quarta-feira, novembro 28, 2007

4o domingo de novembro

Pessoal

Boa tarde,

Começamos (Eu e Dago) a aula, brincando de cabra cega.
Falei para crianças que Deus não faz a escolha de olhos vendados, que Ele vê.

Seguimos o livro utilizado - Reis e Rainhas:
- Levei a revista Veja que tinha a figura do D. Pedro II e que ele foi
um Imperador do Brasil, rasgaram a revista porque todos queriam ver!!!
- Utilizamos o material que tem na sala São Remo na Igreja Saude:
Profeta e Rei feitos com sacos de papel - achei muito bom porque
as crianças visualizam melhor
- Profeta Samuel era eu e o Rei Saul o Dago (alto e forte)
- Falamos que Saul não queria ser rei e se escondeu no meio do povo,
porém como ele era alto, porte de guerreiro, Samuel o localizou.
- Entregamos a coroa feita de papel dourado para cada criança e não
queriam tirar!!. Só o Felipe não o quis.
- Entreguei dois desenhos: O povo de Israel pedindo um rei e Samuel
coroando Saul para elas pintarem.
- Encerramento : Dago pediu para que uma delas orassem para
conclusão da classe.

As crianças pequenas são dispersas, precisamos chamar a atenção delas,
porém uma me chamou atenção pela agressividade, como jogar
as cadeiras para o canto da parede, bater em outras crianças, entendo
que elas por muitas dificuldades, peço à vocês orarem para as crianças
de São Remo e também extenda para as crianças carentes do mundo
todo.

Quando falei com ele, se acalmou, mas recomeçou de novo.

Dago: Obrigada pela enorme ajuda e as crianças respeitam muito você!!

Beth : Obrigada por me ajudar na confecção das coroas!!!

Dirceu : Obrigada pela carona

E para todos, obrigada Deus por conhecer vocês que se dedicam a
cuidar do próximo, lição que Ele deixou!!!

Sds

Celia

quarta-feira, novembro 21, 2007

2o domingo de novembro

Galera,

Desculpe a longa demora para falar sobre a nossa lição...

Fizemos a lição sobre Davi e Jônatas. Pelo jeito, foi a primeira vez que ouviram. Ao contar a história, focamos a cumplicidade entre os dois amigos.

Começamos lembrando que o segundo maior mandamento é amar ao próximo, e que desta vez a lição seria um pouco diferente das outras, porque não falaríamos tanto sobre o amor a Deus, mas sim sobre o que acontece entre pessoas.

Encenamos a história com a ajuda deles. Demos bastante foco na maneira que Davi e Jônatas criaram um código que só eles entenderiam. A frase que Jônatas grita ficou marcante: “A FLECHA ESTÁ PARA LÁ!”

Na atividade, criamos um código (usamos a fonte “Wingdings” do Word), e eles teriam que decifrar o versículo da semana. (“Há amigo que é mais chegado do que um irmão.” Provérbios 18:24.) A idéia era eles terem um amigo com quem eles criariam um novo código e trocariam mensagens e orariam um pelo outro, mas isso não deu certo porque viram no material que havia espaço para criar um código junto com um amigo, e começaram a escolher com quem queriam ficar ou não queriam ficar. Tínhamos planejado uma pequena brincadeira para misturar as crianças e deixarem-nas cair aleatoriamente uma com a outra, mas não queriam fazer desse jeito, e, enfim, deu em pizza. Ficamos só com o versículo.

Minha sugestão à equipe seguinte: ainda tem bastante espaço para explorar os juramentos que Davi e Jônatas fazem um ao outro neste capítulo. Há algo muito bonito que acontece em relacionamentos íntimos onde pessoas podem fazer promessas de honra. Os mais velhos mostraram um pouco de inquietação no início da aula, pensando que já conheciam a história que contaríamos, então tem que ter um enfoque bem diferente se for para fazer a revisão. Já criamos um suspense sobre o que aconteceu quando Davi fugiu. Ainda dá para aumentar esse suspense.

Um abraço,

Sean

sexta-feira, novembro 09, 2007

1o domingo de novembro

Oi pessoal!!!

Desculpem a demora para mandar o relatório.
Bem, ficamos eu e o Ronaldo com os pequeninos. estavam presentes:Jenifer, Gustavo, Guilherme e sua irmã .........
Relembramos da história de Josue e a cidade de Jerico, depois falei de Debora: uma mulher muito corajosa e de como ela ouvia a voz de Deus eobedecia, o Guilhertme disse que ja tinha ouvido ( será que contei a história errada?
Bem, eles participaram bastante,oramos juntos e o Gustavo pediu para agradecer pela sua escola, casa ,etc
Como atividade, pintamos e cortamos o jogo da memória com as figuras da história, mas infelizmente não deu tempo de brincarmos, eles gostam de pintar,eles levaram o jogo para casa e expliquei como se jogava.
Acho que foi isso!!!! Uma boa semana à todos !

Obs: Peço oração pela mãe do Ronaldo, ela se chama Luzia, está internada com diagnostico incerto ainda.

Dorys

quarta-feira, novembro 07, 2007

1o domingo de novembro

Oi pessoal!

Vou compartilhar como foi esse domingo. Fomos eu, o Massa, Midori,Dórys, Ronaldo, Cathy (para dar aula de teclado), o Gabriel (filho da Dórys e Ronaldo) e o Jow (filho do Massa e da Midori).

O Jow e o Gabriel jogaram bola com os meninos, antes de começar e foi muito legal esse entrosamento. Ao todo, foram 23 crianças, sendo 19 juniores e 4 pequeninos.

Cantamos 3 músicas: O amor do nosso Deus, Conheci um grande amigo e mais uma que fala sobre o amizade, já que íamos falar sobre a amizade de Davi e Jônatas.

O Massa contou a história da lição 6 - Davi em perigo!E, para ilustrar a história, usamos as figuras do livro Kamishibai que estão na salinha de São Remo da Saúde.O Jow escreveu no flip chart os sentimentos que Saul sentia em relação à Davi, que as crianças iam falando: Inveja, raiva, ódio, ciúmes,etc.E, usando 2 copos, uma com água limpa e outro com água com tinta preta, demonstrou como o nosso coração pode ficar impuro e cheio de pecados. Cada palavra do flip chart, que as crianças iam falando, o Jow colocava uma colher da água suja no copo com água limpa e este, ia ficando cada vez mais sujo. O Massa explicou que, com esses sentimentos ruins - inveja, ódio, ciúmes, raiva, o nosso coração vai ficando cheio de pecados e que, ao pedirmos perdão à Deus, o nosso coração voltava a ficar limpo e mostrou um terceiro copo, com água limpa!

Foi muito legal! No final o Jow fez uma oração linda!

Aconteceu uma coisa chata também. A Aline escreveu no quadro branco com canetinha e apesar da Midori pedir para ela não escrever, ela continuou e quando a Midori pediu para ela pegar uma pano e apagar, ela disse que não ia apagar e foi embora.

O pr. Élbio pediu para chamá-la de volta para ela apagar, mas algumas crianças acabaram apagando (só sai com álcool). Não sabemos se ela voltou depois...

Sentimos falta do Érick, parece que ele está suspenso por 2 domingos.Massa e Midori, sei que voces estão na maior correria por causa da viagem mas, fiquem à vontade para complementar ou corrigir...

Um abração e boa semana!

Lídia

1o domingo de novembro

Oi pessoal!

Vou compartilhar como foi esse domingo. Fomos eu, o Massa, Midori,Dórys, Ronaldo, Cathy (para dar aula de teclado), o Gabriel (filho da Dórys e Ronaldo) e o Jow (filho do Massa e da Midori).

O Jow e o Gabriel jogaram bola com os meninos, antes de começar e foi muito legal esse entrosamento.

Ao todo, foram 23 crianças, sendo 19 juniores e 4 pequeninos.Cantamos 3 músicas: O amor do nosso Deus, Conheci um grande amigo e mais uma que fala sobre o amizade, já que íamos falar sobre a amizade de Davi e Jônatas.

O Massa contou a história da lição 6 - Davi em perigo!
E, para ilustrar a história, usamos as figuras do livro Kamishibai que estão na salinha de São Remo da Saúde.
O Jow escreveu no flip chart os sentimentos que Saul sentia em relação à Davi, que as crianças iam falando: Inveja, raiva, ódio, ciúmes,etc. E, usando 2 copos, uma com água limpa e outro com água com tinta preta, demonstrou como o nosso coração pode ficar impuro e cheio de pecados. Cada palavra do flip chart, que as crianças iam falando, o Jow colocava uma colher da água suja no copo com água limpa e este, ia ficando cada vez mais sujo.
O Massa explicou que, com esses sentimentos ruins - inveja, ódio, ciúmes, raiva, o nosso coração vai ficando cheio de pecados e que, ao pedirmos perdão à Deus, o nosso coração voltava a ficar limpo e mostrou um terceiro copo, com água limpa!
Foi muito legal! No final o Jow fez uma oração linda!

Aconteceu uma coisa chata também. A Aline escreveu no quadro branco com canetinha e apesar da Midori pedir para ela não escrever, ela continuou e quando a Midori pediu para ela pegar uma pano e apagar, ela disse que não ia apagar e foi embora. O pr. Élbio pediu para chamá-la de volta para ela apagar, mas algumas crianças acabaram apagando (só sai com álcool). Não sabemos se ela voltou depois...

Sentimos falta do Érick, parece que ele está suspenso por 2 domingos.

Massa e Midori, sei que voces estão na maior correria por causa da viagem mas, fiquem à vontade para complementar ou corrigir...

Um abração e boa semana!

Lídia