terça-feira, junho 28, 2011

4o domingo de junho de 2011

Oiêêê pessoal!!

Neste 4º domingo fomos eu, Dagô, Xaves, Mayumi, JC e a Marina (prima da Sarinha/Thiago Fujimoto)... glória a Deus por esta equipe, pq não me lembro de estarmos em 6 pessoas no 4º domingo, viu.....

Incrivelmente, de novo (!!!) estava chovendo..... como foram mtos os 4ºs domingos deste ano, choveu....rsrs..... então, fizemos o louvor lá no refeitório.....estava sem energia no começo tbm.....rsrs.....e durante o louvor, veio a “luz”, literalmente......ah, por causa da chuva, não pudemos brincar com eles no final, mas ok!......

Fizemos o louvor juntos (crianças maiores e menores), cantamos várias músicas. Depois o Dagô complementa melhor como foi o louvor e com os maiores.....bom, e eu quase chorei no louvor, né....rsrs...de alegria...... vendo as crianças cantando com tanta alegria e entusiasmo, orando sem mta algazarra....e tbm ouvi uma cça cantando dps q acabou td...

Ah, a Alê e o Xandi ficaram com os jovens lá em cima....

Agora vou compartilhar um pouco como foi na classe com os menores, ta!! Ficaram eu, a Marina e o Xaves com os menores....

A entrada na sala mtas vezes é difícil tds se aquietarem, dei um tempinho pro banheiro e nisso alguns até brigaram....mas juntei e um pediu desculpas pro outro.....aí, fizemos uma roda e sentamos todos no chão mesmo, em cima daquele tapete emborrachado.... Oramos repetindo a oração do Mateuzinho.....

Contei a historinha de José (atenção, please, próxima equipe dos menores: é q já estamos na Lição 02 – Irmãos invejosos, do novo livro: Do Egito à terra prometida) e incrível que tinha exatamente 11 crianças (=11 irmãos de José), então cada uma segurou a figura no palito com o rosto e o nome dos 11 irmãos de José e eu fiquei segurando o José.... como o foco eram as brigas, ciúmes, inveja... expliquei q qdo sentimos isso, mtas vezes “estouramos” de raiva assim como uma bexiga q explode (estourei uma bexiga), e nessas horas dizemos coisas feias, batemos no amigo, puxamos o cabelo do outro, etc.... contei q José sempre obediente ao pai Jacó (levei um boneco pra simbolizar Jacó), era o preferido de doze filhos pq não fazia coisas ruins q o entristeciam, como os 11 irmãos ruins e invejosos q tinha...... envolvi o José num casaco colorido (usei uma meia colorida) que Jacó fez pra ele..... falei do sonho de José vendo os irmãos se curvando diante dele......e os irmãos de tanta inveja q sentiam até quiseram matar José, mas o irmão mais velho Ruben não permitiu, aí, acabaram jogando-o num poço (levei um poço no papelão) e depois venderam José como escravo......e ainda mentiram pra Jacó mostrando o casaco de José manchado de sangue de um animal (levei uma ovelhinha tbm) para fingir que José tinha morrido....

Depois, entreguei o desenho do caderninho pra pintarem e que recapitulava a historinha, colocando as figuras na ordem dos fatos.....

Aí, no final, entreguei o lanche.... como mtos quiseram ajudar a dar o lanche (e ficaria uma bagunça / briga), eu mesma distribui o lanche e eles continuaram a pintar nas mesas....aliás, logo no começo da aula mtos já me perguntaram do lanche, alguns pareciam famintos, mas não sei se isso poderia ser mais a gula deles msm.....resisti e dei o lanche só no final msm.....

bom, é isso....é com muita alegria e gratidão a Deus que tento demonstrar um pouco desse imenso amor de Deus por eles.....mesmo q eles nem reparem em nada, sei q Deus sabe.....estou tentando preparar com antecedência a lição, levar algo diferente pra entregar pra eles...... e tem sido um tempo muito gostoso esse preparo, inclusive de oração, por tudo o q envolva esta comunidade....

E tenham uma ótima semana!!!

grande abraço, com carinho!
bjnhs,
Cris Maruyama

3o domingo de junho de 2011

Olá pessoal!

Vou contar sobre a classe dos menores..

Este domingo foi bem tranquilo, foram 9 crianças: Alex, Lucas, Matheus, Evelyn, Camila, Ian, Wilker, Mariana e um novo aluno Carlos Henrique (6 anos).

Participamos do louvor com o Sean e as crianças maiores. Na classe, fizemos uma roda e cantamos mais uma musiquinha "3 palavrinhas só" (não sei se é este o nome).

Contamos a primeira história do livro novo - Lição 1 - Jacó e seus filhos
Recapitulamos rapidamente as histórias anteriores, desde a promessa de Deus a Abraão até Jacó e Esaú fazendo as pazes. As crianças lembraram direitinho!! Lembraram da Raquel, da briga de Jacó e Esaú, e dos animais que foram dados a Esaú...
Depois, falamos da grande família de Jacó, que ele foi pai de 12 filhos. Levamos o desenhos de Jacó e seus 12 filhos e colamos em um palitinho para eles visualizarem todos os filhos. Mostramos José no desenho e falamos que ele foi um filho muito especial, pois Deus estava com ele e o abençoava em tudo que fazia. Falamos que nas próximas aulinhas eles aprenderiam mais sobre sua vida! Como conclusão, falamos que Deus cumpriu Sua promessa e que a partir dessa família nasceria Jesus, e que eles também poderiam fazer parte desta família se aceitassem Jesus! Finalizamos esta parte da história com uma oração.

Como atividade, pedimos para eles desenharem as suas famílias. Foi bem legal, pois conseguimos conversar com cada um e saber mais sobre suas famílias. Eles também receberam o desenho dos 12 filhos de Jacó para pintar.

Por fim, receberam o lanchinho e foram embora.

Dinha, se quiser acrescentar algo fique a vontade.

Boa semana!!
Abraços,
Kinha

quinta-feira, junho 16, 2011

2o. domingo de junho de 2011

Bom dia pessoal!
Neste domingo fomos eu, Sil, Pri, Amy, Denis e Tercio.
Fizemos o louvor bem animado no "parquinho":
- Aleluia, aleluia, aleluia
- Quando você, se sentir sozinho, você não estará sozinho...
(dividimos as vozes / meninos e meninas/ fizemos duas colunas com as crianças no pátio)
- Amigo (essa eu não conheço muito bem...rsrsrs)
E depois dividimos em classes.
Vou falar dos menorzinhos. Tinham 17!!! Ainda bem que além da Sil, a Ju e a Adriana de S. Remo, ajudaram!
Presentes: LUCAS, MATHEUS, ALEX, MICKAEL, LETICIA, JOB, JOEL, ALINE, EVELYN, BRUNA, ALEXSANDRO, IAN, WILKER, LAIANE, CAMILA, JOYCE E NICOLE.
Ao entrar na classe cantamos algumas músicas que eles conhecem: Deus fez os peixinhos e meu Deus é bom pra mim. Algumas crianças eram do Girassol ( Lucas, Matheus e Job) e a Evelyn é a única que estuda no Girassol, hoje.
Contamos a Historia 15 - Irmãos e Amigos
Realmente as crianças se lembraram de Jacó e Esaú. Falaram que eles brigaram!
Levei "o Jacó" e "o Esaú", ampliados e com um palito de churrasco p/ eu segurar.
Mostrei o primeiro (Jacó) e perguntei quem era. Depois de alguns chutes, alguém falou - "JACÓ". Contaram o que se lembravam.
Levei alguns animaizinhos de plástico p/ mostrar o presente que Jacó enviou p/ agradar Esaú: boi, cabra, ovelha...
A maioria das crianças estava prestando atenção, só algumas se distraiam conversando ou chupando bala...
Relembramos a briga, como eles ficaram morando longe, mas no momento em que Jacó voltou...
Eles se encontraram e se abraçaram!
Fizemas a atividade do livro.
Pintar com lápis de cor e dobrar o papel.
Brincamos na classe com uns animais de plástico, pois os maiores estavam usando o pátio.
Neste domingo não houve lanche. Só uns dois alunos perguntaram sobre isso.
Sempre é muito gostoso passar esta tarde com as crianças de S. Remo!!!
Abraços e bom dia!
Rita

terça-feira, junho 14, 2011

1o domingo de junho de 2011

Oi pessoal!

Vou contar como foi na classe dos pequenos.
Neste domingo contamos a história da lição 14 - Jacó ama Raquel. Legal ver como as crianças estão acompanhando o percurso desta história, mesmo ela sendo contada em partes por diferentes equipes.

Depois da historinha tentamos fazer uma brincadeira do farol verde/amarelo/vermelho, fazendo referência as respostas que Deus pode nos dar quando pedimos algo (sim/espera/não).
Por último, as crianças pintaram a atividade do bloquinho e tomaram o lanche.

Erika, fica à vontade pra completar, sim?
boa semana pra todos!
beijos,
cris

quarta-feira, junho 08, 2011

1o domingo de junho de 2011

Oi pessoal

Vou contar como foi esse domingo! Fomos eu, Mário, Cris e Érika e, apesar do frio, até que vieram bastante crianças - 22 no total, sendo 10 juniores e 12 pequeninos.

No louvor, cantamos "Leia a bíblia e faça oração", "Se eu fosse um elefante" e "O amor do nosso Deus".
Depois separamos as classes e com os juniores, demos o versículo da lição 8 - Jesus Conta histórias - "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração... e: amarás o teu próximo como a ti mesmo" Lucas 10:27.
Demos "Batom" para todas as crianças e a Criz Belem não queria aceitar pois não tinha conseguido decorar o versículo e até chorou. Eu expliquei para ela que daria Batom para todas as crianças pois mesmo não conseguindo decorar, se esforçaram e que eu sabia que ela sabia o versículo pois vi que ela ajudava as amiguinhas que tinham dificuldades na hora de falar o versículo , no final ela aceitou.

Passamos então o filminho da história "O Bom Samaritano" mas antes, perguntamos para as crianças, quem era o próximo e elas responderam que era o pai, mãe, irmão, etc. Explicamos então, que o próximo poderia ser qualquer um, mesmo não conhecendo a pessoa e que devemos amar à Deus e ao próximo como na história do Bom Samaritano.
Depois passamos o filminho "A ovelha perdida" e falamos que o Pastor ama e conhece cada uma de suas ovelhas e mesmo tendo 100 ovelhas, se uma ovelha se perder, ele vai atrás dela , se expõe pela montanha e despenhadeiro, para resgatá-la. E falamos que Jesus é o pastor que ama e conhece cada uma de suas ovelhas e que, não importa o que façamos, mesmo desobecendo os nossos pais, não fazendo a lição de casa, brigando com nossos amiguinhos, etc, Jesus nos ama incondicionalmente e passou grandes sofrimentos e chegou até a morte para nos resgatar.
Falamos também do Pastor Élbio, que também conhece cada uma de suas ovelhas e se uma criança deixar de vir para a EBD, ele vai sentir a falta dela, também.

Por fim, tomamos o lanchinho e na hora de ir embora, o Euderson bateu no Job e eu muito brava, pedi para o Euderson pedir desculpas para o Job e perguntei para ele sobre o que a gente tinha aprendido hoje e, a Norali que estava ao lado do Job, respondeu na hora - Amar à Deus e amar ao próximo! O Euderson então, pediu desculpas e na hora, como num passe de mágica, o Job parou de chorar.

Acho que é isso. Mário, fique à vontade para acrescentar algumas coisas a mais!
Xaves, sentimos a sua falta! Como foi o evento?

Abraços e boa semana!

Lídia