segunda-feira, junho 26, 2017

4o domingo de junho de 2017

Ola pessoal!

Hoje, quarto domingo fomos eu, caro, pri e natan. 

No mes passado esquecemos de mandar o relatorio, mas  no ultimo mes juntamos as classes dos menores e a dos intermediarios pq tinham so 6 criancas no total.

Hoje ao contrario , tinham em torno de 25 criancas - 
contando tambem os adolescentes.

Como nao tinha professor na classe dos adolescentes hoje, eu e a caro ficamos com a nossa classe (7-11) e com a dos mais velhos. 
So que nao contamos a historia do livro nem fizemos a atividade por que juntamos as duas salas.

A classe dos adolescentes eh bem dificil de lidar, acho que pela idade mesmo, pela necessidade de chamar atencao, de ser rebelde , eles nao colaboram, nao prestaram atencao no que falamos, as meninas ficaram no celular tirando selfie (mesmo a gente pedindo pra elas nao usarem o cel) e conversando entre eles. As criancas mais novas da nossa sala tambem estavam dispersas e como tivemos que improvisar uma atividade que todos pudessem participar, acho que acabou ficando cansativo pra todos.

Nos (eu e caro) propusemos uma atividade em roda, onde todos compartilhassem um motivo de agradecimento e um pedido de oracao. Mas com toda a dispersao deles , e da dificuldade mesmo de alguns falarem (por vergonha ou mesmo por nao entenderem ou nao conseguirem parar pra pensar sobre o que eh gratidao) , a atividade acabou ficando longa... 

 Algumas das meninas mais velhas (leticia, aline, kaylane e rous kelly) pediram pra ajudar na classe dos mais novos e nos deixamos. Servimos o lanche (biscoito de polvilho e mexerica) e deixamos o tempo livre depois pra eles brincarem no patio.

Uma coisa que vale a pena mencionar eh que a Kaylane, antes de todos descerem pro comeco das atividades, ja veio pedir pra gente que queria ajudar na classe dos mais novos ao inves de ficar na classe dos adolescentes. A Pri perguntou depois pra ela porque ela nao queria ficar na classe dela, e ela respondeu que era porque hoje so tinha gente "bruta" na sala dela hoje...acho que ela se referia a panelinha da gabi, mariana, wilker.... nao sei como eh a dinamica deles mas da pra ver que essa panelinha "domina" e intimida as outras criancas...

Bom hoje foi isso, Caro, Pri e Natan podem complementar tambem! 

Abs a todos!

Flavia

quarta-feira, junho 21, 2017

2o domingo de junho de 2017

Boa noite! 

Desculpas, pois não enviamos o relatório do Segundo Domingo de junho.
Na classe dos pequenos foram as crianças: Hilary, Nicoly, Guilherme, Abel, Rebeca e Rouse Kelly (fotos em anexo).
Eu, a Alessandra e o Guilherme ficamos nesta sala. 
Cantamos a música "Deus mandou o sol brilhar", e relembramos os nomes dos amigos.
Neste domingo, contamos uma outra história, usei uma história em quadrinho do "Chico Bento" que representa o amor ao próximo.
Como as crianças são bem pequenas, achamos que essa mensagem iria se aproximar mais delas.
Depois aproveitamos o tempo para oferecer brinquedos e conversar com elas. Alguns quiseram pintar a atividade sugerida no livrinho.
Brincamos de lego e de casinha. Neste momento, percebemos o Abel mais "solto" e agora ele conversa com a gente também. Ele está entendendo o português e falando um pouquinho (ele é bem fofo mesmo hehe)
De lanchinho servimos bolo com "nescau".

Abraços,
Rita

terça-feira, junho 20, 2017

3o domingo de junho de 2017

Olá pessoal!

Obrigada pelo relato Pastor Élbio, e também por toda ajuda neste domingo.

Na sala dos menores foi bem tranquilo. Estiveram presentes 7 crianças, conversamos sobre a Lição 10 (O Rei Josias), e fizemos uma coroa para cada criança. Deu um trabalhinho mas eles gostaram da atividade manual eu acho.


A Rous Kelly ajudou bastante (mas ainda tenho dúvida se seria bom ela participar da sala dos maiores!).

A Ana Clara, irmã da Natália, é muito pequena, acho que ela não tem ainda 3 anos. Até que conseguimos manter o ritmo mesmo com ela bastante dispersa, mas não sei se é o ideal também.
A sala tem alguns pequenos como o Abel e a Nicolly, e acho que mais uma menina que vai poucas vezes, que têm um ritmo um pouco diferente dos outros, acho que eles seríam o maternal numa sala da igreja. Mas eles têm aproveitado bastante mesmo assim. 
Ah, parece que o Abel não fala português, vocês já viram ele conversando com os irmãos? (fofo haha). E meu espanhol também não deve ser compreensível para ele rs. Mas espero que ele esteja entendendo.

Algo interessante também foi a Natália, que se ofereceu para orar duas vezes, e ela menciona a família nas orações.


Relatório do Márcio:

Turma das crianças de 7-11 e adolescentes.
Devido à falta de professores juntamos a sala, e devido à isto, a aula não seguiu cronograma do livro. A atividade foi mesclada com apresentação seguida de gincana (dois grupos: meninas vs meninos)
Inicialmente o pastor Elbio apresentou um versículo "tornai-vos praticantes da palavra e não somente ouvintes" e seguiu com desafio onde cada grupo recebeu copos com letras e o objetivo era montar o versículo escrito.
Resultado: Ponto para as meninas.
Em seguida Pastor Elbio apresentou a parábola do semeador seguido de caça-palavras. Foram 14 palavras, onde cada grupo tinha que achar uma palavra. Mais uma vez o grupo vencedor foram das meninas!
O grupo vencedor foi premiado com caixa de bombom e o outro grupo recebeu uma caixa de biz. 
Todos se comportaram bem, pastor Elbio teve a atenção das crianças na maior parte do tempo!
A atividade encerrou com lanchinho básico de bisnaguinha com requeijão e suco.
As meninas maiores ajudaram na distribuição dos lanches e bebidas.


Boa noite.
Camila Xavier

segunda-feira, junho 19, 2017

3o domingo de junho de 2017

Olá, tudo bem?
Ontem, foram a Camila e o Márcio. Como tínhamos poucos professores, juntamos algumas classes. A Camila deu aula para os menores (de 3 a 6 anos) e o Márcio e eu demos aula para as outras classes (de 7 a 11, de 12 a 15 e jovens). No total, tínhamos 7 crianças na classe dos menores e 23 na classe que juntou as turmas. O Márcio e a Camila prepararam o louvor: Andando com Cristo, Meus Deus é um Deus grandão e Aperte a mão do amigo mais perto. Teve mais uma música, mas não estou lembrando agora. Eu ajudei contando a parábola do semeador para os maiores. 
Acho que o Márcio e a Camila podem complementar se lembrarem de mais algum detalhe.
Abraços
Elbio

domingo, junho 11, 2017

1o domingo de junho de 2017

Olá pessoal

Vou compartilhar como foi o último domingo. Fomos eu, Robson, Mayra e Paty. O Élbio ficou com a classe do intermediário. Ao todo, acho que foram umas 21 crianças, sendo 4 pequeninos, 7 juniores e 10 do intermediário.

Fizemos o louvor com as duas classes menores e cantamos as músicas - Se eu fosse um elefante, Aleluia e O amor do Nosso Deus. 

Separamos as classes e com o juniores, contamos a lição 14 - " Salomão construiu o templo"
Demos o versículo para elas decorarem - "Que vocês sejam sempre fiéis ao Senhor, nosso Deus, obedecendo a todos os seus nadamentos..." 1 Reis 8.61

E depois passamos o filme que conta a história de Salomão, desde quando foi coroado, quando pediu sabedoria a Deus e a construção do templo. 

Tomamos o lanchinho - sanduíche de mortadela e guaraná!
 Acho que foi isso! Como tinham poucas crianças, até que foi tranquilo! rsrsrs

Abraços á todos e bom fim de semana

Lídia