segunda-feira, junho 30, 2008

A Revolta de Absalão

Pessoal,

Este foi a apresentação do anãozinho que fizemos no 2o domingo de junho. Desculpe pela demora em preparar o video e espero que dê para entender a história! rsrsr

abs,

Denis

quinta-feira, junho 26, 2008

4o domingo de junho

22/06/2008

Como sempre atrasada!!!
Participantes: Dirceu, Patricia, Son, Dago, Nilton, Alessandra, JC, Priscila Participantes – 4 à 6 anos – Dago e CeliaCrianças: Carlos Henrique, Gustavo, Elderson, Renato, Naielly, Norally, Davi, Miriam, Byanca, Débora, Maico (primo da Débora)

Louvamos junto com os maiores: Se eu fosse um elefante..., Aperte a mão do amigo mais perto..., Joguei a tristeza fora, mandei embora do meu coração....(esqueci os títulos!!!)

Como este 4º domingo era história missionária e não estávamos preparados, então improvisamos,peguei as folhas dourado, preto, vermelho e branco, lembrando o livro sem palavras do livro Samuelito. E o Dago fez mágica com a caixa de fósforo: primeiro mostrou o prato limpinho (antes do pecado)e depois pegou as partes laterais dos fósforo mostrando o pecado e queimou-os, e pegou as cinzas no dedo o indicador e friccionou com o dedão (que Jesus levou os nossos pecados), porém a fumaça não saiu, mas da próxima vez irá dar certo, valeu Dago!! Pois as crianças se aproximaram e falavam oh!!!
Renato e Carlos Henrique estavam agitados e chamamos o Pastor Elbio para ter palavras com eles e depois retornaram para classe

Atividade : Fizemos chocalho com garrafinhas de Yakult para celebrar a Jesus!!, mas não deu tempo para tocar!!! Dago, se esqueci alguma coisa, favor acrescentar!!!!

Doris: Favor no 1ºdomingo continuar com a história do livro – Capítulo 6

Abraços
Celia

segunda-feira, junho 16, 2008

3o domingo de junho

Completando...
A Claudia e eu (Ana) ficamos com a classe dos menores. Estiveram presentes: Renato, Gustavo, Bianca, Beatriz, Byanca, Jessica, Miriam, Débora e Davi.

Estudamos a lição 5 sobre o que é certo e errado, e as consequencias dos nossos pecados, como ocorreu com os filhos de Eli. No final da aula, quando as crianças já estavam encerrando os trabalhos, tivemos um incidente com Renato e Gustavo. Precisamos até tirar o Renato da classe. Peço a oração dos irmãos para que Deus continue trabalhando no seu coração.

Ana

3o domingo de junho

Resumo dos acontecimentos deste terceiro domingo:

Primeiramente gostaria de salientar que a nova divisão com uma nova classe foi muito bom, dando condições de trabalho ainda mais próxima com as crianças.

Bom, tivemos "x" crianças...ainda não lembro o nome deles, mas sei que o Eric estava lá......Objetivo era recapitular a lição 13 sobre a relação de Davi e Absalão. Fizemos um teatro eu, sean e a kinha. A kinha pastora leu o versiculo de 1 João 1.5-7 e sentados nos bancos com as crianças, eu e o Sean eramos mais dois crentes da igreja. Eu fiquei distraindo as crianças conversando e chamando para brincar durante a mensagem, qualquer semelhança é mera coincidência, e o Sean sempre chamava-me a atenção para o estudo. Acabou-se o culto e ficamos na saida da igreja conversando,novamente a semelhança é mera coincidencia, dizendo como foi boa a pregação e eu como não tinha prestado atenção concordava desconversando para outro assunto. (tudo isso é o teatro, não na vida real, pois todos sabem que sou muito aplicado, já o Sean????). Ai o Sean colocou-me numa situação de contar a historia e ai entrei numa fria. O Sean perguntou pras crianças por que eu não sabia contar a história e eles apontaram várias coisas que fiz para distrai-los.

Explicamos o versículo e comparamos com o teatro.meu personagem - atitude de Absalãopersonagem do Sean - atitude de DaviNa historia sabemos pela biblia que os dois conheciam a Deus, porém Davi decidiu seguir a Deus e Absalão escolheu não seguir a Deus. Salientamos que a escolha é pessoal (eu e Deus), assim como no teatro, mesmo que eu ja tenha a Jesus no coração preciso ainda busca-lo senão somente estou esquentando o banco da igreja.

Acho que foi isso, os outros (não do filme) podem complementar.

No amor de Cristo,

Marcelo e minorinho

quarta-feira, junho 11, 2008

2o domingo de junho

Oi pessoal,

Eu fiquei com a classe dos menores. Havia 12 crianças, os bolivianos não foram, e havia uma menina que foi pela primeira vez. Infelizmente acabei me esquecendo de anotar seu nome.

Participamos do louvor junto com os maiores e os anões, foi ótimo! Na classe, recapitulei a história anterior fazendo perguntas a eles. Muitos se lembraram e responderam, principalmente Carlos Henrique. Dei sequência a história de José, quando ele reencontra seus irmãos e os perdoa. A conclusão era de que não deveríamos revidar o mal. Percebi que esse é um assunto muito difícil para as crianças. No final, parte dos meninos, não admitiu a possibilidade de não revidar uma agressão vinda de algum amiguinho ou de irmãos e parentes.O Euderson admitiu logo:"se alguém fizer coisa ruim comigo eu dou um tapão!" É, de fato, um assunto complexo para o contexto em que vivem. Precisamos orar muito para que essas sementes lançadas frutifiquem em seus corações.

Obrigada Élbio pela ajuda, sem você não teria conseguido!

Um abração para todos,

Solange

2o domingo de junho

Oi pra todos!!!

Vou relatar brevemente como foi a EBD no segundo domingo.
Neste domingo, tivemos uma participação especial. Além da equipe de sempre (Zizi, Tia Solange, Mayumi, Élbio e eu), estavam presentes: Toshi, Héber, Natan, Érica, Leine, Lucas, Kaori. Deu pra ver que estávamos com bastantes reforços!

Chegamos em S.Remo, brincamos um pouco e começamos o louvor. Neste domingo, usamos a técnica do anãzinho. A Kaori gravou e depois irá passar pra gente o video. Assim, tivemos o louvor com os anõeszinhos.

Depois dividimos as classes. Com os juniores, nós continuamos a história de Davi. Este domingo, contamos o episódio que Absalão se revolta contra Davi e acaba morrendo.

Depois disso, tivemos uma dinâmica com as crianças para tentar reforçar a lição "Podemos sempre confiar em Deus", pois na história Davi passa por uma situação muito complicada - lutar contra seu próprio filho.

Os anõeszinhos deixaram as crianças um pouco dispersas e foi difícil dar andamento à EBD, com isso nos atrasamos um pouco e fomos direto pro lanche.

Mas, antes de lanche, separamos as crianças em mesas e foi muito muito bom ter uma grande equipe, pois cada mesa tinha uns 2 tios. Foi um momento mto gostoso de poder conversar e estar com as crianças.

Bem, é isso. Pessoal que foi fiquem a vontade para complementar, ok? Muito obrigado de coração pela super ajuda de vcs!

Um forte abs,

Denis

quinta-feira, junho 05, 2008

1o domingo de junho

Oi pessoal

Vou contar um pouquinho como foi esse domingo.

Fomos:
Dórys, Ronaldo, Wilson e Mônica (irmão e cunhada da Dorys) - crianças 03 a 6
Lídia e Massa - crianças 7 a 10Midori,
Patrícia - pré adolescentes 11 a 13
Rose e Martins - adolescentes

Na turma das crianças, acho que tinham 33 ao todo, sendo 12 pequeninos e 21 juniores (Élbio,esqueci de anotar a presença na lista de chamada).
Separamos as classes desde o início. Com os juniores, começamos com o louvor, cantando 3músicas - " Cantando, cantando ", "A Alegria" e "Andando com Cristo" em japonês. Foi muito legal!
O Massa então relembrou a história da lição 12 - " Davi pecou..." e depois dividimos em 2 classes.Na minha turminha, falei sobre o pecado de Davi e de como ele pediu perdão à Deus e foi perdoado. Perguntei sobre quem tinha Jesus no coração e todos levantaram a mão com excessão do Bruninho que disse que não sabia. As outras crianças tentaram explicar para o Bruninho para que ele também levantasse a mão, mas ele disse que não tinha certeza ainda.
Falei que mesmo tendo Jesus no coração, cometemos pecados como mentir, brigar, desobedecer e que ao pedirmos perdão à Deus, nossos pecados são perdoados. Dei o versículo da lição para eles decorarem " se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 8:9

Depois juntamos novamente as classes dos juniores e fizemos uma brincadeira para aplicação da lição, tipo "amarelinha" , onde num caminho tortuoso e numerado, começa com o "pecado - morte" e termina com "Jesus - Vida Eterna" e um dado com números negativos e positivos, como desobedecer (-1)mentir (-2), brigar (-3), obedecer (+4), ir a igreja (+5) e ler a bíblia (+6). Foi muita confusão nessahora mas acho que elas entenderam o objetivo.

Na hora do lanche juntamos com os pequeninos e o Bruninho fez uma linda oração, onde pudemos ver que apesar de ele não ter certeza se tem Jesus no coração, Ele já está lá, fazendo a diferença.Acho que foi isso. Depois o Massa e a Dórys podem contar mais.

Boa semana à todos!
Abraços
Lídia

1o domingo de junho

Oi pessoal!!!!

Vou contar um pouco como foi com os pequeninos!!! Meu irmão Wilson, minha cunhada Mônica, meu sobrinho Lucas e Arthur tambem foram, além do Ronaldo, Gabriel e eu. Meu irmão e sua esposa estão tentando se relacionar com Deus novamente e foi legal eles participarem , eles gostaram bastante.

Bem, estavam presentes: Naielly, Bruno, Bruna,Euderson, Wendel, Wilker, David, Mirian, Byanca, Noralli ,Debora e Maria Eduarda que insistiu em ficar com os pequenos e eu permiti, mas acho que interessante ela acompanhar os maiores.

No louvor, cantamos 4 músicas: Deus é tão bom, perto de Cristo eu quero andar, leia a bíblia e faca oracão, e se eu fosse um elefante(eles adoram esta música)
Entramos na terceira licão:Doze irmãos! Que confusão!. Relembrei dos 3 nomes importantes da aula passada: Abraão, Esaú e Jacó.Perguntei se eles eram todos iguais, eles responderam que não, alguns falaram de algumas de suas características, nem a Bianca e a Beatriz eram iguais..Entrei na história de Jacó que teve doze filhos homens, e que deveria ser uma confusão pois cada um tinha seus gostos. Jacó era um homem que obedecia à Deus, mas gostava mais de um de seus filhos: José, seus irmãos o odiavam por isso. Além disso, José tinha sonhos em que Deus falava com ele e em um deles Deus disse que José seria o chefe deles. Ele contou isso aos irmãos que ficaram mais enraivecidos. Num dia, seus irmãos o pegaram e jogaram dentro de um buraco fundo.Passavam por ali mercadores e seus irmãos resolveram vendê-lo. Depois pegaram sua capa e sujaram com sangue de bode e levaram ao pai dizendo que ele havia sido comido por um animal. Seu pai chorou muito!!!

Tentei mostrar às criancas que raiva e ódio eram sentimentos ruins e que levavam as pessoas a fazerem muitas coisas erradas e que cada um era de um jeito e que deveríamos respeitar isso!!
Levei um lencol para brincarmos de advinhar quem era a crianca que estava debaixo do lencol, elas gostaram bastante e como atividade levei uma folha para eles acharem o caminho que levava José aos irmãos e depois pintar.
O Wendel conhecia a história, disse que já assistiu. Na hora de dar a folha da atividade ele e a Naielly se estranharam um pouco pois queriam a mesma folha mesmo explicando que eram iguais. A Maria Eduarda tambem se desentendeu com o Davi, o Ronaldo fez que elas fizessem as pazes, se desculpassem e orassem pedindo perdão à Deus.

Acho que foi isso!!!
Uma boa semana à todos e que Deus nos acompanhe sempre!!!!
Abs
Dorys

1o domingo de junho

Pessoal,

No primeiro domingo de Junho nós tivemos 2 atividades distintas, a primeira foi com os juniores, eu, a Midori, o Elbio e Sara e o Sean e Elen fomos até São Remo busccar os juniores (total de 14 juniores) e levamos para a igreja da Saúde onde encontramos com as crianças da Saúde mais a Pat que estava esperando p/ recepcioná-los. Os juniores participaram da ED e ganharam uma Bíblia cada um e depois fomos ao McDonald's na Av. dos Bandeirantes, os juniores preferiram o Mc Lanche Feliz por causa dos brinquedos, mas alguns tiveram que pedir um outro lanche já que o lanche do Mc Lanche Feliz era pequeno demais para a fome deles. De volta ao São Remo, a Pat e a Midori fizeram um desfecho do dia com os juniores enquanto eu e o Élbio ficamos no preparo da ED p/ as outras crianças.

Agora a ED p/ as demais crianças: nós cantamos alguns corinhos 'joguei a tristeza fora mandei embora do meu coração', 'a alegria está no coração', fizemos questão de ensinar o 'andando com Cristo' em japonês, pois os juniores tinham aprendido na visita a Saúde, elas penaram um pouco mas aprenderam e cantaram com bastante força e alegria. Depois do louvor, fizemos uma revisão da lição 12 e dividimos em 2 classes, o objetivo da classe era decorar o versículo da lição (I João 1:9) e ter um momento mais calmo com as crianças, mas foi impossível, mesmo dividindo com a Lídia, ficou uma turma de 10 crianças e uma gritaria que foi difícil de controlar.

Bom, eu acho que foi isso, alguém pode complementar?
Abraços e boa semana a todos,

Massa

1o domingo de junho