sexta-feira, junho 28, 2013

4o domingo de junho de 2013

Oiêês pessoal!
 
muito obrigada por compartilhar conosco, Ana!
 
vou compartilhar como foi com os menores, tá! então, depois do louvor, nos separamos e com os menores foram eu, o Marco e o Natan.
 
foram 8 menorzinhos: Mikael, Rous Kelly, Deivid, Kelly, Micheli, Marjorie, Lucas, Joao.
a lição seria quando "Jesus crescia". Então, cantamos a música "Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer".
 
Conversamos um pouco da diferença de ser bebê, perguntei o que um bebê usa, responderam fralda, chupeta, mamadeira.....e que agora eles, sendo crianças mais grandinhas e q não são mais bebês, não usam mais nada isso.....e que Jesus também nasceu como um bebê....e q estudava qdo criança na igreja......
 
aí, passamos um vídeo de quando Jesus c/ 12 anos foi pra Jerusalém com os pais e ficou lá no templo com os mestres da lei, pregando..... a maioria das crianças ficou assistindo bem quietinha..... assistimos 2 vezes, a pedido de alguns.... mas na segunda vez, algumas crianças ficaram mais inquietas.....
 
Depois pedimos pra eles desenharem a família de cada um, com quem eles moram, etc.....achei isso um pouco difícil pros menorzinhos......além de pedir pra desenhar, perguntamos a cada um com quem moram.....é interessante ver as respostas, pois um deles respondeu aos poucos algo assim:
- eu moro com minha mãe....
- e tem mais alguém q mora com vcs?
- não, ninguém. Tenho pai mas ele mora com minha mãe.....(?!?!rsrs....)
 
Bom, depois pintaram um quebra-cabeça.....
 
O Mikael não quis fazer nem o desenho e nem pintar o quebra-cabeça.....ele se comportou bem, apesar de ficar pedindo pra brincar.....teve uma hora que eu sugeri de orar com ele, e ele pediu oração pelo pai mas não quis falar o pq ele queria orar pelo pai....então, orei com ele.....
 
apesar de não ser dia de lanche.... sorry, esqueci disso....rsrs.... as crianças ganharam saquinho de pipoca doce no final de tudo já no portão....
 
e em geral elas estavam bem comportadinhas....
 
tenham uma ótima sexta!!!
bjnhs,
Cris Maruyama
 

Obs.: não sei o q aconteceu, mas vi que minha resposta não foi recebida de volta pelo e-group.....e eu só reparei hj....sorry pela demora.....

terça-feira, junho 25, 2013

4o domingo de junho de 2013

Oi gente!

Primeiro queria agradecer a Lidia por sempre compartilhar as aulas do 1° domingo. Isso tem me ajudado bastante, principalmente por ser nova no grupo. Obrigada Lidia.

Comentamos isso entre nós do quarto domingo e resolvemos então compartilhar também!

Domingo fomos a Cris, o Marco, o Natan, o Xaves, a Débora e eu.

No louvor cantamos "aperte a mão do amigo mais perto...", "andando com cristo" e "ressuscitou".

Depois nos dividimos.

Na turma  de juniores demos a lição "Confusão na torre". Começamos a aula simulando uma conversa entre mim e o Xaves. Ele falando japonês e eu tentando entender. As crianças tentaram ajudar e a partir daí ficaram atentas pra ouvir a história.
O foco da lição era a obediência. Que após o dilúvio Deus mandou o povo se espalhar pela terra, mas como eles não obedeceram e além disso tentaram construir a torre, se sentindo orgulhosos e superiores aos demais, Deus confundiu a suas línguas. E no final a vontade de Deus foi feita, o povo se espalhou pela terra. 
Perguntei se elas eram obedientes e todas disseram que sim. Falei que às vezes obedecer poderia parecer meio chato e difícil, mas todas elas afirmaram que gostavam de obedecer sempre! rs Depois fiquei pensando que teria sido bom esclarecer que todos nós desobedecemos às vezes, mas que Deus (e nós também) as ama mesmo assim.

Aproveitando as dicas da D. Rute, na reunião de sábado, pedi pras crianças procurarem um versículo na Bíblia e pedi para algumas lerem em voz alta. Percebi que algumas não sabem procurar o texto ou tem bastante dificuldade. E que algumas também têm bastante dificuldade na leitura, além da escrita, que eu já tinha percebido em aulas anteriores. 
Decoramos o versículo "Eu tenho feito a vontade do Senhor..(Salmo 18:21)" e depois cada um repetiu em voz alta.
Cantamos uma música sobre o amor de Deus por nós em português e em inglês.
Depois ficamos brincando com o google tradutor. Uma criança me falava uma palavra no ouvido, eu colocava no google em turco, japonês, alemão, espanhol e as outras tinham que adivinhar que palavra era.
Foi bem divertido.

Abraço, boa semana,

Ana Carô.

sábado, junho 15, 2013

1o domingo de junho de 2013

Pessoal, desculpem a demora. Vou contar como foi o 1º domingo para que o pessoal do 3º domingo possa dar continuidade pois no 2º domingo foi história missionária. Fomos eu, Mayumi, Mayra e Paty. Até que vieram bastantes crianças, apesar de estar chovendo e de que o Brasil ia jogar. Foram 13 juniores e acho que 14 menores.
Começamos com o louvor em conjunto, cantando – "Se eu fosse um elefante", "Aleluia, aleluia..." e "O amor do nosso Deus". Depois dividimos as classes.
Com os juniores, demos a lição 6 – " Que barco grande!".
Entregamos  bíblias para as crianças que não tinham – Luis, Mariane e Jovana
Demos o versículos para eles decorarem – "Pois a vossa obediência é conhecida por todos, por isso, me alegro a vosso respeito" Romanos 16-19
Depois entregamos as máscaras de animais que fizemos em EVA para as crianças colocarem o elástico para prender no rosto. Tinham macacos, elefantes, sapos, girafas, leões, cachorros, tigres, porcos. As meninas decoram com flores também.
Contamos então a história da Arca de Noé. As crianças prestaram bastante atenção e depois encenamos a história com a participação das crianças como os animais que entraram na arca com Noé. Foi a maior bagunça nessa hora, pois as crianças imitavam a "voz" dos animais. Foi bem legal!
Ficamos surpresas com as crianças! Muitas já conheciam a história e se lembravam de detalhes. Outras sabiam por que o corvo que Noé soltou, voltou e porque a pomba trouxe um galhinho verde e porque quando soltou a pomba pela segunda vez, não voltou. Muitas sabiam também as 7 cores do arco-íris (eu tive que procurar na internet para fazer o cartaz). Para quem não sabe é violeta, anil, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho  - VAAVAAV).
Demos ênfase sobre o fato de que muitas pessoas não acreditaram em Noé e não conseguiram se salvar. Muitas pessoas também não acreditam em Jesus, no seu sacrifício na cruz para nos salvar. Desde o início Noé confiou em Deus e fez tudo o que Deus mandou fazer.
Mayumi, fique à vontade para acrescentar algumas coisinhas a mais.
Estou mandando a foto que a Mayra tirou das crianças!
Abraços e boa semana!

Lídia

segunda-feira, junho 10, 2013

2o domingo de junho de 2013

Boa tarde!

Neste domingo fomos eu e o Xaves para São Remo.
O Xaves dirigiu o louvor: Jesus deixou toda sua glória, A alegria está no coração e ensinou a música "Tanta coisa boa".
As crianças participaram bastante: cantando, dançando e ajudando a segurar o cartaz das músicas.
Fizemos a oração e depois contei uma história simples, usando um fantoche de meia, com uma carinha triste.
Era a história do Leleko que estava triste e sempre reclamava de tudo. Reclamava pra  acordar cedo, resmungava pra ir pra escola e achava tudo sem graça...
Mas um dia um amigo convidou o Leleko pra ir pra escola dominical, e lá ele ouviu do amor de Deus. Que Deus ama cada um de nós, que Ele nos fez de uma forma muito especial (com características diferentes)...E as poucos o Leleko foi sentindo o amor de Deus encher a vida e o coração dele. Ele foi percebendo o ar que respirava e viu que era Deus que dava o ar, começou a agradecer pela família, pelos amigos...(O Lucas foi me ajudando a colocar jornal na meia, para enche-la). 
E o Leleko viu também que o amor de Deus era tão grande que não dava pra ficar só com ele, e ele quis contar e repartir com os amigos. Neste momento a meia estava cheia e se transformou numa bola de meia de deu pra desenhar uma carinha com sorriso.
Depois as crianças também foram fazer uma bola de meia e desenharam a carinha.
Brincaram um pouco com as bolas, sentamos em roda e o Elbio conversou com as crianças sobre a história e perguntou quando que eles se sentiam tristes. As crianças participaram falando várias coisas sobre a vida delas: morte do pai, da avó, briga entre irmãos, quando os pais batem neles ou brigam, situações na escola...
Mas lembramos que quando estamos tristes podemos orar e falar com Deus, levando nossas tristezas e nossos pedidos pra Ele.
Houve tempo para brincar no pátio, antes do lanchinho.
As duas turmas ficaram juntas todo o tempo, mas foi tranquilo. Não sei ao certo mas acho que foram umas 15 crianças. (Richard, Layane, Rouse, Deivid, Raul, Ian, Wilker, Luis, Matheus, Gabi (o Lucas precisou ir embora, pois estava bagunçando), Michele, Lucas, Nathalia, ............)
Elbio e Xaves, fiquem a vontade para comentarem, completarem...
Sil e Peixe, sentimos a falta de vocês!
Abraços e boa semana a todos!
Rita