segunda-feira, abril 16, 2012

3o domingo de abril de 2012

Olá pessoal,
Compartilhando sobre a classe dos menores...
Esse domingo foram 14 crianças: Lucas, Dayvid, Gloria, Yasmin, Jovana, Magaly, Mariana, Marjoli, Kaillaine, Rouskeli, Alexsandro, Aline, Nicoli, Camila.
Tivemos 2 convidadas: Luciana, minha amiga, e uma moça que veio da Bolívia (esqueci o nome Élbio), ela é tia do Dayvid e da Gloria.
Contei a lição 7 - O Rei Sábio.Primeiro recapitulei rapidamente a história de Davi e Golias. Depois, contei sobre Salomão, o filho que foi escolhido para ficar no lugar de Davi como rei de Israel. Falei sobre o seu sonho e seu pedido a Deus. Disse que Salomão poderia ter pedido qualquer coisa, mas pediu sabedoria. Enfatizei que a sabedoria que vem de Deus é muito mais valiosa que qualquer riqueza, terra, brinquedo etc. Contei como Salomão usou sua sabedoria para lidar com a situação das 2 mulheres que diziam ser mãe do bebê vivo, e como ele descobriu quem era a mãe verdadeira.
Depois da historinha mostrei várias figuras para que eles pudessem falar se aquilo era mais importante que a sabedoria. Mostrei figuras de brinquedos, castelos, doces etc e reforcei dizendo que a sabedoria era mais importante que tudo aquilo, e que eles também podem tê-la se buscarem a Palavra de Deus (falei da bíblia) e pedirem a Deus através da oração. Fizemos a atividade do bloco e servimos o lanchinho.
Como foi tudo bem tranquilo, tivemos um tempinho para conversar com as crianças e brincar com elas. Lembrei do comentário da Cris N. sobre a oração, e tentei conversar com cada uma, e a maioria respondeu que ora quando está com a mãe ou pai... falei que elas poderiam orar sozinhas também, e que só precisariam conversar com Deus, colocando seus agradecimentos e pedidos.
Cris, eu gostei da idéia do painel! Neste domingo os ajudantes foram Alexsandro, Mariana, Nicoli e Marjoli.
Abs e Boa semana!!
Kinha

3o domingo de abril de 2012

E aí pessoal, tudo bem?
 
Neste domingo ficamos eu e o Minorinho no juniores e nos menores ficaram a Kinha e a Lu Kamura, uma amiga do trabalho da Knha.
 
Iniciamos com um louvor somente de vozes e gestos (como sempre), e cantamos "Não construa sua casa na areia", que tenho quase certeza que não se chama assim, "Se eu fosse um elefante" e a pedidos da Aline, "Grande, largo".O Minorinho orou e todos foram para as classes.
O Minorinho começou a narrar a história de "Filipe e o Eunuco", mas chamamos de "Etíope", por recomendação do livro.Durante a introdução, acho que as crianças ficaram bem dispersas, aliás, hoje foi um dia bem difícil, o Gustavo, que há algum não aparecia foi lá, mas ele, como sempre bagunçou bastante.Aí juntou ele, o Luís Henrique de um lado, A Maria, Luiza e Layane de outro e o Lucas e sinceramente foi bem difícil de controlar a situação, parecia bombeiro tentando apagar o fogo de um lado e o fogo pegando do outro.
Encenamos a história (percebi que não nasci pra isso de jeito nenhum), com a ajuda do Éllbio (que nasceu pra atuar).Percebi que me ocorrem certos apagões na hora de explicar coisas enquanto estamos fazendo teatrinho, acho que por causa da preocupação.
Mudamos o versículo da histórinha de "...abaixo do céu não existe nenhum outro nome pelo qual importa que sejamos salvos" Atos 4:12 para "E em tua descendência serão benditas todas as nações da Terra; porquanto obedeceste à minha voz" Gênesis 22:18, consultamos o Élbio antes de decidir mudar, e ele autorizou.
Demos uma atividade que tenta puxar mais a parte escrita e de interpretação de texto.Estou enviando em anexo as atividades, para que confiram e quem sabe, possamos a pensar nas necessidades das criança (muitos não sabem escrever direito, ou tem problemas para montar palavras e escrever).
Bom, foi cansativo mas sempre vale a pena!
Vamos lembrar de orar por todos o envolvidos no projeto.
Acho que é isso!

Abraços!
Fabio Okamoto

segunda-feira, abril 09, 2012

1o domingo de abril de 2012

Oi pessoal,
 
Compartilhando um pouco sobre a classe dos pequenos...

Ao todo foram 9 crianças: Aline, Bruna, Glória, Marjorie (nova), Magaly, Ian, Michael, Laiany e Nicoli.
Ah, e uma novidade! Neste mês a equipe do 1º domingo recebeu um presente: a presença do Valmir, que estará conhecendo este ministério nos próximos meses. Bem-vindo, Valmir!!

Neste domingo demos a "Lição 6 - Davi x Golias" e como vocês puderam perceber, contamos com a participação de um elenco de primeira! hehe... Acho que as crianças gostaram btt! Valeu Mário e Valmir!!
Na história, enfatizamos que Davi enfrentou Golias porque ele confiava em Deus e que sempre que as crianças tiverem algum problema e/ou algo que as deixam com medo, elas podem orar para Deus que Ele estará com elas assim como estava com Davi.
Depois do teatrinho, oramos, fizemos a atividade do bloquinho, tomamos lanche, explicamos rapidamente o sentido da Páscoa e as crianças fizeram a festa com os ovos de chocolate :)

Uma observação: algumas crianças têm falado que não sabem orar. Neste domingo expliquei que oração é falar com Deus e que fechamos os olhos e juntamos as mãos para não nos distrairmos. No fim, Laiany (e depois eu) oramos para agradecer pelo lanchinho e colocamos diante do Senhor os pedidos de oração levantados pelas crianças.

Recados para as equipes da classe dos menorzinhos:

1. Estive pensando e talvez a oração seja um tema interessante para ensinarmos as crianças. Ex: sempre reforçar o que é a oração; porque oramos; orar junto com as crianças, inclusive aquela oração que um fala e todo mundo repete. O que vocês acham?

2. O Ian sugeriu que fizéssemos um painel com o nome de todas as crianças para que cada domingo uma criança possa ter a chance de ser o ajudante (entregar o lanche, as folhas de papel etc). Achei bem bonitinho dele tomar esta iniciativa de propor isso! Disse que conversaria com as outras equipes... E aí pessoal? Gostam da ideia? Se toparem eu posso fazer este painel.

Erika e Valmir, fiquem à vontade para complementar!

Beijos e boa semana a todos,
Cris
ps: Xaves, legal esta questão que você levantou. Talvez seja o momento de repensarmos aspectos do formato atual dos juniores? Ou talvez isto fique mais evidente em alguns domingos específicos? Enfim, seria interessante se tb pudéssemos ter o feedback das outras pessoas que trabalham com os juniores...De qq jeito vou orar sobre isso.

quinta-feira, abril 05, 2012

1o domingo de abril de 2012

Oi pessoal!
Foi bem legal esse domingo! Fomos eu, Mário, Xaves, Cris, Érika e o Valmir (irmão da Margareth do Ageu). Acho que ao todo tinham umas 35 crianças!
Começamos com o louvor, cantando "Cante", "Aleluia" e "A Cristo dai louvor".
Depois separamos as classes e com os maiores relembramos a lição 4 - Com Deus não se brinca!
O tema que trabalhamos foi a mentira e como era 1º de abril, falamos que só poderia mentir, se fosse de brincadeirinha pois a mentira desagrada à Deus e é pecado.
Falamos da mentira de Ananias e Zafira e que foram mortos porque mentiram e enganaram à Deus e que Deus tudo vê e tudo sabe.
Perguntamos para as crianças quais as comidas que elas gostam mais e quais que elas não gostam e que Deus sabia de tudo, exatamente o que elas gostavam ou não.
Levamos uma caixa de papelão em formato de coração e dentro dela, colocamos chuchu, abobrinha, limão, BIS e balas. Fomos tirando primeiro as coisas que elas não gostavam e deixamos o Bis e as balas por último. Falamos que temos que orar à Deus, pedindo que Ele tirasse do nosso coração as coisas ruins, como a mentira e deixasse somente as coisas boas.
E aí, quando distribuímos as balas algumas crianças pegaram várias e quando dissemos que elas só poderiam pegar uma, foi bem legal ver elas devolvendo o que pegaram a mais, e que tinham aprendido direitinho a lição.
Falamos também do verdadeiro sentido da Páscoa que é a ressurreição de Jesus e demos como atividade um desenho de um túmulo vazio para elas pintarem.
Distribuímos os ovinhos de Páscoa que meus amigos da Caixa deram e foi muito legal ver a alegria das crianças.
Mário e Xaves, fiquem à vontade para acrescentarem algumas coisinhas a mais!
Feliz Páscoa à todos!
Abraços,
Lídia

1o domingo de abril de 2012

Oi Pessoal,

Nesse final de semana eu fiquei nas duas turmas.
Depois do louvor eu fui para a turma dos menores, fazendo uma participação especial..
Fizemos um teatrinho contando a história de Davi e Golias na qual eu fiz uma interpretação merecedora de oscar... fui o Golias e o Valmir foi o Davi.... por que será?
Percebi que os menores são bem tranquilos... e super fofos.

Depois eu desci e ajudei na atividade dos maiores: pintar o desenho.
Percebi que houve um pouco de bagunça com as meninas maiores... lembro que estava a Maria, a Luiza e a Jaylane (acho que é esse o nome)... tinha um pouco de atrito entre elas e o grupinho da Aline e Naiely.

Depois foi a entrega dos ovinhos... foi muito legal.. ver a alegria na carinha deles ao receber o presente.
Lídia : Obrigado a você e ao pessoal do seu trabalho!

Abraços!


Mário Kojima Jr