingo foram 7 crianças na classe dos menores: Mickael, Bruna, Nicolli, Rouskelli, Mariana, Majorlli, Tainá.
Contamos a história da florzinha Mariana:
Antes da história, fizemos uma brincadeirinha com as crianças: elas tinham que proteger a florzinha (de papel) que a Dinha estava segurando, e eu representei uma pessoa má que pretendia roubá-la e destruí-la. As crianças protegeram a florzinha abraçando a Dinha, me puxando do lado oposto e me dando cócegas... foi divertido e engraçado... :)
Depois fizemos o link com a história.. explicamos pqque elas tiveram que proteger a florzinha e pq ela era tão especial... contamos a história de "Ana" (mudamos o nome da flor por causa da Mariana), uma florzinha pequena que morava num imenso parque, rodeada de coisas bonitas. A Dinha fez um jardim bem lindinho com muitas flores de papel, e as crianças queriam levar todas para casa...rs
A Dinha representou a Ana e eu narrei parte da história.
Resumindo: a Ana era uma flor simples e pequena que num momento da vida ficou muito triste e desanimada, pois ninguém a notava. Ana sentiu-se feia e sem graça e pediu em seu pensamento que fosse amassada para sumir de uma vez. Um dia, uma menina aproximou-se de Ana e, depois, correu em direção aos seus pais gritando que havia encontrado o perfume gostoso que havia sentido antes. Muitas outras pessoas foram atraídas pelos gritos da menina. Apesar de não ser tão bonita quanto as outras flores, o seu perfume superava a de todas. Dissemos que poderíamos ser como a Ana... termos o “bom perfume de Cristo” e assim, atrair uma pessoa, depois outra, e depois, um grande número de pessoas. Explicamos também que só poderíamos ter o bom perfume de Cristo, se tivéssemos Cristo como o nosso Salvador pessoal. Falamos sobre a salvação e como poderiam recebê-la...
Distribuímos as flores de papel para que as crianças pudessem pintar. Durante a atividade, recolhemos os pedidos de oração das crianças, a Dinha ficou em 1 mesa com 4 crianças e eu com 3. Foi um momento bem gostoso, de poder saber um pouco mais da vida de cada um e poder orar por eles também...
Entregamos os pedidos ao Elbio para a atividade que haverá na Saúde na semana que vem.
A Rouskelli orou e servimos o lanchinho. Depois, entregamos um pirulito com uma florzinha colada para as crianças.
Dinha, fique à vontade para acrescentar algo ok!
Boa semana à todos!
Kinha

segunda-feira, julho 16, 2012

1o domingo de julho de 2012

Olá pessoal,
Compartilhando um pouco mais, na classe dos menores estavam presentes: Nicolli, Lucas, Mariana, José Paulo, João Pedro (irmão da Maria Eduarda), Glória, Tayná, Bruna, Mayorlli, Rous Kelly e seu primo Deyvid.
O João Pedro estava pouco à vontade, pois a Camila não tinha vindo. Por isso, a Maria Eduarda ficou conosco durante a classe.
Antes de começar a classe, a maioria das crianças foi ao banheiro.
Logo que todas entraram na sala, as crianças se sentaram e nos apresentamos... Foi engraçado porque a Rous Kelly se apresentou "Rous Kelly que não é a Grace Kelly".
Depois, perguntamos se alguém gostaria de orar e pelo menos 3 crianças levantaram a mão.
Na hora de orar, a gente até tentou dar uma mãozinha, mas elas ficaram tímidas e a Kinha acabou fazendo uma oração geral.
Contamos a história da lição 14 do livrinho, "Jovens em apuros", que fala da vida de Daniel e seus amigos em 2 situações:
- primeiro quando eles foram morar no palácio do rei Nabucodonosor e escolheram não comer a mesma comida do rei, ficando ao final de 10 dias, mais fortes do que os outros jovens;
- e quando o rei ordenou a todos que adorassem uma estátua que ele mesmo mandou construir. Nessa ocasião, os amigos de Daniel não obedeceram ao rei por amor a Deus, sendo jogados em uma fornalha. Porém, Deus os protegeu e o rei, vendo esse milagre, decretou a todos que adorassem apenas ao Deus Verdadeiro.
 
Para isso, fizemos um cenário, fantoches de Daniel, Ananias, Misael, Azarias e do cozinheiro do palácio, além de uma coroa.
A Kinha fez uma interpretação digna de Oscar do rei mau, enquanto eu narrava.
 
O intuito da história era mostrar que devemos amar a Deus acima de qualquer coisa e que não deveríamos ter vergonha disso.
 
Percebemos que a Rous estava meio inquieta e querendo chamar a atenção. Perguntei se havia acontecido algo, mas ela não falou nada que justificasse o comportamento. Parecia que queria atenção mesmo.
 
Depois do teatrinho, passamos à atividade do bloquinho e na hora do lanchinho o José Paulo, o Deyvid e a Bruna ajudaram.
 
Desde a hora da atividade a Rous ficou pedindo a coroa que usamos no teatrinho, mas disse a ela que não podia dar, pois as outras crianças poderiam querer também, sendo que só havia uma coroa.
Ela ficou meio triste, mas logo superou.
Kinha, muito obrigada pela sua preciosa ajuda e fique à vontade para acrescentar algo!
 
Abraços,
 
Erika

quinta-feira, julho 05, 2012

1o domingo de julho de 2012

Oi pessoal
Nesse domingo fomos eu, Mário, Mayumi para ficar com os juniores e Érika e Kinha com os menores.
Começamos com o louvor, cantando "O amor do nosso Deus", "Eu aprendi" e "Cante". Depois dividimos as classes. Com os juniores, que estavam em 14 crianças, demos a revisão da lição 8 - "Pedro na cadeia" e começamos fazendo algumas perguntas para checar se tinham entendido a história e a maioria se lembrou e entendeu.
Demos então o versículo para eles procurarem na Bíblia "... mas a igreja continuava a orar com fervor por ele" Atos 12:5. Algumas crianças tiveram dificuldade em encontrar na bíblia, mas com a ajuda dos professores e de algumas crianças maiores, encontraram. Falamos sobre a importância da oração e que devemos sempre orar uns pelos outros.
Depois, fizemos uma brincadeira tipo "batata quente", e sentamos nas cadeiras, num círculo e o Carlos Henrique ficou no som e quando música parava, a criança que estava com a bola, saía e ia para a prisão. Então, íamos amarrando as crianças presas em dupla. Achei muito legal, pois as crianças não ficavam chateadas à medida que saiam da brincadeira, faziam até uma carinha engraçada. Mas acho que é porque depois elas iam presas... he...he... No final o Michael ganhou! E aí, para elas serem soltas, uma criança tinha que orar pela outra em que estava "acorrentada". Foi uma oportunidade bem legal, para elas exercitarem o hábito da oração.
Élbio, Mário e Mayumi, fiquem à vontade para acrescentarem algumas coisinhas a mais que voces observaram!
Obrigada Élbio, Kinha e Mayumi, pela preciosa ajuda!
Boa semana à todos!
Lídia