quarta-feira, junho 24, 2015

3o domingo de junho de 2015

Olá pessoal, tudo bem?

Deixo compartilhar como foi a EBD ontem.

Da equipe estavam a Dinha, Kinha, Nilton e eu além do Elbio. Começamos com o louvor cantando “Aperte a mão do amigo mais perto”, “No Egito escravo fui” e “O amor do nosso Deus”. Pessoal, aqui faço um rápido parênteses. Eu havia entendido de nossa reunião no início do ano que tanto os juniores como os menores iriam escolher uma música para cantar ao longo do semestre (ou duração do caderninho) em todos os domingos e que a música dos juniores era “No Egito escravo fui” e dos menores, “O amor do nosso Deus”. Mas lendo os compartilhamentos, parece que não tá rolando muito isso. A gente combinou isso mesmo ou eu que não entendi direito?! Fecha parênteses.

Após o louvor, dividimos as classes. Dinha/Kinha, daqui pra frente deixo a parte dos menores com vcs, ok? Na turma dos juniores havia 15 crianças. Podemos resumir esse domingo da seguinte forma: Deu tudo errado, mas deu tudo certo! Rsrsrs...O Nilton e eu preparamos a lição 11 sobre a entrada do povo de Israel em Canaã e a conquista de Jericó. Nos propomos a contar por meio de teatro com a ajuda das crianças. Porém, nada funcionou. No fechamento da história, estávamos em círculo quando a Aline perguntou se Jesus era moreno porque ela viu o filme Todo Poderoso e nele Deus (interpretado pelo Morgan Freeman) é negro. Não sei qual a conexão que ela encontrou com o que estávamos falando, mas daí surgiram uma série de dúvidas sobre a morte, a segunda vinda de Jesus, quem criou o Diabo, o que acontece com quem aceita Jesus, mas morre ou o que acontece se eu peco e Jesus volta etc

Assim, tivemos um tempo muito gostoso de conversa sobre uma série de questões que as crianças trouxeram! Por isso que disse que deu tudo errado, mas deu tudo certo.

Com isso nem tivemos tempo para dar a atividade e já partimos para o lanche. A Dinha e Kinha prepararam pipoca e bolo de chocolate. As crianças, óbvio, adoraram!

Equipe do 4º domingo: dado que não conseguimos trabalhar a lição direito, vcs podem preparar como se estivessem dando a lição pela 1ª vez e não recapitulando, ok?

Nilton, fique à vontade para complementar.

Um forte abraço e ótima semana,

Denis

3o domingo de junho de 2015

Oies,
Esse domingo estavam 8 crianças na classe dos menores, contando com a Rousquely e o Deyvid que partiparam conosco. 
Eles quiseram matar as saudades da classe dos menores e o Deyvid voltou para a outra classe depois da historinha.
Estavam Lucas, Rayssa, Luan, Bryan, Michele e Benjamin.
Contamos a história de Caim e Abel.
A Kinha começou contando por meio das ilustrações do livro. A gente deu uma confundida de quem era Caim e Abel nos desenhos mas depois deu tudo certo. Rsrs
Começamos falando da oferta ao Senhor, Abel deu o melhor que tinha e Deus gostou da oferta de Abel mas não de Caim. Por causa da maldade e inveja no seu coração, Caim matou o seu irmão.
Fechamos a conclusão falando de como devemos como irmãos estarmos sempre unidos e como sugestão do livro, fizemos um recorte de bonecos que ficam ligados dando as mãos. Fizemos também um recorte de coração para falar do amor entre os irmãos. 
As crianças gostaram tanto que ao invés da atividade proposta pelo livro ensinamos a fazer esse recorte.
A Rousquely fez uma oração pelo lanchinho e as crianças se deliciaram com a pipoca e o bolo!
Bjoo,
Dinha

segunda-feira, junho 15, 2015

2o domingo de junho de 2015

Boa tarde!
Iniciamos o louvor  com uma oração e depois cantamos:
- Deus mandou o sol brilhar
- Deus faz crescer o capim
- O sabão
- Andando com Cristo
* Sentados em círculo e sem as cadeiras está funcionando melhor mesmo.
Como havia um "aluninho" novo, o Michel, as crianças foram se apresentando e falandoo os seus nomes.
Na classe dos menores começamos relembrando as coisas que Deus havia criado e entregamos revistas para as crianças recortarem as figuras que encontrassem que demostrassem a criação de  Deus.
Depois colaram em um papel craft.
A história "O primeiro pecado" - lição 3, a Sil contou usando as gravuras do "livro sem palavras" e as crianças estavam bem atentas à história e participando também.
A atividade foi a do bloco (sugerida) - jogo dos 5 erros.
No momento do lanche, ficamos admirados, pois as crianças gostaram muito de comer maçã e depois entregamos o bolo.
Depois fomos brincar no pátio.
Sil, fique a vontade para completar.
Abraços,
Rita

2o domingo de junho de 2015

Ola.
2 domingo 14/06/2015

juniores - peixe e nilton
pequenos - ritinha e sil
lanchinho - bolo e maçã

Juniores - recapitulamos a licao 10 que fala sobre Raabe, quando ela escondeu os espias.
Reforçamos a lição, fazendo o paralelo do sangue do cordeiro que livra do Mau e do cordao vermelho que marcava a casa de Raabe que nao seria destruida quando os israelitas invadirem Jericó.
Raabe confiou em Deus e foi poupada.
Alem disso, mudou de vida.

nao vieram muitas crianças.

Tiveram um pouco de dificuldade em entender que somos pecadores, que nascemos pecadores.
Pecado nao esta relacionado ao que fazemos ou deixamos de fazer, pois todos nascemos tortos.

Contudo, mesmo sendo pecadores, podemos ser usados por Deus e transformados nesse processo. 

Talvez valha a pena, reforçar no 3 domingo, so esse pedaço que a gente nasce pecador.
Acho que a minha didatica nao foi muito eficaz...!

Pessoal, podem acrescentar.

abs. 
Nilton

segunda-feira, junho 08, 2015

1o domingo de junho de 2015

Olá pessoal
Compartilhando aqui como foi o 1º domingo. Fomos eu, Robson (juniores) e Mayra e Paty (menores). Foram só 14 crianças no total, acho que por conta do feriado.
Começamos com o louvor e cantamos "Aleluia"(aperte a mão do amigo mais próximo), "Deus faz crescer o capim" e "O amor do Nosso Deus" (grande, tão grande). Depois oramos e dividimos as classes.
Com os juniores contamos a lição 10 -  " Raabe, uma ova mulher". Fizemos um teatrinho e foi muito legal. Fizemos o muro de Jericó com papel craft em volta do escorregador, com a casa de Raabe em cima. A Gabi fez o papel da Raabe, o Élbio e o Robson foram os espias e foi bem engraçado, pois eles se fantasiaram de espiões modernos, com capa preta e óculos escuros, andando nas pontas dos pés, escondendo atras das coisas, dando cambalhotas para não serem vistos... rsrsrs.  Lucas, Mateus e Wilcker foram os guardas.
A ênfase foi para o fato de Raabe, apesar de pecadora (não usei a palavra prostituta), confiou em Deus e teve a sua vida transformada. 
Contamos que Raabe, mais tarde se casou com Salmon, um israelita e teve um filho chamado Boaz que se casou com Rute, que foi tatatataravó de Davi e tatatatatatatatatatatatatatatat...vó de Jesus.
Depois as crianças fizeram a  atividade do livrinho.
Para o lanchinho, servimos cupcakes de chocolate com cobertura de ganash !
Estou enviando umas fotos!
Robson, fique à vontade para complementar...
Élbio, muito obrigada pela sua ajuda!
Abs e boa semana
Lídia