segunda-feira, abril 25, 2016

4o domingo de abril de 2016

Oi Elbio e pessoal,

No final nao precisamos de tv nesse domingo, Elbio!
Fomos eu e Caro com a classe dos juniores e Paty e Mayra com os pequenos.
Na nossa sala tinham umas 22 criancas! Mais umas 10 na dos menores.

Comecamos com um alongamento e depois fizemos o louvor juntos. Cantamos "andando com cristo", nao construa sua casa na areia e "eh bom ter jesus no coracao " e deixamos eles escolherem uma musica (adivinha qual eles escolheram...) rs... Claro que foi Aperte a mao do amigo mais perto...

Separamos as classes e na nossa sala, pelo cronograma nos tinhamos que dar o reforco da historia de Rute.
Fizemos um tipo de teatro, com a participacao das criancas enquanto eu ia narrando. Algumas criancas, principalmente as q estavam semana passada queriam que a gente continuasse a historia. Mas a gente so reforcou a licao 10 mesmo. Depois desse teatro, fizemos um tipo de quebra cabeca onde eles tinham q encaixar as pecas do nome do personagem dessa historia com a sua caracteristica/ ou quem era (por ex: Noemi > sogra de Rute) . 
Enfatizamos que nessa historia o foco era Rute e como ela fez a escolha de estar perto de Deus.

Depois deixamos um tempo livre e eles jogaram queimada, e algumas meninas que nao queriam jogar ficaram pintando/desenhando. De lanche tivemos melao, abacaxi, suco e bolacha wafer.

As criancas estavam meio agitadas hoje e na queimada discutiram bastante. Logo no comeco da aula tambem vi que o lucas xingou o wilker falando alguma coisa sobre o cabelo dele e ele ficou bem chateado. Nao foi a primeira vez que eu  vi as criancas se ofenderem assim(da outra vez que isso aconteceu foi com a bruna) e aih nos paramos a aula de hoje pra falar de bulling e de como eles devem se aceitar como sao e tambem para nao ficarem se ofendendo/ se xingando usando as caracteristicas do outro (tipo gordo/ baixinho/ cabelo ruim....). Nao sei se eles realmente ouviram ou se entrou por um ouvido e saiu pelo outro....tambem nao sei muito como abordar esses assuntos sem ser a professora chata, sabe...? 
E por hoje foi isso. Caro, Mayra e Paty, acrescentem sua visao d hoje!

Abs,

Flavia

terça-feira, abril 12, 2016

2o domingo de abril de 2016

Bom dia!
 Segundo domingo – 10/04/2016
Neste domingo fomos: eu (Rita), Erika Hanashiro, Débora (primeira vez), Deco, Eli e Maria. Infelizmente o Nilton não pode participar.
Fizemos o louvor em roda e sem cadeiras. O Deco tocou violão e foi muito bom.
Cantamos: “Deus está aqui”, “Jesus deixou toda sua glória”, “Leia a Bíblia e faça oração”, “Elefante” e “Aperte a mão do amigo mais perto”. Como nesta música as crianças ficam bem agitadas e correm para todo o lado (hehe), depois voltamos para a roda e cantamos bem baixinho e devagar o final da música “Jesus é o amigo que está mais perto”. Os adolescentes participaram com a gente neste momento também.
Depois dividimos as salas: Deco e Maria – adolescentes
                                                   Elbio, Eli e Erika – juniores
                                                   Rita e Débora – com os pequenos.
Na classe dos menores sentamos em roda, falamos os nomes e começamos a história “Chegamos” – lição 15.(quando Josué entra em Canaã a terra prometida).
Usamos “lego” para contar a história, alguns bonequinhos e para representar o “rio Jordão”, quando este abriu para o povo passar. As crianças estavam bem, ouvindo a história. Combinei que depois elas iriam brincar com o lego.
Conforme a história “Deus ordenou que Josué escolhesse 12 representantes do povo para que tirassem 12 pedras do meio do rio. Eles deveriam colocar essas pedras no acampamento, como se fossem um monumento, para que todos lembrassem que foi Deus quem separou as águas e os guiou – Deus cuidou do povo de Israel). Levei 12  pedras (brancas) e cada criança pegou uma pedra e depois “construíram o monumento”. Essa palavra não é muito familiar para eles, mas tentei explicar (rsrs).
Depois as crianças construíram com o lego coisas que lembravam que Deus cuida da gente. A maioria das crianças brincou em pequenos grupos. Alguns fizeram casas, hospitais, torres... Aconteceram pequenos desentendimentos por conta de pegarem as peças uns dos outros, mas foi tranquilo para resolver, devolver, deixar o amigo brincar um pouco, etc. Na maior parte do tempo eles estavam bem tranquilos e concentrados brincando com o Lego e  aproveitamos para conversar mais individualmente com as crianças.
Estavam presentes: Lara, Nicolly, Guilherme, Vinícius, Samuel, RousKelly, Luan, Rafael, Michele e Wesley.
Tomamos o lanche no pátio. Teve suco de maracujá (natural), banana e caqui. Algumas crianças não gostam de caqui, mas algumas toparam experimentar.
Depois enviarei algumas fotos dos pequenos.
Abraços,
Rita

segunda-feira, abril 04, 2016

1o domingo de abril de 2016

Oi Pessoal
Neste domingo fomos eu,Robson, Naty e Mayumi (juniores) e Mayra e Paty (menores). Ao todo foram 20 juniores e 11 menorzinhos.
Começamos com o louvor, cantando "Muito obrigado", "Se não for para Te adorar (para que eu nasci?) ", " O Amor do Nosso Deus" e "Aleluia (aperte a mão do amigo mais próximo)". Esta última, as crianças que pediram! 
Depois separamos as classes e com os juniores contamos a Lição 9 - "Samuel, o último juiz". Fizemos uma breve recapitulação e passamos o filme de Samuel desde a oração de Ana até Samuel se tornar o grande profeta.
As crianças ficaram os 25 minutos do filme em completo silêncio e prestaram muita atenção na história! Fizemos pipoca para elas comerem durante o filme e suco Tanjal! 
O que eu achei legal, é que elas questionaram que no filme, não mostrou Elcana, nem Penina e nem falaram que Ana teve mais 5 filhos. Sinal que elas entenderam a primeira parte que contamos em forma de teatro, no último domingo!
Falamos sobre a obediência, tanto de Ana que cumpriu a sua promessa, quanto de Samuel, que desde pequenino foi afastado de sua mãe para servir à Deus no templo ajudando Eli.
As crianças então brincaram de queimada junto com o Élbio! - meninas X meninos! 
Depois entregamos os ovos de Páscoa que meus amigos da Caixa, compraram para elas. Antes porém, explicamos o verdadeiro sentido da Páscoa. 
Gente, foi isso! Foi bem tranquilo!
Robson, Naty e Mayumi, fiquem à vontade para complementarem!
Abraços e boa semana à todos!
Lídia