sábado, junho 30, 2007

4o domingo de junho

Pessoal,

Desculpe-me também e segue o relatório das crianças menores:

4º domingo – 24/06/07

Fizemos um mini teatro do livro de Max Lucado – Você é especial – sobre autoconfiança.

Participantes: Narrador : Dirceu
Eli: Chaki
Lucia : Aya
Marcinelo : Celia
Figurantes e Equipe de Apoio : Nilton e os jovens

Faltou o Son para dar mais ênfase na peça, mas como ele estava com amidalite não pode participar e esperamos que ele já esteja recuperado e viajando para São Gabriel – no Amazonas. Vamos estar orando por ele.

Primeiros louvamos e depois foi apresentação da peça que levou uns quinze minutinhos, foi encenado no pátio dos brinquedos, pena que algumas crianças distraíram com as pipas no ar, porém algumas crianças ficaram interessadas. No final, a Lanai falou que Eli é Deus, super legal, né!!!

Louvor que lembrei: Se eu fosse um elefante, Andando com Cristo...

Fiquei contente em fazer o Marcinelo (no próximo espero estar melhor), pois treinamos no dia e vocês sabem esquecemos de algumas falas. Parece que na peça encenada na Igreja só tinha o narrador, mas quisemos que os personagens falassem durante a peça para as crianças sentirem os personagens.

A Raquel e a Maria Eduarda falaram me que daria somente estrelinhas para mim, mas depois analisaram, mas você também merece bolinhas cinzas por não atenção a elas.

Perguntei para elas : vocês merecem estrelinhas ou bolinhas cinzas?. A Raquel me respondeu mereço cinza porque outro dia ela apanhou da mãe por ter feito uma coisa errada e perguntei se ela a mereceu disse que sim e que procuraria melhorar na próxima.

No próximo 4º domingo estou pretendendo fazer um bolo junto com atividade do livro – Obediência, orem por mim!!!

Após a peça as classes foram dividas, fiquei com os menores junto com o pastor Elbio que me deu um valioso apoio sobre a conclusão da peça. Fizemos algumas perguntas da peça, se elas gostaram, a Débora disse que não, mas a Vivian disse que gostou. O Vitor deu muito trabalho e foi obrigado a sair da sala.

Quanto a atividade demos um papel sulfite em branco e pedi para que as crianças desenhassem uma bolinha cinza e uma estrelinha e depois colassem gliter prata e dourado, porém tivemos dificuldades, pois elas pediam os modelos para desenhar. Acho que deveria ter trazido já desenhado por elas ainda serem pequenas- falha minha!!!

Oramos para o lanchinho, comemos na sala para não misturar com as crianças mais velhas.
O Bruno continua danadinho, sempre pega um bolo a mais.

Pastor Elbio, estarei orando pelos seus estudos na faculdade l!!!

Crianças : Vitor, Beatriz, Vivian, Bruno, Mikael, Debora, irmão da Vivian, etc.

Abraços

Celia
PS
Salmos 25:4 e 6 : Mostra-me, Senhor, os teus caminhos ensina-me tuas veredas,guia-me com a tua verdade e ensina-me pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.

sexta-feira, junho 29, 2007

4o domingo de junho

Olá pessoal,

Nesse último domingo (24/06) apresentamos juntos às crianças de São Remo o teatrinho baseado no livreto 'Você é muito especial'.Participaram todas as crianças (menores e maiores), e contamos com o apoio do Nilton e dos adolescentes para compormos a equipe.

A pequena peça foi apresentada de forma breve, contando com uma boa dose de improviso.Uma pena que as crianças bagunçaram um tanto durante a peça, boa parte disso devido ao fato de realizarmos ela na parte aberta, bem na hora que tinha um monte de pipas no céu... :-(

Alternamos 3 canções entre o início da peça e no final.Após a peça fizemos algumas perguntas para elas a fim de recapitular o teatro e ver se elas entenderam a mensagem.Em seguida, separamos todas as crianças, de modo que cada 'tio' ficou com um grupo de cerca de 6 crianças.

No meu grupo perguntei se elas tinham gostado da peça e todas disseram que sim (ufa!).Comentei mais um pouco da peça, peguei em seguida os pedidos de oração e no final oramos juntos.Depois foi só a hora do lanche, que por sinal eles sempre gostam. :-)

Peço desculpas pela demora em passar as informações a todos.

Abraços,
Dirceu

quinta-feira, junho 21, 2007

3o domingo de junho

Resumo das atividades do 3º domingo:
Equipe: Sean, Helen, Kinha, Nogi, tia Ana e Marcelo.

Crianças – bastante.

Bom, iniciamos as 16.15h com momentos de louvor com as musicas: A alegria, elefante, ao cantar-ao brincar (não sei o nome desta musica) e leia a bíblia (tbem não sei o nome desta).

Fim do livro sobre os juizes e Fizemos um concurso bíblico como sugestão do Elbio. A turma dividida em duas equipes para responder as perguntas que bolamos sobre o livro de juizes. Bom, parece que a historia foi bem assimilada pelas crianças (pelo menos para os mais assíduos). A atividade já previa algumas gritarias e, por isso as crianças estavam BEM agitadas. Tivemos de berrar em alguns momentos e desobediência de algumas crianças que formam brincar no escorregador transformando a atividade bem desgastante para nós da equipe. Decidi que as crianças ficariam sem o lanche (ditador), porém esqueci de informar o motivo às crianças que ficaram inconformadas com a minha decisão......

Com a mensagem do domingo aprendi na pele que não há crescimento sem frustração. Pensei que a minha experiência durante todos esses anos eu já sabia quase tudo sobre criança, mas Deus tem mostrado que cada vez mais devo depender totalmente e somente Dele. Estou meditando bastante sobre o ocorrido e peço a equipe esteja orando por mim.
No amor de Cristo,
Marcelo.

3o domingo de junho

Olá,

A aula na classe dos pequenos começou com oração. Oramos pelas famílias dos alunos. Os pedidos de todos eles foram pelas famílias.

A aula foi sobre o dilúvio, enfatizando que Deus salvou Noé e sua família e que: É Melhor Obedecer.

Utilizamos as figuras coloridas da revista, recortadas em cartolina. Também utilizamos uma bacia e um barquinho, enchendo a mesma com ãgua para simular o dilúvio. No final, falamos sobre o culto que Noé prestou, agradecendo a Deus e sobre o sinal de Deus, o Arco no céu. Depois eles coloriram o trabalho manual com guache e pra finalizar, a Ana levou um delicioso bolo de cenoura com chocolate! Foi um tempo muito bom.

Um abraço,
Helen

quarta-feira, junho 13, 2007

2o domingo de junho

Olá,

O domingo foi bem tranqüilo com as crianças maiores. Estavam presentes: Leandro, Fabrício, Taislaine, Aline, Netinho ( Diógenes ), Erick, Adauto, Raquel, Ingrid, Amanda, Lanai, John Lenon e Douglas. ( 13 crianças )

Após o momento de louvor, dividimos as classes. A Zizi e eu ficamos com a classe dos maiores. Na verdade, a aula foi um pouco improvisada. Brinquei de “forca” com eles ( usando a palavra obediência ) e “O Mestre mandou”. Não contei nenhuma história bíblica. Somente reforcei a importância da obediência ( seguindo a lição de Rute ).

Depois, eles desenharam situações em que obedeceram as suas mães. Alguns se desenharam arrumando a casa, outros indo à padaria, outros indo buscar algo na casa da tia, etc.

No geral, tentei seguir um programa de aula que já estava montado pela Cris.

Enquanto eles desenhavam, eu fui conversando e anotando os pedidos de oração:
- Raquel: pediu pelo seu tio Carlos que operou e pelo seu tio Marcelo que está preso
- Ingrid: pediu para Deus proteger seu pai quando vai ao trabalhopara a sua mãe, Simone, continuar trabalhandopara seu irmão, Wilcker, melhorar de saúdepara a sua madastra, Leuzeni, conseguir um emprego
- Amanda:pediu oração para a sua mãe, Helena, parar de beber e de fumarpara a sua mãe conseguir um emprego
- Lanai:pediu oração para que a sua mãe, Simone, venha busca-la para morar com ela.
- John Lenon e Douglas:pediu para que seu pai, Domingos, pare de fumar e de beberpediu oração para que sua mãe, Valdenice, pare de fumar
- Netinho ( Diógenes )pediu oração para que o seu pai pare de chamar a sua mãe de inútil, preguiçosa e porca
- Erickpediu oração para que a sua mãe, Laurenice, pare de fumar e comece a dar mais atenção a ele
- Adautoagradece a Deus por estar vivo, apesar do atropelamento( na terça feira da semana passada, ao atravessar a rua para ir a escola, foi atropelado por uma moto que passou no farol vermelho. Felizmente, não aconteceu nada de mais sério, apesar da batida forte. Somente está com um machucado no joelho e no rosto ) agradece que o pai está vivo, apesar de ter se afogado no começo do ano.
- Leandro:pediu oração para que seu pai, Minéo, pare de beberpara que a mãe arranje emprego
- Fabrício e Taislaine:pediu oração para que a mãe pare de fumar e o pai pare de beber
- Aline:pediu oração para que o seu tio pare de brigar e bater na sua tia.
Abraços a todos.
elbio

2o domingo de junho

Bem, acho que vou aproveitar e escrever sobre o domingo.
No louvor cantamos algumas músicas dos cartazes, acho que eu não sei o nome delas...
Bom, na classe de 3 a 6 tivemos a presença de 13 crianças: Bruno, Bianca, Beatriz, David, Miriam, Norali, Vitor, Greicilene, Maria Eduarda, Vilker, Euderson, Gustavo e mais um menino.

Contamos com a presença das adols: Mayumi, conosco e da Sara e da Zizi, na classe dos maiores com o Pr. Elbio. Elas queriam ver como era e ajudaram bastante mesmo. (Acho que elas gostaram bastante... e as crianças tb.)
Fizemos uma atividade começando com o sorteio de nomes de bichos e, para cada um foi dado um desenho com o animal sorteado para ser pintado com giz de cera, colar os olhos do animal e prender o desenho na camiseta.
Depois brincamos de escolher um amiguinho para entrar na arca de Noé( um pequeno círculo feito com cadeiras).
A Solange teve uma ótima idéia: na hora de entrar na arca, cada um tinha que fazer o barulho do seu bicho, foi muito bom!
Nós cantamos uma música que faz gestos de animais(idéia do Bruno) que eles aprenderam faz um tempo.

Pedidos de oração:
Bruno-mãe, Patrícia voltar a morar juntos.
Cássia, tia do Gustavo-mãe, Socorro parar de beber.
Maria Eduarda- mãe, Zilmar ficar boa
Beatriz- pai, Minel parar de beber.
David e Miriam- pai, Grober e a mãe, Mirabel

Acho que a Solange pode estar colocando o que ela viu e ouviu também.
Bom, uma boa semana e um abração prá todos!
Beth

quinta-feira, junho 07, 2007

1o domingo de junho

Oi pessoal !! Como estão todos?

Bem , vou passar o relatório desse domingo. O louvor foi bem legal, aprendemos músicas novas, as crianças adoraram.
Depois dividimos em classes, eu e o Ronaldo ficamos com os menores, estavam presentes: Débora, Vítor, Renato, Beatriz, Bianca, Maria Eduarda e seu primo, Gabriel, Carlos Henrique,Noralli, Davi e sua irmãzinha, Mírian. Como sequencia, dei a 4ª lição do livrinho " Obedecendo a Deus", Lá vem os bichos.... Relembrei o começo da história de Noé, de como ele obedeceu e falei dos animais que ele colocou na arca. Frisei sobre a obediência em relação à Deus e que temos que ter paciência, confiar em Deus. Falei sobre a importãncia dos animais e de como temos que cuidar deles. Como atividade levei uma folha com 6 erros com o desenho da arca de noé, eles não conseguiram fazer, estava muito difícil.
Na hora da oração não havia nenhum pedido em especial, no geral, eles se comportaram muito bem e participaram bastante.
Bom, acho que é isso!

Um grande abraço
Dorys

terça-feira, junho 05, 2007

Pedidos de oração

Como é bom ver a Igreja cheia!

Fomos eu, o Massa, a Midori, a Dórys, Ronaldo, Nilton, Kathy (para dar a 1ª aula de teclado), Pr. Élbio e a Sara.
Ao todo foram umas 29 crianças, sendo 18 juniores e 11 pequeninos.
Começaram umas 5 crianças novas - Crislaine (10), Tais (10), Davi (5) Miriam (4) e mais um menino (?), que não lembro o nome. O Davi e a Miriam são irmãozinhos, são muitos fofos!
A Sara falou que vieram muitos adolescentes novos também!

Começamos com o louvor e cantamos 3 músicas, uma das músicas era do CD da Turma do Printy e como a Tainá disse, o Massa estava animado mesmo!
Depois demos um versículo para as crianças decorarem - " Eis como será abençoado o homem que
teme ao SENHOR!" - Salmo 128:4, como introdução para a história de Rute.

Separamos em classes, os pequeninos ficaram com a Dórys e o Ronaldo, e 7-9 ficaram comigo e com o pastor Élbio e 10-12 ficaram com o Massa e a Midori. Resolvemos fazer essa divisão como fazíamos antes, para podermos conter um pouco mais a bagunça e ter um espaço para conversar e orar.
Na medida do possível, acho que foi bom! Na nossa turminha, ficaram 11 crianças e contamos a história de Rute, cap. 14 que conta sobre o acordo que Boaz faz com o parente e sobre a importância de Rute, que resoveu seguir à Deus e foi abençoada! Casou-se com Boaz e teve um filho, Obede. E contamos que Obede foi avô do rei Davi, até chegar em Maria, mãe de Jesus. As crianças ficaram muito interessadas quando souberam que Jesus era da família de Rute.

Depois fizemos a atividade do caderno e por fim oramos. São os seguintes pedidos de oração:
Netinho - para o pai não xingar a mãe
Adauto - agradecer pela vida do pai que quase se afogou e para ele parar de beber
Érica - para que o pai pague a pensão para a mãe
Marquinhos - para o pai parar de beber
Jamile - para o pai sair da cadeia
Raquel - para o tio sair da cadeia e para a mãe ficar boa pois está doente
Lanai - para a madrasta encontrar um serviço

Estive pensando nesses pedidos de oração e o que tem por tras daquelas carinhas (muito preocupadas). Imagino que quando o pai xinga a mãe, ou volta bêbado para casa, deve ser num clima de brigas e choros e as crianças com medo, sentindo-se inseguras. Com o pai na cadeia ou não pagando a pensão, com o desemprego, imagino a falta de dinheiro, de comida, de esperança. Enfim, deve ser muito difícil para elas. Então, eu queria estar pedindo para que nessa semana, estejamos orando por cada um desses pedidos, pois ao contrário do que à vezes pensamos, esses pedidos, não são em vão. É uma coisa que está preocupando muito esses coraçõezinhos.

A Ingrid e a Amanda não vieram pois tinham ido num aniversário. Vimos elas passando em frente da igreja, todas arrumadas, bem bonitinhas, para irem na festa. O Pr. Élbio perguntou para a Lanai, irmã da Ingrid, por que ela não tinha ido à festa e ela disse que preferiu muito mais vir à igreja do que ir no aniversário. Achei muito lindo! Como aprendo com essas crianças!

Bem gente, acho que foi isso.
Boa semana à todos,

Um abraço,
Lídia

1o domingo de junho

Como é bom ver a Igreja cheia!

Fomos eu, o Massa, a Midori, a Dórys, Ronaldo, Nilton, Kathy (para dar a 1ª aula de teclado), Pr. Élbio e a Sara.
Ao todo foram umas 29 crianças, sendo 18 juniores e 11 pequeninos.
Começaram umas 5 crianças novas - Crislaine (10), Tais (10), Davi (5) Miriam (4) e mais um menino (?), que não lembro o nome. O Davi e a Miriam são irmãozinhos, são muitos fofos!
A Sara falou que vieram muitos adolescentes novos também!

Começamos com o louvor e cantamos 3 músicas, uma das músicas era do CD da Turma do Printy e como a Tainá disse, o Massa estava animado mesmo!
Depois demos um versículo para as crianças decorarem - " Eis como será abençoado o homem que
teme ao SENHOR!" - Salmo 128:4, como introdução para a história de Rute.

Separamos em classes, os pequeninos ficaram com a Dórys e o Ronaldo, e 7-9 ficaram comigo e com o pastor Élbio e 10-12 ficaram com o Massa e a Midori. Resolvemos fazer essa divisão como fazíamos antes, para podermos conter um pouco mais a bagunça e ter um espaço para conversar e orar.
Na medida do possível, acho que foi bom! Na nossa turminha, ficaram 11 crianças e contamos a história de Rute, cap. 14 que conta sobre o acordo que Boaz faz com o parente e sobre a importância de Rute, que resoveu seguir à Deus e foi abençoada! Casou-se com Boaz e teve um filho, Obede. E contamos que Obede foi avô do rei Davi, até chegar em Maria, mãe de Jesus. As crianças ficaram muito interessadas quando souberam que Jesus era da família de Rute.

Depois fizemos a atividade do caderno e por fim oramos. São os seguintes pedidos de oração:
Netinho - para o pai não xingar a mãe
Adauto - agradecer pela vida do pai que quase se afogou e para ele parar de beber
Érica - para que o pai pague a pensão para a mãe
Marquinhos - para o pai parar de beber
Jamile - para o pai sair da cadeia
Raquel - para o tio sair da cadeia e para a mãe ficar boa pois está doente
Lanai - para a madrasta encontrar um serviço

Estive pensando nesses pedidos de oração e o que tem por tras daquelas carinhas (muito preocupadas). Imagino que quando o pai xinga a mãe, ou volta bêbado para casa, deve ser num clima de brigas e choros e as crianças com medo, sentindo-se inseguras. Com o pai na cadeia ou não pagando a pensão, com o desemprego, imagino a falta de dinheiro, de comida, de esperança. Enfim, deve ser muito difícil para elas. Então, eu queria estar pedindo para que nessa semana, estejamos orando por cada um desses pedidos, pois ao contrário do que à vezes pensamos, esses pedidos, não são em vão. É uma coisa que está preocupando muito esses coraçõezinhos.

A Ingrid e a Amanda não vieram pois tinham ido num aniversário. Vimos elas passando em frente da igreja, todas arrumadas, bem bonitinhas, para irem na festa. O Pr. Élbio perguntou para a Lanai, irmã da Ingrid, por que ela não tinha ido à festa e ela disse que preferiu muito mais vir à igreja do que ir no aniversário. Achei muito lindo! Como aprendo com essas crianças!

Bem gente, acho que foi isso.
Boa semana à todos,

Um abraço,
Lídia

segunda-feira, junho 04, 2007

1o domingo de junho

Pessoal,

Neste final de semana passamos a última parte da história de Rute, Noemi e Boaz. As crianças não aguentavam mais ouvir falar de Boaz, pois esta história se arrastou por várias semanas e liçoes, acho que elas tem razão. Começamos a ED com uma música nova do CD ‘Os ovelhas’ (isso mesmo, ‘Os’) com gestos e dança, apesar de ter dado um ‘branco’ na hora, pegamos o CD e aí ficou fácil cantar, dançamos bastante e a Tainá até comentou assim ‘você está animado hein!’. Cantamos mais 2 músicas: ‘Andando com Cristo’ e uma outra de um outro CD que esqueci o nome, fizemos a brincadeira do varal para decorar o versículo do dia, Salmos 128:4. Após o louvor, dividimos em classes, onde os menores de 6 ficaram com a Dorys e o Ronaldo, as crianças de 7, 8 e 9 anos ficaram com a Lídia e as crianças maiores ficaram comigo. Eu acho que a divisão foi boa pois pude identificar nome com rostos e assim memorizar, pois só assim que temos um tempo de ouvir o que eles pensam e como se comportam. No final da classe gastamos um tempo ouvindo os pedidos de oração e terminamos com uma oração. O que eu, Midori e a Lídia concluímos é que foi muito bom a divisão de classe mas que devemos manter a história para todos (sem classe), consideramos que seria interessante mesclarmos entre fazer o ‘geral’ e classe. O lanche foi tranquilo e as crianças comeram o bolo que a Lídia fez, as crianças gostaram bastante do bolo. O pastor Élbio comentou que a Cris sugeriu que fizessemos um concurso Bíblico p/ vermos o quanto as crianças aprenderam. Eu acho que seria interessante substituirmos a lição 15 (última do livro) pelo concurso, pois esta lição é uma revisão do livro. Uma outra preocupação do pastor Élbio é com relação a sequência das lições pois o livro está chegando ao fim, na prática chegou ao fim (a lição 15 é revisão), portanto, acho que seria interessante todos nós começarmos a dar uma pesquisada e já levar uma sugestão para o dia 16, o que você acham? Bom, acho que é isso, se alguém quiser complementar, fique a vontade. Eu já ia me esquecendo, a Cathy foi ontem e começou a ensinar teclado para Cecília e ‘y’ (esqueci o nome), estou super contente em ver que o grupo dos adolescentes (valeu Nilton!) tem aumentado e mesmo o número de crianças tem aumentado, é um desafio e responsabilidade de sermos o condutor da palavra de Deus para essas vidas.

Crianças novas na faixa de 10 a 12 anos: Tais e Crislaine.

Pedidos de oração das crianças entre 10 a 12 anos:
Leandro – o pai parar de beber
Taislaine – os pais parem de brigar
Tainá – avó pare de fumar e beber
John Lenon – pai pare de beber e fumar e a mãe pare de fumar
Stephane – patroa da mãe pare de beber

Prof. Massa, Midori, Lídia, Dorys, Ronaldo, Cathy, Pr Élbio, Sara e Nilton.
Crianças: 29

Será que alguém pode publicar isso? Obrigado e uma boa semana a todos.
[]s,
Massa
Felix Harada