quinta-feira, maio 10, 2012

1o domingo de maio de 2012

Olá pessoal, desculpa a demora em enviar meu feedback sobre São Remo.

No quarto domingo passado fiquei ajudando o Dagô nos juniores.Na preparação da aula, o Dagô teve a idéia de puxar e estimular mais a parte de leitura, através de caça palavras e de um bingo de palavras.Sinceramente, eu subestimei as crianças (apesar de estar preocupado com a falta de familiaridade com a escrita entre as crianças e colocar nas atividades mais campos para escrita nas mesmas), e para nossa surpresa, as crianças se empenharam muito e ficcaram tão concentradas na atividade que nem tiveram tempo para bagunçar!Fica aqui uma dica para os professores: ESTIMULEM A LEiTURA E ESCRITA nas atividades dos juniores!Vocês se surpreenderão!

Um episódio que gostaria de compartilhar com todos foi com relação à Mirian, irmã do Davi.Ela chegou bem cabisbaixa na ebd e ao fim do louvor (que foi muito bacana!Todos se envolveram e cantaram muito empolgados!Foi um momento que vai ficar na minha memória), a abordei perguntando pq estava triste, e ela não quis responder, aí perguntei se ela queria que eu orasse por ela, e ela balançou a cabeça afirmativamente.Avisei o Dagô que iria sair com ela e perguntei o que havia acontecido.Ela me disse que sua mão havia brigado com ela, e por isso estava triste.Mas quando perguntei o que aconteceu, ella disse que a mãe havia brigado pq estava brincando no ponto de ônibus!Aí perguntei se ela ficaria feliz se o Davi brincasse com fogo ou algo com que pudesse se machucar, e ela disse que não.Perguntei: o que você faria?Ela disse que ficaria brava, e então, ela sorriu pq acho que caiu a ficha do motivo da mão ter brigado.Aí perguntei se ela queria orar, e disse que não sabia orar.Expliquei que quando queremos ser amigos de Deus, precisamos falar com Ele, assim como falamos com nossos amigos.Expliquei que Jesus é o nosso intercessor, e por isso falamos em nome Dele.Aí, orei e pedi para ela repetir a oração.Ao fim, perguntei se queria ir brincar com os outros e ela disse que não, e acabou me abraçando por algum tempo.Achei melhor não interromper aquele momento dela, e uns 10 minutos depois, ela me puxou pelas mão falando: Vamos brincar!Foi um momento bem legal!

Na atividade, percebemos que a Maria (uma das meninas que ficavam em grupinho), superou em muito nossas expectativas.Enquanto que a média de acertos no caça palavras era de 3 a 4, ela achou 12!Totalmente fora do normal.Foi muito gratificante poder ver todas essas coisas.Dagô, se puder comente!Sei que deve estar na correria do trampo...!

O primeiro domingo deste mês foi bem bacana também!Antes de começarmos o louvor, o Carlos Henrique veio dar uma pentelhada, aí comecei a jogar algumas tarefas na mão dele, e ele ajudou bem.Acho que precisamos começar a dar mais tarefas pra eles, estimulá-los mais, dando funções e responsabilidades.Quem de nós não gosta de se sentir útil?Tivemos um momento de louvor com as crianças e depois separamos as classes.

No Juniores, a tia Lídia contou a história de Mary jones (que no final, quando a tia pediu para orar, dei uma gafe e troquei o nome por Mary Jane heheheh), e de como era difícil antigamente as pessoas terem acesso à ela...Foi bem legal, já que eu nunca tinha ouvido essa história...Depois de contar a história, demos um versículo para decorarem e como a tia havia comprado Bíblias para dar para as crianças, começamos a distribuir de acordo com que iam acertando.Toda vez que fazemos esse lance de quando acertam ganham algo, ou quando se comportam ou fazem algo, damos algo em troca, fico me perguntando se não estamos ensinando algo inverso do que a palavra nos ensina, que é Graça.Eu não estou criticando ninguém, mesmo pq eu me pego muitas vezes ensinando dessa forma, mas queria levantar um questionamento em relação de como temos passado para aquelas crianças, o que Deus nos ensinou, um a um, cada um de um jeito especial.O mundo nos ensina que precisamos fazer algo para sermos recompensados, e o que a palavra nos ensina, vai contra isso...Sei que precisamos seguir uma linha didática, mas não tinha como não comentar isso...É apenas uma reflexão, ok?Que isso seja motivo para avaliarmos a nós mesmos, cada um do seu jeito, em oração, colocar o coração diante de deus, e ver se nós mesmos não temos achado que como fazemos, merecemos algo...Eu sinceramente sempre caio nessa, e isso acaba criando um sentimento de que mereço, por fazer por merecer, e se acho que mereço algo, me acho melhor que o próximo, e se acho que sou melhor que o próximo, me sinto no direito de julgá-lo...

Abraços

Xaves

quarta-feira, maio 09, 2012

1o domingo de maio de 2012

Olá pessoal,
Na classe dos pequenos foram 11 crianças: Kailaine, Mariana, Layane, David, Alex, Mickael, Glória, Rousquele, Bruna, Tainá e Nicole.
Neste domingo contamos a história do "Biscoitão", uma história que de forma bem simples fala sobre agradecermos a Deus, pois tudo vem dEle (http://trabalhinhos.blogspot.com.br/2008/05/o-biscoito.html). No fim, as crianças levantaram motivos de gratidão e oramos todos juntos. E para a atividade, elas desenharam alguma coisa pela qual elas eram gratas.
Ideia do cartaz dos "ajudantes":
Como em S. Remo a rotatividade das crianças é alta, o esquema que pensei para este cartaz foi o seguinte: a cada domingo escrevemos os nomes das crianças que ajudaram e desta forma, sempre teremos uma visão geral de quem já ajudou, qtas vezes o fez etc.
Acho importante que este cartaz seja construído por todos nós! Assim, além de dar a chance de todos serem ajudantes, acho legal que este mural seja algo que as crianças possam visualizar, escrever ou de alguma forma deixar sua marquinha única.
Pensando nisso, o que fiz neste domingo: cada ajudante escreveu o seu próprio nome com a cor de lápis favorita (quem não sabia escrever, pelo menos escolhia a cor para que eu escrevesse).
Equipes dos outros domingos: vejam o que acham deste cartaz. Sugestões para melhorar este esquema?? Vamos trocando figurinhas!
Outra ideia:
A classe está repleta de trabalhinhos dos alunos do Girassol e tenho vontade de tornar o espaço físico um pouco mais nosso aos domingos. O cartaz dos "ajudantes" pendurado já é uma alternativa. Pensei em tb fazermos um outro cartaz junto com as crianças com suas fotos, talvez alguns desenhos...(até levei a câmera domingo, mas acabei não tirando as fotos! rs). Anyway, penso que estes simples toques ajudam a personalizar o espaço e tb contribuem para que todos se sintam contribuinte e parte do grupo.
O que vocês acham??
Erika, fique à vontade para complementar!
Beijos e boa semana,
Cris

terça-feira, maio 08, 2012

1o domingo de maio de 2012

Oi pessoal!

Foi bem legal esse domingo! Fomos eu, Mário, Xaves, Cris e Érika e muuitas crianças! Nos juniores foram 21 crianças.

Começamos com o louvor, cantando "O amor do Nosso Deus", "Cante" e "Leia a Bíblia e faça oração". Depois separamos as classes e eu, o Mário e o Xaves ficamos com os juniores e a Cris e a Érika com os menorzinhos.

Com os juniores contamos a história missionária - "A Bíblia de Mary Jones", que conta sobre a criação da Sociedade Bíblica e a SBB no Brasil, o que possibilitou a chegada da Bíblia à todos os povos, numa língua que possam entender e a um preço que possam pagar. É uma história muito bonita, pois mostra a determinação de uma menina muito pobre que vivia no País de Gales e que trabalhou durante 6 anos, fazendo serviços domésticos para fora, guardando cada centavo para comprar a Bíblia e ainda teve que andar descalça por 40 kilometros até a cidade onde vendia Bíblia.

Para quem quiser conhecer a história, segue o link do vídeo, mas contamos a história usando umas figuras bem bonitas. Pudemos colocar + ou - em prática as dicas que a tia Ruth deu, sobre como contar histórias, como, levar um mapa para localizar onde se passa a história, dar um clímax e fazer suspense e deixar as crianças participarem, tentando adivinhar o que vai acontecer.


Depois demos o versículo para elas decorarem " A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho" Sl 119:105 e demos Bíblias para as crianças que conseguiram falar o versículo decor. Foi muito legal ver o esforço de cada criança e também ver o Carlos Henrique ajudando as crianças que tinham mais dificuldade em falar o versículo. No final todas ganharam! Foi muito gratificante ver a alegria das crianças ao ganharem a sua Bíblia e escreverem o nome delas nela.
  
Depois oramos e tomamos o lanchinho.
Mário e Xaves, fiquem à vontade para acrescentar algumas coisinhas a mais.
Élbio, muito obrigada pela sua preciosa ajuda!
Abraços à todos e boa semana!
Lídia

quinta-feira, maio 03, 2012

4o domingo de abril de 2012

Oi pessoal!!

No 4º domingo de abril fomos eu, Mayumi, Xaves e Dagô.

Vou compartilhar como foi com a classe dos menores.

Mas antes...... bom, pra variar, saímos "pontualmente atrasados" (by Elbio), pois marcamos as 14:30h e tem quem é super ponta firme e estava a postos no horário combinado (valeu, hein!!!! mas fiquei com mta dó por vc esperar com chuva, peço desculpas em nome do atrasado, viu), e tem sempre um atrasadinho, que não vou entregar quem é.... rsrs..... E já conhecendo esse lado do atrasadinho foi que combinamos bem mais cedo pra chegar com bastante calma lá em São Remo, né....pra preparar a sala dos menores direitinho (colando papel dos caminhos no chão)....e pra orar tbm.....msm assim, oramos já atrasados e "largamos" as crianças no salão sem nenhum adulto....ainda bem q não aconteceu nenhum caos.....

O Elbio teve uma reunião da Agente e não estava conosco. O Albert ficou na entrada, com a distribuição dos crachás, presença, etc.... Teve o louvor, que o Dagô e o Xaves podem compartilhar melhor.

Depois dividimos as classes. Eu e a Mayumi ficamos com os menores. O Xaves e o Dagô ficaram com os maiores.

Foram 12 crianças menores: Rous Kelly, Camila, Deyvid, Aline, Glória, Joyce, Alexsandro, Layani, Nicoli, Mariane, Taina, Magaly.

Com os menores, cantamos mais uma música em roda com gestinhos: Leia a bíblia e faça oração. Fizemos um quebra gelo com 2 caminhos desenhados no chão: o papel amarelo era estreito, longo e cheio de curvas, o branco era largo e reto. A ideia foi comparar caminho fácil, largo e reto com caminho difícil (com problemas, dificuldades) q é estreito msm sabendo q Jesus está conosco, é o melhor caminho, que o caminho fácil e errado entristece a Deus.

Pensamos em fazer eles revezarem nos 2 caminhos, mas a maioria quis repetir o caminho difícil, mesmo sem saber o significado.

Depois tentei contar a historinha da lição 8: Rei mau e Rei bom, usando figuras de coração vermelho feliz e sorrindo, e coração preto de cara feia, e de figuras coloridas do livrinho c/ rei Acabe e Jezabel, e do rei Josafá orando e louvando ao único Deus. No final, todos nós juntos fizemos um teatrinho: uma fila de exército louvando ao Deus único criador (nessa hora alguns e depois muitos deles quiseram ir ao banheiro e eu continuei cantando mais vezes até todos voltarem) e o exército bom foi lutar contra o exército mau, mas antes de lutar, qdo chegaram pertinho, viram q o exército mau já tinham brigado entre eles e morreram, e nós não precisamos lutar nem matar ninguém, ah, aproveitei as 3 crianças q estavam deitadas pra dizer q elas eram do exército mau e q já estavam mortas.

Depois tivemos a atividade do bloquinho p/ pintar e depois o lanche.

Dagô e Xaves: compartilhem como foi o louvor e a classe dos maiores.....Mayumi, fique a vontade pra acrescentar e compartilhar conosco tbm.....

Pra mim foi um dia bem gostoso e tranqüilo, msm q na hora do banheiro foram muitas crianças ao msm tempo.

Faz muito tempo que não ia pra São Remo, eu estava com saudades delas......

Grande abraço a tds!!

Bjnhs,

Cris