quinta-feira, novembro 30, 2006

4º domingo - tia Beth

Neste 4º domingo troquei com a Celia, mas fiquei com as crianças de 3 a 5 anos.
Equipe neste domingo: Ale
Denis
Cecília
Beth
Nilton
Estavam presentes as Crianças: Micael, com a irmã de 11 anos Taislaine
Rauan de 2 anos, com a tia de 10 anos Luana
Wilker de 2 anos
Carlos Henrique de 5 anos
Beatriz de 5 anos
Bruno de 6 anos

As duas primeiras crianças disseram que eram a primeira vez e queriam ficar com as mais velhas, que ficaram junto com as crianças.
Depois do louvor o Denis dividiu as crianças e fomos para a sala.
O tema foi Deus nos criou especiais e pegando a idéia do Smilinguido, fiz uma figura de um menino sem olhos, sem boca, sem nariz e sem orelhas. Daí perguntei se estava bom assim, e à medida que eles iam falando, eles mesmos iam colando o que faltava... Ah é, tinhas as mãos também... Aí cada um foi falando o que fazer com cada orgão.
Ficou meio complicado porque eu perdia muito tempo chamando atenção do Carlos Henrique e infelizmente não deu para dar atenção aos outros que realmente participavam. Cheguei a dar um amarelo para ele, daí acho que ele acalmou um pouco...
Eles fizeram como atividade uma pintura de figuras de crianças que a tia Célia forneceu, grande tia Célia...Obrigada!!!
Bom acho que da sala é isso aí! Ah, as meninas mais velhas também participaram da aula.

terça-feira, novembro 28, 2006

são remo adolescentes 4o domingo 26/11/2006 pedidos de oração

Marisa - pelo Luis que esta meio perdido,andando por caminhos nada bons.
Angelica -pelas amigas Godoi e Juliana - adolescentes gravidas e consequencias disso.
Albert - pelos amigos Igor - gosta de baladas e exagera nas bebidas.
Tiago - muito preguiçoso.
Beatriz - agradecimento pela cirurgia pela qual a mãe passou e esta bem.
Adriana - por autocontrole,anda sem paciencia.

são remo adolescentes 4o domingo 26/11/2006

Oi pessoal!
Equipe : Denis,Beth,Cecilia,Alessandra e Nilton.
Neste 4º domingo foram Albert,Mariana,Angelica,Adriana,Amanda,Marisa e sua amiga Beatriz.
Começamos com uma pequena dinamica onde eles deveriam escrever quais acontecimentos que haviam passado que lhes enchia o coração de extrema alegria,algo tão grande que dava a impressão do coração transbordar de alegria.Depois disso compartilhamos que acontecimentos eram esses.Todos falaram um pouco.Alguns falaram sobre viagens que tinham feito,outros sobre a conversão,batismo,conversas que tiveram com pessoas,etc.Marisa não quis falar o motivo de alegria e a Beatriz,disse que não havia vivido nenhum momento onde ela sentiu o coração tranasbordante de alegria.Foi bem sincera na sua resposta.
Comentamos depois o que as vezes faz com que nosso coração não se encha de tanat coisa boa.Podia ser pelas dificuldades,contexto ou pelos pecados que cometemos e nos separam de Deus.Nessa hora, puxei o assunto comentado no 2º domingo sobre o ficar.Perguntei a opinião de todos e todos ,menos o Albert,responderam que não haviam motivos pra considerar o "ficar" como algo ruim.Contudo não haviam motivos suficientes pra considera-lo correto.No fundo eles sabem a resposta mas nunca é taõ facil aceitar.Não queriamos empurrar a reposta e nem dizer que é errado e pronto.Deixamos com que cada um pensasse sobre isso relacionando com os trechos de I Corintios ( se convem,se edifica,se agrada a Deus,se é para o bem de todos,etc).POr fim emendamos com a bondade.Falamos sobre a bondade como fruto que o Espirito pode dar,a bondade de Cristo (altruismo,sacrificio,entrega,bondade que levava a alguma atitude de nos aceitar como somos independente do que tenhamos feito de errado ) e sobre o desafio de colocar essa bondade em pratica com os outros,embora fosse dificil.Pegamos os pedidos de oração e terminamos.

Conversando com a Ale,talvez eu tenha sido um pouco duro com eles no sentido de não me contentar apenas com a resposta
dada por eles,mas questionar o porque da resposta.Se a opinião sobre o ficar era de que essa atitude não é correta , questionei o porque.Ate que ponto eles encontram sentido e razão nas opiniões que expressam e se elas focam a Cristo.Talvez eles não estivessem acostumados com isso.Certamente algo foi mexido dentro deles.
Achei interessante a Beatriz.Não falou muito, mas nas vezes em que fez isto,foi sincera,tamnto ao dizer que não havia motivos de alegria quanto no pedido de oração.
A Marisa me parece bem arisca,dando a impressão de fazer pouco caso do que estava escutando.
Angelica parece ser mais maleavel,s eu ainda não saberia dizer sobre ela.
Posso dizer que Adriana e o Albert tem algo mais claro,uma grande mudança que ocorreu.
Acho valido retomar no proximo estudo algo sobre a bondade e referencias biblicas.Demos um panorama geral mas pode-se focar mais nesse fruto.

Bom foi mais ou menos isso que aconteceu.
Ale, pode complementar,mudar, se quiser.
Abs pessoal!

quinta-feira, novembro 16, 2006

2° domingo de novembro - Cris

Oi pessoal!
Vou contar um pouquinho de como foi com os juniores.
Como foram muitas crianças, pedi para as que tinham 6 anos ficarem com o grupo das crianças menores. Ainda assim, ficamos com 20 juniores.
Como neste Domingo faríamos apenas a recapitulação do Domingo passado, demos para as crianças espadas de jornal para lutarem umas com as outras. Depois, perguntei a elas o que aconteceria se eu as dividisse em 2 grupos, sendo que num deles tivessem 17 crianças e o outro apenas 3. Perguntei ainda o que aconteceria se estas 3 crianças não tivessem espadas para lutar. Eles responderam que era óbvio que as 3 crianças iriam perder a “batalha”. Relacionei isso com o fato de muitas vezes as circunstâncias externas não aparentarem favoráveis (como na história de Gideão), mas que nestas horas precisamos estar bem pertinho de Deus.
Enfatizei este ponto pensando principalmente no fato de que algumas crianças estão orando há um bom tempo por algumas questões relacionadas às suas famílias e nada parece acontecer (ou algumas vezes até piorar). E por mais que a realidade esteja difícil, o importante é estarmos com Deus, atravessando este momento juntos e sendo obedientes ao que Ele nos diz.
Não foi um dia muito fácil, pois todas as atividades foram acompanhadas por muita bagunça!!! Um episódio em especial que ocorreu foi entre a Tainá e a Raquel, que saíram nos tapas (a Raquel poderia Ter batido na Tainá com uma pá se eu não entrasse no meio das duas). Tentei conversar com elas, mas elas estavam irredutíveis.
Não sei se consegui transmitir alguma coisa no meio de tanta gritaria e correria... alguns cartões amarelos foram aplicados, mas mesmo assim a situação estava bastante difícil...
Algo positivo nisso tudo foi que o Erick realmente estava comportado, obedecendo em tudo o que eu pedi e prestando atenção no que falava. A obediência dele neste Domingo realmente me deu a maior força e apoio!
Abraços,
Cris

Ps: Girafa, obrigada pela ajuda e carona! Tia Solange, foi bom Ter a sua companhia lá! Celinha, desculpa Ter deixado mais crianças com vc e obrigada pelo bolo que fez! As crianças adoraram!!

2° domingo de novembro - Celinha

Pessoal,

Participantes do 2º domingo ( 12/11/06) : Cristiane, Solange (mãe da Sarah), Marcelo (Girafa)
Tia Rose e Ameixa – Adolescentes.

Marcelo : Obrigada pela carona tanto na ida como na volta!!!

- O Girafa montou as cadeiras, a Cris foi separando as atividades para dar as crianças.
- A Cris orou
- O Girafa cantou “Grande” com gestos a 6ª música do CD do Diante do Trono – o Eric sabe de
cor os gestos, tentamos cantar – Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Cantai a Deus, mas
precisamos continuar tentar cantar nos próximos domingos...
- Foram divididas as classes : 03-06 anos comigo e a Solange e 07 em diante ficaram com a
- Cris e o Girafa

Crianças : Bruno, Bianca, Beatriz, Beatriz Silva, Jamile, Marcos, Fabricio – 4 anos, Vinicius – 5 anos, Micael – 5 anos


Eu substitui a Tia Beth no segundo domingo e para crianças menores, levei um livrinho "No Fundo do Mar" de Célia Chueire que conta a estória de 05 peixinhos que são amigos e estão brincando no fundo do mar com uma ostra.

Porém um deles joga com o rabinho a ostra para bem longe e um dos peixinhos se dispõe e vai buscar a ostra e acaba achando um navio afundado. Após o achado sai correndo avisar os outros. Então os peixinhos decidem ir todos brincar lá.

Enquanto eles estavam brincando , não notaram que tinha um polvo repousando na arca e por distração um dos peixinhos cai sobre a arca, acordando-o.

O polvo fica muito zangado e sai em captura deles, que acaba se prendendo na rede.

Vendo que o polvo ficou preso, então o primeiro peixinho fica com dúvida o que vai fazer, o segundo falou : coitadinho, o terceiro : vamos bater nele, o quarto : vou ferir com peixe espada para ele aprender a não ser tão bravo e o quinto : tenho uma boa idéia.

O quinto reuniu com os outros e disse : vamos liberta-lo

E o polvo se arrependeu por ter ficado zangado e agradeceu a todos os peixinhos por salvarem a vida dele e no final eles ficaram amigos.

E no final do livro se lê " Raiva e ódio ó produzem brigas e confusão, mas o amor perdoa todas as ofensas" Provérbios 10.12

Eu pedi para as crianças se abraçarem umas as outras, mas elas começaram falar eu não gosto dela, mas teve algumas que se abraçaram foi muito bonito!!!

E pegamos uma folha de papel tamanho A4 e as crianças desenharam os peixinhos e o polvo.

Como sou boazinha as crianças ficaram dispersas, entretanto as crianças desenharam os peixinhos e o polvo do jeito delas.

Em parte fiquei feliz porque elas perguntavam posso ver o polvo, quero desenhar!!!

Tia Solange muito obrigada pelo apoio e por favor me critique e de conselhos de como posso melhorar!!!

E conto com a orações de vocês para eu estar crescendo cada vez no amor de Cristo com as crianças!!


E somente lembrando e que temos o costume de acompanhar o que esta sendo dado no smilinguido, porém acabei esquecendo, me desculpem por sair do roteiro e já passei instruções para o 3º domingo : introdução das partes do corpo humano: boca, orelha, nariz e olhos.

A Cris e o Girafa ficaram com os maiores de 07 anos. – atividades sobre guerras que Gideão enfrentou contra os midianitas . O legal que a Cris fez espadas com jornal e as crianças adoraram...

Segue a lista de presença do 2º domingo e Cris, Girafa, Solange verifiquem se não esqueci de alguém!!!

Desta vez solicitei para que elas me informassem o nome e sobrenome para identificarmos cada uma delas e porque está começando entrar crianças com os mesmos nomes.

Outra coisa que quero compartilhar na hora do lanche a Taina se ofereceu para orar, mas quem acabou orando foi o Bruno. Fiz bolo de chocolate e levei para crianças, pedi para que as crianças sentassem que daria para cada uma delas.

Terminado a distribuição, as crianças começaram a rodear pedindo mais e tive que sair correndo e dar para os jovens que estavam com o Ameixa.

Puxa vida, fiquei super triste porque elas queriam mais e não tinha naquela hora e pensei temos alimentos todos os dias e elas não, sei que sou uma gotinha no meio do oceano, por favor orem para que não faltem alimentos para elas, que os pais se recuperem dos vícios, que nosso governantes pensem na educação, saúde e trabalho para classes menos favorecidas.


Abraços

Celia

sexta-feira, novembro 10, 2006

1º domingo de novembro - Lidia

Oi pessoal! Desculpem o atraso...
Foi muito bom esse domingo! Fomos eu, Dórys, Massa, Midori,Kenji e o
Gabriel, filho do Kenji.
Como o Kenji ia apresentar o teatrinho do "O Lápis e a Borracha" e o
Gabriel não tinha assistido no Smilinguido, ele foi lá para assistir.
Foram 28 crianças ao todo!
Começamos com o louvor. O Kenji e o Massa ensinaram 2 músicas -
"Grande e Largo" e uma outra que esqueci o nome. O Kenji tocou
violão e o Massa ensinou a coreografia. Foi muito legal!
Como ia ter o teatrinho não separamos as crianças dos juniores e
ficamos todos no salão de baixo.
O Massa contou a história da lição 5 do livro, que fala sobre a
confiança de Gideão em Deus e como os Israelitas conseguiram vencer o
exército inimigo com apenas 300 soldados. Ele levou um livro lindo da
Satie que tem as figuras. Ele levou lã, vaso de barro com uma tocha
dentro (feito por ele) e 1 corneta, tudo para tornar a historia mais
realista. Foi muito bom, mesmo! Valeu Massa e Midori!
Entregamos as atividades do livro para as crianças fazerem em casa.
Depois o Kenji apresentou o teatrinho do Lápis e a Borracha. O Kenji
foi o professor, o Massa foi o lápis e a Dórys foi a borracha.(o
lápis e a borracha são uns bonecos enormes feitos com EVA, pela Beth
e Yumi. Muito lindos!!!) O professor conta a história do lápis que
escrevia muitas coisas mas à vezes ele errava e ficava muito nervoso
quando isso acontecia. E aí apareceu a borracha para ajudar o lápis a
apagar os seus erros. É como Jesus que pode nos ajudar a corrigir
nossos erros.
Foi muiiiito bom! Valeu Kenji!
Depois cantamos mais um pouquinho, tomamos o lanchinho e fomos embora.

Gente acho que foi isso. Obrigada Massa, Midori e Kenji pelo
entusiasmo e disposição em nos ajudar nesse Ministério!

Abração à todos,

Lídia

segunda-feira, novembro 06, 2006

5º domingo de outubro - Celinha

Foram para o Rio Pequeno : Cecilia, Midori, Yumi, Arabela
Crianças: Stephanie, Eric, Douglas, John Lennon, Debora, Netinho, Adauto, Marcos, Bianca, Beatriz, Ingrid, Wilker, Lanai, Leandro, Bruno, Ederson, Taina, Jenifer, Amanda, Henrique, Julio Cesar

As crianças subiram para assistir a apresentação da Satie junto com os adultos, foi muito legal!!

O Eric me perguntou sobre a Mami, se ela não voltaria e eu disse que ela talvez voltasse em 2007. Ele disse que sente saudade.

A Satie levou a boneca Daniela que falou do bichinho chamado Desobediência..

E falou da taturana que vira uma linda borboleta. Ela mostrou a taturana e depois colocou no saco e virou uma linda borboleta.. O Eric perguntou como ela fez isto????

E contou a história do Zaqueu, cobrador de impostos, homem de pequena estatura que subiu na árvore para falar com Jesus.

Algumas crianças ficaram inquietas, mas deu para alcamar não atrapalhando a Satie.

A Satie nos chamou para verificar quais as crianças que levantava a mão primeiro para responder as perguntas e depois que elas respondessem pegar no saco bolas coloridas e contabilizar os pontos.

Foram merecedores : John Lennon, Lanai, Adauto e Eric – ganharam revistinhas.

Abraços

Celia